Eleições 2026 | esposo de Sheila Lemos, Wagner inicia caminhada à Assembleia Legislativa da Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

Adiantado pelo BLOG DO ANDERSON, o primeiro cavalheiro de Vitória da Conquista começou a sua caminhada às Eleições 2026. “Boa noite, Anderson. Uma caminhada que se inicia. O projeto é do grupo político, não meu, isoladamente. Uma candidatura de Conquista, genuinamente conquistense, para que possamos, com a permissão de Deus e com o aval do povo, retomar uma representatividade digna na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Comentários de quem ama a cidade e conhece de política, como Zé William, realmente nos engradecem. Comentários outros, pouco responsáveis, realmente, não merecem a nossa atenção”, comentou Wagner Santos Alves Dias ao BLOG DO ANDERSON na noite da quinta-feira (7). A principal apoiada de Wagner é a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, e ganhou força com o aval do ex-vereador José William de Oliveira Nunes. “Olha, primeiro que Wagner é um bom cidadão, rapaz direito, até gosto muito dele. E eu acredito que ele poderá ter uma boa votação, porque a prefeita está fazendo um bom trabalho e isso poderá refletir na eleição”, declarou Zé William ao BLOG DO ANDERSON. Ele também reconheceu que sua visão sobre a gestão de Sheila Lemos mudou desde o início do mandato. “Eu que não acreditava, achava que ela ia ser uma Maria mais que umas outras… confesso que ela tem me surpreendido, e acredito que tem surpreendido a comunidade como um todo. Nós queremos alguém que trabalhe pela cidade, que faça uma boa administração, seja de que partido for”, completou.

BLOG Entrevista | Zé William elogia gestão de Sheila aposta em Wagner como candidato em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Reconhecido como uma das vozes mais experientes da Política Conquistense, o ex-vereador José William de Oliveira Nunes tem acompanhado de perto os movimentos em Vitória da Conquista. Ao BLOG DO ANDERSON, ele não poupou elogios à prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, destacando a sua capacidade administrativa e a aprovação popular que vem conquistando ao longo do mandato.  “Confesso que ela tem me surpreendido”, afirmou Zé William. “Eu que não acreditava, achava que ela ia ser uma Maria mais que umas outras… mas o que a gente vê é uma prefeita que está trabalhando pela cidade, que tem feito uma administração séria e comprometida. A população reconhece isso.” 

O ex-vereador também endossou a possível pré-candidatura do primeiro cavalheiro de Vitória da Conquista, Wagner Santos Alves Dias, cotado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia ou até mesmo na Câmara dos Deputados. “Wagner é um bom cidadão, rapaz direito, até gosto muito dele. Acredito que ele poderá ter uma boa votação, porque a prefeita está fazendo um bom trabalho, e isso poderá refletir na eleição”, avaliou.  Para Zé William, tanto Sheila quanto Wagner representam um novo momento para Vitória da Conquista, baseado em seriedade, diálogo e compromisso com a comunidade. “Nós queremos alguém que trabalhe pela cidade, que faça uma boa administração, seja de que partido for”, completou.

Eleições 2026 | Sheila Lemos confirma Wagner como pré-candidato a deputado por Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Com as Eleições 2026 se aproximando, nomes de possíveis pré-candidatos começam a surgir em Vitória da Conquista. Um deles é o do primeiro cavalheiro do Município, Wagner Santos Alves Dias. Na tarde de segunda-feira (4), a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, confirmou ao BLOG DO ANDERSON que as articulações políticas estão em andamento, com direcionamento à Assembleia Legislativa da Bahia ou à Câmara dos Deputados. Logo depois, José William de Oliveira Nunes, uma das vozes mais experientes da Política Conquistense, endossou a pré-candidatura. “Olha, primeiro que Wagner é um bom cidadão, rapaz direito, até gosto muito dele. E eu acredito que ele poderá ter uma boa votação, porque a prefeita está fazendo um bom trabalho e isso poderá refletir na eleição. Agora mesmo tem aprovação de 72% numa pesquisa recente”, declarou Zé William ao BLOG DO ANDERSON. Ele também reconheceu que sua visão sobre a gestão de Sheila Lemos mudou desde o início do mandato. “Eu que não acreditava, achava que ela ia ser uma Maria mais que umas outras… confesso que ela tem me surpreendido, e acredito que tem surpreendido a comunidade como um todo. Nós queremos alguém que trabalhe pela cidade, que faça uma boa administração, seja de que partido for”, completou.

