Eleições 2026 | Andréa Castro recebe apoio de Antônio Guilherme e amplia articulação política no Sul da Bahia

Foto: Reprodução | Instagram

A advogada e primeira-dama de Itabuna, Andrea Rodrigues Simas Castro, recebeu nesta quarta-feira (7), o apoio político de Antônio Guilherme dos Santos, ex-prefeito de Santa Luzia e ex-candidato a prefeito de Camacan, consolidando mais um movimento importante de fortalecimento das articulações regionais no Sul da Bahia. Com trajetória reconhecida, Antônio Guilherme comandou Santa Luzia e, na última eleição, disputou a Prefeitura de Camacan, onde obteve mais de 6 mil votos, demonstrando forte representatividade e liderança. O apoio reforça o diálogo e a construção de uma frente política comprometida com o desenvolvimento regional, a integração entre os municípios e a defesa de pautas que promovam mais investimentos, oportunidades e qualidade de vida. Para Andréa Castro, a adesão representa a convergência de lideranças que acreditam em um projeto coletivo, baseado no trabalho, na sensibilidade social e no fortalecimento dos municípios do interior. “É a união de forças que pensam a região de forma integrada, com olhar para o presente e planejamento para o futuro”, destacou. O movimento amplia a base de apoio de Andréa, consolidando seu nome como uma liderança em ascensão, com capacidade de diálogo, articulação e construção de pontes entre diferentes municípios e grupos.

Eleições 2026 | com recado aos “desavisados”, Lara reafirma pré-candidatura à Assembleia Legislativa da Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em entrevista ao programa UP Notícias, a vereadora Lara de Castro Araújo Fernandes, do Republicanos, esclareceu os rumores sobre sua trajetória política e confirmou que segue firme como pré-candidata a deputada estadual nas Eleições 2026. Médica pediatra e professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia há duas décadas, ela destacou que sua entrada na política ocorreu de forma natural ao lado do marido, o vice-prefeito Aloísio Alan Costa Fernandes, motivada pela indignação com a falta de recursos estaduais e federais para Vitória da Conquista. A parlamentar pontuou o “boicote” sofrido pela Joia do Sertão Baiano em áreas como infraestrutura rodoviária e abastecimento de água, citando sua articulação direta com o Ministério dos Transportes para cobrar a duplicação de trechos da BR-116. Durante o bate-papo, veio a tona recado direto aos desavisados, reforçando que sua postulação teve lançamento oficial em junho do ano passado, em uma dobradinha com o deputado federal Márcio Carlos Marinho (Republicanos-BA). Ela negou qualquer “racha” com o grupo da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, explicando que, embora o marido componha o Executivo, mantém independência no Legislativo e que sua missão é garantir que Conquista receba emendas parlamentares proporcionais à sua importância econômica. A parlamentar revelou-se focada em resultados práticos e na defesa da autonomia de Vitória da Conquista, afirmando: “O que me inspirou a ser candidata? A gente dentro da gestão vai vendo o que está vindo para Conquista. Zero. Conquista não recebeu nem R$ 30 milhões [de emendas], uma localidade desse tamanho que produz, que tem o PIB alto… eu vou ver o que está acontecendo, eu tenho que ir lá para pelo menos incomodar”. Além da confirmação de sua pré-candidatura, detalhou o projeto social “Pintando a Alegria no Bairro”, que promoveu a rebocagem e pintura de 50 casas na região do Cruzeiro, além da reorganização da coleta de lixo local. Lara encerrou a participação enfatizando que sua atuação na Joia do Sertão Baiano não resulta de “cotas”, mas de trabalho intenso, conciliando a rotina de médica, professora e mãe com a fiscalização do Executivo e a busca por melhorias estruturais para Conquista, garantindo que a decisão de concorrer ocorreu em comum acordo familiar para fortalecer a representatividade política da região.