Eleições 2026 | Zé Cocá desponta como nova liderança estadual em pesquisa para o Senado Federal

Foto: BLOG DO ANDERSON

O prefeito de Jequié, Zenildo Brandão Santana, mais conhecido como Zé Cocá, do Progressistas (PP), protagoniza uma surpreendente ascensão na Política Baiana ao aparecer entre os nomes citados na pesquisa de intenção de voto para o Senado Federal, divulgada na quinta-feira (31) pelo Instituto Paraná Pesquisas.  O levantamento, realizado entre os dias 25 e 29 de julho em 66 municípios, ouviu 1.620 eleitores e mostra Zé Cocá com 4,6% das intenções de voto. O desempenho chama atenção pela presença de nomes tradicionais, como o ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, do Partido dos Trabalhadores, e o também ex-governador e atual senador Jaques Wagner, do mesmo partido. Rui Costa lidera com 44,5%, seguido por Wagner, com 34,4%. Ambos são considerados figuras consolidadas no cenário nacional, com longa trajetória no Executivo e no Legislativo. Mesmo assim, Zé Cocá, reconhecido pela forte atuação regional e por uma administração municipal bem avaliada, conseguiu destaque entre os principais concorrentes. Analistas apontam o resultado como sinal do crescimento político de Cocá e do fortalecimento de seu nome entre as novas lideranças da Bahia. O desempenho supera políticos com ampla experiência estadual, como o senador Angelo Coronel (PSD), com 13,4%, o ex-ministro João Roma (PL), com 23,8%, e os deputados federais Márcio Marinho (Republicanos) e Adolfo Viana (PSDB), com 7% e 6%, respectivamente. Zé Cocá aparece tecnicamente empatado com o ex-deputado Marcelo Nilo (Republicanos), que tem 4,8%. Mesmo assim, o resultado é expressivo, considerando sua origem no interior e o alcance de sua atuação fora da capital. A lembrança entre os eleitores reflete não apenas a popularidade em Jequié, mas também sua crescente articulação em diversas regiões. A pesquisa apresenta margem de erro de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O cenário aponta para uma possível renovação na Política Baiana, especialmente diante das Eleições 2026, quando dois terços do Senado terão novas composições e cada estado escolherá dois representantes. Zé Cocá é reconhecido como gestor de perfil técnico, com habilidade para o diálogo e presença em pautas estratégicas do interior. Na Prefeitura de Jequié, conduz uma administração voltada para infraestrutura, saúde e educação, o que tem elevado sua aprovação e ampliado seu prestígio político.

Eleições 2026 | ACM cita Sheila e Zé Coca para eventual composição de chapa ao Governo da Bahia

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Para a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, a composição da chapa para as Eleições 2026 precisa ser debatida em Vitória da Conquista. Na manhã desta sexta-feira (6), no Aeroporto Glauber Rocha, o vice-presidente nacional do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, destacou a importância de Sheila Lemos para a Política Baiana. No entanto, sinalizou que defende a permanência da gestora à frente do Paço Municipal da Praça Joaquim Correia até o fim do segundo mandato. “Tudo isso vai passar lá na frente por articulação política, por definição partidária. Mas, na minha opinião, é preciso ter uma presença forte do interior na chapa majoritária das oposições em 2026.

Já tratei, inclusive, em outra oportunidade, do nome do prefeito de Jequié, Zé Cocá, que é outra liderança regional que, na minha opinião, também desponta dentro desse contexto de novos quadros da Política Baiana. E Sheila está nesse contexto. Temos também outras lideranças e outros prefeitos que poderiam reunir as mesmas condições”, afirmou ACM Neto. “Então, para ser bem objetivo e até não gerar especulações indevidas, ao meu ver, Sheila reúne todas as condições para disputar o cargo que ela quiser.

E, já hoje, é uma liderança estadual e tem, ao meu ver, tamanho e envergadura para, a qualquer instante, seja agora ou no futuro, disputar uma eleição majoritária. Sheila, caso não dispute nenhuma eleição em 2026, não vai, naturalmente, deixar a vida pública. Ela vai concluir seu mandato em 2028 e terá um horizonte pela frente para continuar dando novos passos e crescer politicamente”, completou. A declaração foi feita durante entrevista acompanhada BLOG DO ANDERSON, que está publicada na íntegra, com outros temas e críticas à gestão do governador Jerônimo Rodrigues Souza, do Partido dos Trabalhadores, adversário que derrotou ACM Neto nas Eleições 2022.

Movimentação Política | ACM Neto cumpre agenda com Sheila Lemos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O vice-presidente nacional do União Brasil e pré-candidato ao Governo da Bahia nas Eleições 2026, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, o ACM Neto, desembarcou no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, na manhã desta sexta-feira (6), para cumprir agenda ao lado da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade. Durante entrevista ao BLOG DO ANDERSON, que será publicada logo mais, ACM Neto comentou sobre o cenário político baiano e as articulações para as Eleições 2026. Ele também fez duras críticas à gestão do governador Jerônimo Rodrigues Souza, do Partido dos Trabalhadores.

Eleições 2026 | Ronaldo Caiado ofocializa pré-candidatura à Presidência da República Brasileira

Fotos: Hegon Correa

O governador do Estado do Goiás, Ronaldo Ramos Caiado, de 75 anos, lançou pré-candidatura à Presidência da República Brasileira nesta sexta-feira (4), pelo União Brasil, nas Eleições 2026, em um evento realizado em Salvador. Na oportunidade, Caiado também recebeu o Título de Cidadão Baiano, comenda proposta pelo deputado Sandro Régis, também do União Brasil. O evento contou com a participação de políticos da direita como Otoni de Paula (MDB-RJ), Sergio Fernando Moro (União-PR) e do vice-presidente do partido de ACM Neto, o ex-prefeito de Salvador Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto. O presidente da sigla, Antônio Rueda não compareceu. Durante o discurso, Caiado deu ênfase à experiência nas pautas ligadas à segurança pública e e fez críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Quando eu falo de segurança pública eu não falo porque é apenas um segmento da responsabilidade do governador, eu falo porque eu sei que no estado democrático de direito quando se tem segurança pública se tem gestão plena. Ela deve ser analisada de forma transversal e naquele momento, quando eu recebi o governo, Goiás era a Disneylândia dos bandidos. Roubava-se pra todo lado, ninguém tinha paz, as facções tomavam conta. […] Aqui tem 10 cidades hoje na Bahia como as mais violentas do país. Goiás tinha as 4 primeiras cidades mais violentas do país quando Caiado assumiu o governo e foi naquela hora, na frente da minha tropa, na posse do governador do estado que eu disse ‘O primeiro mandamento do governador Ronaldo Caiado é ou bandido muda de profissão ou o bandido muda de estado'”, bradou Caiado

Costura Política | Fabrício Falcão conta com as forças de Dudé e Gilvan Bigode em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Visando as Eleições de 2026, o deputado estadual Jean Fabrício Falcão, do Partido Comunista do Brasil, tem articulado apoios para disputar seu sexto mandato na Assembleia Legislativa da Bahia. Na manhã da quinta-feira (27), Fabrício Falcão recebeu lideranças para uma reunião de mandato em Vitória da Conquista, entre elas o vereador Luís Carlos Batista de Oliveira, o Dudé, do União Brasil, e Gilvan Vieira dos Santos, o Gilvan Bigode, irmão da ex-vereadora Maria Lúcia Santos Rocha, do Movimento Democrático Brasileiro. Ambos confirmaram apoio ao deputado, que agradeceu a aliança. “Estou aqui agora com o meu amigo Gilvan Bigode, essa grande figura da política de Conquista, irmão de uma grande mulher, minha amiga Lúcia Rocha.

Também estou aqui com esse irmão e parceiro, Dudé. No início da minha carreira, tivemos uma trajetória juntos, depois nos distanciamos, mas sempre com respeito e lealdade. Agora, estamos reencontrando esse caminho. Dudé é uma figura querida e realiza um excelente mandato como vereador. Só posso agradecer a Deus por me trazer pessoas como ele”, declarou Fabrício. Gilvan Bigode reafirmou seu apoio ao deputado: “Vamos continuar com essa história. Tamo junto”. Dudé também destacou a parceria, encerrando o bate-papo com o BLOG DO ANDERSON: “História de passado, de presente e de futuro para a joia do Sertão Baiano. É isso que a gente precisa: caminhar juntos”.

Eleições 2026 | Albercinho visualiza tranquilidade na reeleição de Jerônimo ao Governo da Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

As Eleições 2026 estão se aproximando e esse foi um dos temas em destaque durante a entrevista com o ex-prefeito de Ituaçu, Albércio da Costa Brito Filho, o Albercinho. Alinhado ao deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), Albercinho expressou confiança na reeleição de Jerônimo Rodrigues Souza, do Partido dos Trabalhadores (PT), ao Governo da Bahia. “Jerônimo tá fortíssimo, é um grande administrador, Rui foi também um grande administrador, e a Bahia só tem a ganhar com isso, com esses grandes administradores. Eu acredito que Jerônimo se reelege tranquilamente”, afirmou Albercinho. A declaração foi compartilhada neste sábado (29) no site e Instagram do BLOG DO ANDERSON, trazendo uma visão otimista sobre o futuro político da Bahia.