Deusdete Dias Filho | a pré-candidatura de Wagner com divergências entre Alan e Lara em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A pré-candidatura do advogado Wagner Alves Silva, casado com a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasi), vem ganhando musculatura dentro e fora de Vitória da Conquista. Diversas adesões têm sido registradas, incluindo a do vice-prefeito Aloísio Alan Costa Fernandes, do Republicanos. No entanto, o cenário ganha contornos de disputa interna, uma vez que a esposa de Aloísio, a vereadora e médica Lara de Castro Araújo Fernandes, anunciou que também será concorrente ao cargo de deputada estadual nas Eleições 2026. Doutora Lara declarou abertamente não pertencer ao grupo liderado por Sheila Lemos, evidenciando um racha familiar e político no alto escalão do Governo Municipal de Vitória da Conquista. Este embate foi o tema central do editorial de Deusdete Dias Filho no programa UP Notícias, repercutido pelo BLOG DO ANDERSON nesta quarta-feira (30). O comentário destaca o que classifica como “prepotência política” e a tentativa de criação de uma “casta” no poder. Deusdete menciona a reação imediata, especialmente após as declarações da vereadora ao Blog de Giorlando Lima, onde afirmou: “Não sou do grupo da prefeita, meu marido é e não pode rachar”. O comunicador ressalta que a história política de Conquista foi construída por figuras de grande envergadura e que o eleitorado deve responder ao autoritarismo nas urnas. O comentário completo de Deusdete Dias Filho, com todas as nuances sobre a sucessão e os gastos com publicidade pré-eleitoral, está disponível no player abaixo, aqui no BLOG DO ANDERSON.

Eleições 2028 | de olhos na Prefeitura, Ivan descarta reeleição à Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em entrevista ao programa Sudoeste Agora, na Rádio Clube de Conquista, o presidente da Câmara Municipal, Ivan Cordeiro da Silva Filho, do Partido Liberal, apresentou um balanço das atividades legislativas e revelou decisões cruciais para o seu futuro político. O parlamentar destacou avanços como a criação da Bancada Feminina, a reforma do Regimento iInterno e a iminente instalação da TV Câmara, além de projetos de impacto popular, como a proposta de redução em 50% na tarifa de esgoto da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA). Sobre as ações do Governo Municipal, Ivan defendeu o uso de parte do empréstimo de R$ 400 milhões para obras estruturantes, como o viaduto da saída para Itambé, reforçando que o Legislativo continuará focado na fiscalização e na melhoria da qualidade de vida dos durante o próximo ano. O ponto de maior repercussão na conversa, reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON nesta quarta-feira (24), foi o anúncio de que o vereador não disputará um terceiro mandato na Casa, visando novos horizontes no Executivo. Ivan confirmou que pretende concluir os próximos três anos de legislatura e focar na disputa pela prefeitura em 2028, afirmando categoricamente: “É meu último mandato de vereador, não tenho interesse mais de continuar disputando uma vaga na Câmara. É óbvio que eu quero servir a minha cidade e vamos aguardar o momento certo para 2028”. Atualmente filiado ao Partido Liberal, o presidente não descartou futuras mudanças partidárias na janela eleitoral, mantendo-se aberto ao diálogo político enquanto articula a construção de uma nova sede para o Legislativo Municipal da Joia do Sertão Baiano.

Eleições 2026 | Wagner Alves fortalece pré-candidatura à Assembleia Legislativa da Bahia ao lado do Sheila

Foto: BLOG DO ANDERSON

A movimentação política em Vitória da Conquista ganha novos contornos com a confirmação da pré-candidatura do advogado Wagner Santos Alves à Assembleia Legislativa da Bahia para as Eleições 2026. Ao lado da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, Wagner percorre comunidades e eventos oficiais, consolidando sua imagem pública como primeiro-cavalheiro da Joia do Sertão Baiano. Na manhã desta segunda-feira (22), o BLOG DO ANDERSON registrou painéis publicitários com a mensagem: “Feliz Natal e que juntos possamos construir um 2026 de muitas conquistas”, sinalizando o início da jornada rumo a Legislativo Estadual Baiano. Embora a legenda partidária aguarde definição oficial, os bastidores apontam o Partido Liberal, do ex-