BLOG Entrevista | Albercinho destaca gestão de Phellipe, cenário político e o turismo de Ituaçu

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Em um encontro casual no Supermercado Santo Antônio, em Vitória da Conquista, o BLOG DO ANDERSON conversou com Albércio da Costa Brito Filho, ex-prefeito de Ituaçu e um dos expoentes da Política Baiana. Durante a conversa, ele comentou sobre a administração de seu filho, Phellipe Ramonn Gonçalves Brito, atual prefeito de Ituaçu, do Partido Social Democrático (PSD). Com apenas 34 anos, Phellipe Brito, que também preside o Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Brumado (CISB), é visto por Albércio como alguém que “aprendeu e está indo bem, graças a Deus”. No entanto, o ex-prefeito reconhece que ainda há áreas a serem aprimoradas, como a infraestrutura. “Ainda precisa de melhoramento de infraestrutura, encascalhamento de estrada.

Fizemos as principais, agora estamos fazendo os ramais. Sempre trazendo o melhor para o homem do campo e melhorando a cidade no aspecto de calçamento de ruas”, destacou Albércio Filho acompanhdo da esposa,  Cláudia Gonçalves Silva Costa Brito. Ele acredita que, com o avanço dos investimentos, a cidade tem tudo para continuar melhorando. Sobre a oposição, Albércinho preferiu não fazer comentários diretos, mas fez questão de ressaltar o êxito de Phellipe nas Eleições de 2024, quando foi reeleito com 72% dos votos válidos. “Como eu sempre falo, o político nunca morre. Só sai da política quando morre mesmo. Caso contrário, continua permanecendo na política. E o povo é quem escolhe o seu administrador.

Quando a pessoa executa bem os trabalhos, o povo vai aprovando, como aconteceu com Phellipe, com quase 72%. Isso prova que o povo está satisfeito”, afirmou. Ituaçu, localizado a 154 quilômetros de Vitória da Conquista, agora integra o Mapa do Turismo Brasileiro e está se preparando para receber investimentos para atrair turistas de todo o Brasil. Albércio Filho destacou o potencial turístico da cidade, que já recebe visitantes de Vitória da Conquista, especialmente para conhecer suas cachoeiras e outras belezas naturais. “Hoje, muitas pessoas de Vitória da Conquista frequentam as cachoeiras de Ituaçu, a bica, a gruta. O turismo é isso. Aqui em Conquista, muitos não conheciam a beleza de Ituaçu”, completou o ex-prefeito, no bate-papo que foi reproduzido na íntegra.

Destaque Político | Fabrício paquera visando um casamento eleitoral com Dudé em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Política Baiana está em movimento com o estreitamento de laços entre antigos aliados. O deputado estadual Jean Fabrício Falcão, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), e o vereador Luís Carlos Batista de Oliveira, conhecido como Dudé, do União Brasil, estão trocando sorrisos e acenos, com vistas a um possível retorno ao casamento eleitoral. Após um almoço no Restaurante Bem Sertanejo, Dudé, ex-presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, compartilhou o momento de forma enigmática:

Almoço de Gigantes | Fabrício com Dudé ao lado de Élvio Magalhães e Glauber Gomes Rocha

“Uma boa conversa sobre o presente e o futuro da Joia do Sertão Baiano”. Na noite de sábado (15), durante o Point do Rock, realizado no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, Fabrício comentou sobre as possíveis implicações dessa parceria, que pode se transformar em uma aliança para as Eleições de 2026, quando ele buscará seu quinto mandato na Assembleia Legislativa da Bahia. Com sua característica simpatia, Fabrício brincou sobre a aproximação com Dudé: “Uma paquera, tomara que dê casamento.”

Protagonismo Político | Sheila declara-se honrada e completará mandato na Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A prefeita de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade, reeleita nas Eleições 2024 com uma votação histórica, consolidou a posição política. O nome dela agora começa a ser lembrado como possível candidato nas disputas das Eleições 2026, abrindo espaço para o vice-prefeito Aloísio Alan Costa Fernandes, do Republicanos, assumir o Executivo Conquistense, caso Sheila não concorra novamente. No entanto, a prefeita garantiu que está focada no mandato atual e assegurou que concluirá os quatro anos de gestão. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na tarde de terça-feira (11), Sheila declarou: “Prefeita de Vitória da Conquista até o ano de 2028, como o povo de Conquista me elegeu”. Ela expressou gratidão por ser lembrada para futuras disputas. “É claro, a gente fica muito honrada, né? Porque o nome ser lembrado, na verdade, é uma honra para Vitória da Conquista”, afirmou a prefeita.

Sheila também destacou a importância de Vitória da Conquista no cenário estadual e nacional. “Vitória da Conquista é uma cidade muito importante, a terceira maior cidade da Bahia. É a cidade que é exemplo para a Bahia, exemplo para o Brasil. E a gente sabe que, politicamente, Vitória da Conquista precisa ser escutada no pleno de 2026”. Apesar da popularidade crescente, a prefeita ressaltou que a discussão política em torno da cidade não precisa se centrar exclusivamente no nome dela. “Esse nome não precisa ser o nome de Sheila, mas Conquista precisa fazer parte, sim, da discussão da Bahia”, completou. Com uma trajetória consolidada e uma gestão amplamente reconhecida, Sheila Lemos continua sendo uma figura de destaque na Política Baiana.

Eleições 2026 | Sheila Lemos aparece como possível candidata ao Senado Federal pelo União Brasil

Foto: BLOG DO ANDERSON

A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, tem seu nome citado entre os principais personagens da Política Baiana. Em reportagem publicada pelo Bahia Notícias, site parceiro do BLOG DO ANDERSON na Rota Bahia, Sheila Lemos aparece entre os possíveis candidatos ao Senado Federal nas Eleições 2026. O cenário em questão envolve uma possível chapa liderada pelo ex-prefeito de Salvador, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, o ACM Neto, também do União Brasil. Apesar das especulações, em recente entrevista ao BLOG DO ANDERSON, Sheila Lemos garantiu que não pretende deixar o comando do Governo Municipal de Vitória da Conquista. O assunto repercutiu amplamente e virou tema de debate no Brasil Notícias, programa da Rádio Brasil, que trouxe análises e opiniões sobre a movimentação política em Vitória da Conquista e no estado da Bahia. O programa, gravado e reproduzido no BLOG DO ANDERSON neste domingo (9), juntamente com outras atualizações sobre a Política Conquistense.

Política Baiana | citando ‘Mundo de Nárnia’, Tiago Correia refuta supostas adesões de prefeitos ao Governo da Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

O deputado estadual Tiago Brandão Correia, líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e presidente estadual do Partido da Social Democracia Brasileira, refutou a movimentação do governador Jerônimo Rodrigues Souza para atrair prefeitos oposicionistas. Correia afirmou que não acredita na adesão real desses gestores ao governo e classificou a estratégia como uma tentativa de enganar a opinião pública. “Estão vivendo no mundo de Nárnia ou acham que podem enganar a opinião pública fingindo que não existem mais lados na política? Os ares do Carnaval estão afetando demais as mentes das pessoas”, ironizou o parlamentar. O deputado destacou que os prefeitos que estão se aproximando do Governo Estadual Baiano sempre foram opositores do Partido dos Trabalhadores e seguem defendendo seus municípios. “Hildécio, prefeito de Cairu, foi deputado estadual e líder da oposição combativo, opositor ferrenho ao PT, fez campanha para ACM Neto. Agora, como pre eito, é claro que precisa do apoio do governo do Estado e jamais irá negar. Como bom político que é, jamais iria negar diálogo com o Governo do Estado.” Correia também mencionou o prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Gusmão Pontes Belitardo, do União Brasil, que sempre se posicionou como bolsonarista. “Marcelo Belitardo é bolsonarista convicto e declarado. Inclusive, na campanha de governo, foi ridicularizado por Lula e Jerônimo na sua cidade. Alguém tem dúvida que ele está defendendo os interesses de Teixeira de Freitas?”, indagou. Sobre Zenildo Brandão Santana, mais conhecido como Zé Cocá, prefeito de Jequié, do Progressistas, e um dos nomes cogitados para vice na chapa de Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, o ACM Neto, ao Governo da Bahia nas Eleições 2026, Correia ressaltou as dificuldades que ele enfrentou. “Zé Cocá sofreu o pão que o diabo amassou com a força do governo em Jequié, que inclusive é muito bem representado pelo grupo do deputado federal Antônio Brito.” As declarações do deputado ocorreram na segunda-feira (3), após a visita de Jerônimo Rodrigues a Cairu, onde anunciou novos investimentos e deu mais um passo na aproximação com o prefeito Hildécio Meireles, do União Brasil. No entanto, para Tiago Correia, essa possível adesão não passa de uma ilusão política.

BLOG Entrevista | vice de Sheila, Aloísio Alan já tem o nome cogitado à Prefeitura de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O BLOG DO ANDERSON entrevistou o vice-prefeito Aloísio Alan Costa Fernandes, do Republicanos, sobre as movimentações políticas rumo às Eleições 2028. Embora ainda faltem quatro anos para o pleito, a Política Conquistense está em pauta e o nome de Aloísio Alan tem sido cogitado para a disputa pela Prefeitura de Vitória da Conquista. No entanto, antes desse processo eleitoral, Aloísio foi enfático ao afirmar que não tem pretensão de ser candidato a deputado nas Eleições 2026, destacando que seu foco está no trabalho que desenvolve ao lado da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil. “Eu não tenho pretensão realmente de ser candidato a deputado, já coloquei isso publicamente e vou seguir convicto nisso aí. Eu desejo aos amigos, temos muitos colegas que pretendem ser candidatos e eu prefiro nesse momento me dedicar à minha condição de vice, ajudar a Sheila nessa gestão e deixar o futuro mais para frente. Mas, como candidato, não vou sair”, afirmou. Sobre sua atuação no Governo Municipal de Vitória da Conquista, o vice-prefeito destacou que continuará apoiando a prefeita, sendo um parceiro nas horas difíceis e fáceis, sempre comprometido com o trabalho. “Vou seguir apoiando a nossa prefeita na gestão, sendo um vice amigo, um vice companheiro, parceiro, nas horas difíceis e também nas horas fáceis, é o que eu pretendo seguir dessa forma”, declarou o médico ortopedista. O vice-prefeito também comentou sobre a possibilidade de estar nas Eleições 2028, afirmando que, embora seja um sonho legítimo de qualquer cidadão, há um longo caminho a ser percorrido.  “Todo cidadão de Vitória da Conquista tem o direito de sonhar, isso é de cada um.

Estando vice, talvez esse sonho esteja mais próximo, mas há um caminho muito longo. Há muita movimentação política, depende do desejo das pessoas, da nossa gestão, se ela será aprovada. Existe, como se diz no ditado popular, muita água a passar por debaixo da ponte. Eu coloco na mão de Deus, sem pressa, sem vaidade, sem ego. E, se chegar lá na frente, tivesse a condição de, dentro de um grupo, representar esse grupo sendo candidato, eu estou preparado sim para essa missão”, afirmou Aloísio, com uma postura serena e sem pressa. Além disso, o vice-prefeito comentou sobre a possível candidatura do chefe do Gabinete Civil, Ivanildo da Silva, um nome que também está sendo especulado como o preferido da prefeita. Aloísio manifestou respeito ao colega e reforçou que Ivanildo faz parte do grupo político, destacando que ele tem todo o direito de pleitear cargos importantes. “O Coronel é um grande amigo, faz parte do nosso grupo. No momento certo, se houver essa decisão, vamos seguir juntos como grupo. Todas as configurações políticas, com pessoas decentes e com trajetória, são possíveis. O Ivanildo é um político jovem, sonhador, batalhador, e tem todo o direito de pleitear cargos grandes na nossa cidade. Mas, como eu disse, é muito cedo para essas conversas”, concluiu. Aloísio Alan Costa Fernandes reafirmou seu compromisso com o Executivo Conquistense, descartou qualquer intenção de candidatura a deputado e se colocou à disposição para o futuro, mas com paciência, sem pressa e respeitando as movimentações que surgirem no caminho. Na sonora reproduzida na íntegra nesta quinta-feira (27), Aloísio Alan fala sobre outros assuntos abordados pelo BLOG DO ANDERSON.

Entrevista ao Brasil Notícias | ACM Neto critica gestão de Jerônimo Rodrigues e aponta desafios da Bahia

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Ainda na entrevista ao Brasil Notícias, programa da Rádio Brasil, emissora de Vitória da Conquista, na manhã desta terça-feira (25), o vice-presidente do União Brasil, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, o ACM Neto, aproveitou para criticar a gestão do seu principal adversário, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues Souza, do Partido dos Trabalhadores. O ex-prefeito de Salvador apontou falhas na segurança, educação, saúde e economia do estado, além de questionar a continuidade do PT no governo. Durante a entrevista, ACM Neto destacou que o PT está no governo da Bahia há quase duas décadas e que essa continuidade gerou problemas. “Observe que nós já temos quase 20 anos de governo do PT no Estado da Bahia. Duas décadas. Na verdade, estamos no 19º ano de governos do PT, e existe toda uma geração que não sabe o que é um governo não petista na Bahia”, afirmou. Ele comparou a atual gestão com as anteriores e classificou Jerônimo Rodrigues como o pior governador petista. “O atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, sem dúvida alguma, é o pior dos três governadores petistas que passaram à frente do Governo do Estado. E não sou eu que estou falando, as pesquisas mostram isso, e as minhas palavras não são invenção. Os fatos e o dia a dia dos baianos mostram isso”, disse Neto. ACM Neto enfatizou os problemas da segurança pública, citando dados alarmantes sobre violência no estado. “A Bahia, na segurança pública, ocupa, infelizmente, a posição de líder nacional no número de homicídios. É líder nacional em impunidade, ou seja, em casos não elucidados. A Bahia tem sete das dez cidades mais violentas do Brasil”, declarou. Na área da saúde, Neto criticou a fila da regulação, conhecida popularmente como “fila da morte”. “A realidade qual é? A fila da regulação, que, infelizmente, os baianos já apelidaram de ‘fila da morte’.

Porque a gente sabe qual é a realidade do interior, a dificuldade de ter acesso a consultas e, principalmente, ao internamento hospitalar quando se tem um problema sério de saúde”, pontuou.  O ex-prefeito de Salvador também abordou a situação econômica da Bahia, citando a queda no desenvolvimento em comparação a outros estados do Nordeste. “A Bahia já foi líder do Norte e Nordeste do Brasil, em primeiro lugar na geração de empregos e em volume de investimentos. Hoje, vemos estados como o Ceará e Pernambuco tomarem o lugar da Bahia, deixando o estado em uma posição desconfortável”, afirmou. Ele também mencionou a falta de execução de projetos prometidos pelo governo estadual. “Mesmo as grandes obras que eles prometeram, como a Ponte Salvador-Itaparica, foram faladas várias vezes, mas nunca saíram do papel”, criticou. Para ACM Neto, o governador Jerônimo Rodrigues estaria distante dos problemas reais da população baiana. “Ele vive em um mundo paralelo. Aliás, outro dia, eu coloquei um card na minha página no Instagram porque ouvi isso de uma pessoa na rua, e ela disse que existe na Bahia a ‘Jerolândia’. Jerolândia é o estado imaginário vivido por Jerônimo Rodrigues, que ele acredita ser a realidade, mas não é”, ironizou. Encerrando sua fala, ACM Neto questionou a continuidade do grupo petista no poder e defendeu a necessidade de renovação na Política Baiana. “Então, tem que ser aquela panelinha que gira, gira, gira e para no mesmo lugar, nas mesmas pessoas? Então, é Jerônimo, Wagner e Rui. Rui, Wagner e Jerônimo. Sempre os mesmos, o mesmo partido. Eu acho que os baianos sinalizam o desejo de mudança, e esse vai ser o principal sentimento dominante na eleição de 2026”, concluiu.

Eleições 2026 | ACM diz que Sheila estaria apta à majoritária, mas permanecerá na Prefeitura de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Ao Brasil Notícias, programa da Rádio Brasil, na manhã desta terça-feira (25), o vice-presidente do União Brasil, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, o ACM Neto, comentou sobre a gestão prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, correligionária partidária, no entanto sugeriu a ausência nas Eleições 2026, tendo em vista que aliados a defende para que esteja entre os protagonistas na disputa ao Governo da Bahia no ano que vem. “E se você me perguntar: Neto, Sheila estaria apta a disputar uma vaga na majoritária em 2026? Eu não tenho dúvida que sim. pelas qualidades dela, pela liderança que ela constituiu, pelo peso político de vitória da conquista, por ela representar a força, o sucesso e a competência da mulher na política. Eu não tenho dúvida que Sheila estaria apta e preparada para ser um dos nomes avaliados para compor uma chapa em 2026. claro que a gente tem que colocar isso sempre com muito cuidado, porque ela é prefeita, existe uma expectativa de que ela governe a cidade até 2028. Então, tudo tem que ser colocado com a atenção necessária.

Então, de um lado, a gente não está especulando sobre isso no momento, a gente não começou a tratar sobre composição de chapa, mas eu acho que Sheila é uma liderança em atenção A gente tem que passar por um processo de renovação política no nosso campo aqui na Bahia”, afirmou o ex-prefeito de Salvador na reportagem gravada e reproduzida na íntegra aqui no BLOG DO ANDERSON. Na observação de Neto, “no passado a gente teve Antônio Carlos Magalhães, Paulo Souto, César Borges e tantos outros. E aí ficou um gap geracional. Venho eu, primeiro como prefeito de Salvador durante dois mandatos e depois como candidato a governador da Bahia. gente já puxa Bruno, que se tornou também um nome conhecido em todo o Estado, pelo trabalho que fez como prefeito da Capital, mas agora é hora da gente colocar a luz e dirigir os holofotes para lideranças em ascensão do interior da Bahia e Sheila é uma delas. Pra mim, é uma das mais preparadas e, portanto, vai ter aí uma caminhada importante pra frente, seja em dois mil e vinte e seis, seja em outras eleições que virão, de exercer não só uma liderança regional, mas também uma liderança estadual no nosso campo político”.

Eleições 2026 | Ronaldo Caiado anuncia lançamento de pré-candidatura à Presidência do Brasil

Foto: Wesley Costa | GOVGO

O governador de Goiás, Ronaldo Ramos Caiado, do União Brasil, anunciou, neste sábado (22), o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República Brasileira nas Eleições 2026. Caiado informou que o evento ocorrerá no Centro de Convenções de Salvador, no dia 4 de abril. “Coloquem na agenda! No dia 4 de abril, às 9h, no Centro de Convenções de Salvador, lançaremos nossa pré-candidatura à Presidência. Conto com vocês nessa caminhada por um país mais justo, próspero, seguro e forte! Vamos juntos”, escreveu Caiado em seu perfil no X. No segundo mandato no Governo do Estado de Goiás, Caiado concorreu a presidente nas Eleições 1989. Na ocasião, ele obteve 488.893 votos (0,72% do total) e não avançou ao segundo turno na disputa vencida por Fernando Affonso Collor de Mello. chefe do Executivo Goiano reiterou diversas vezes sua intenção de disputar a eleição presidencial. Em outubro passado, afirmou à CNN que é possível ser o candidato da direita mesmo sem o apoio do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal. “Hoje, entre todos os pré-candidatos da direita, o que ficou claro é que não há mais condicionantes. Ou seja, cada um que desejar vai buscar seu espaço, vai ser candidato e o eleitor é que vai decidir o processo”, disse Caiado na ocasião. Antigos aliados, Caiado e Bolsonaro vivem um período de afastamento desde que o político bolsonarista deixou o comando do Palácio do Planalto. Nas Eleições 2024, os dois divergiram sobre quem apoiar para o comando da Prefeitura de Goiânia. Caiado sustentou a vitória de seu companheiro de partido Sandro Mabel, que saiu vitorioso das urnas. Bolsonaro optou pela candidatura do correligionário Fred Rodrigues, do PL, que acabou derrotado no segundo turno.

Discurso em Brasília | Lula diz a prefeitos e prefeitas que vão sentir falta dele e pedir: ‘Lulinha, fica’

Foto: Henrique Raynal | CC

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirmou a uma plateia de prefeitos e prefeitas, nesta terça-feira (11), que sentirão falta dele quando tiver que deixar o Palácio do Planalto. O petista brincou que, na ocisão, ouvirá um pedido dos gestores locais: “Lulinha, fica”. Lula falou na Abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, e citou o motivo de ter caminhado no palco durante seu discurso de cerca de 25 minutos. “Eu andei para lá e para cá porque não tem nada pior para um prefeito que veio do interior, andou 3 mil km, chegou aqui cansado, veio em um ato em que está o presidente e o presidente ficou no meio parado. Eu resolvi andar para vocês verem como eu estou bonito, como estou forte e como esse país vai ser bem governado daqui para frente”, disse. Ainda com o microfone na mão, o presidente afirmou que “não precisa ninguém falar” e que ele é “muito humilde”, mas frisou duvidar “que na história desse país teve um presidente que já cuidou dos prefeitos como eu cuidei em dois mandatos”. E finalizou: “Eu vou repetir agora: quando terminar o meu mandato, vocês vão dizer ‘Lulinha, fica porque nós precisamos de um presidente que gosta de nós’.

Lula tem considerado ser candidato à reeleição daqui a dois anos, mas ainda não confirmou sua decisão. Lula falou, no evento, que prioriza uma relação “altamente civilizada” com prefeitos e governadores e que não privilegia seus aliados políticos. Como exemplo, ele citou o PAC Seleções, que financia obras essenciais à saúde, educação, mobilidade, qualidade de vida e acesso a direitos. “[O PAC Seleções] é a primeira oportunidade democrática da gente não escolher ideologicamente a cidade que vai ser beneficiada, nem a cidade do partido da gente, mas escolher a cidade que melhor apresenta o projeto e mais tem necessidade de que o projeto seja executado”. Segundo Lula, prefeitos do PT “ficam zangados” porque o programa injetou recursos em obras do “prefeito vizinho que não gosta do PT”. “Mas é assim que a gente vai exercer democracia e ensinar civilidade nesse país”. O presidente frisou que, em sua gestão, “em hipótese alguma” um banco público deixará de atender a projetos por questão ideológica. “E nós sabemos que no Brasil isso sempre aconteceu. Nós sabemos como a oposição era tratada nesse país”, destacou.

Eleições 2026 | Lula lidera em todos os cenários de 1º e 2º turnos, conforme dados da Pesquisa Quaest

Foto: Ailton Fernandes | CC

A pesquisa Quaest, divulgada nesta segunda-feira (3), mostra que o presidente da República Brasileira Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, lidera em todos os cenários para as Eleições 2026, tanto no primeiro quanto no segundo turno. O levantamento estimulado, no qual os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, coloca Lula disputando a presidência com vários possíveis adversários, incluindo políticos e até uma celebridade. Os nomes que surgem como potenciais concorrentes são: o governador de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas, do Republicanos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, do Partido Liberal, o governador de Minas Gerais Romeu Zema, do Novo, o governador de Goiás Ronaldo Caiado, do União Brasil, o ex-presidenciável Ciro Gomes, do Partido Democrático Trabalhista, o empresário Pablo Marçal, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, e o cantor Gusttavo Lima, sem partido. A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, ouviu 4,5 mil pessoas entre os dias 21 e 23 de janeiro, com um nível de confiança de 95%. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos.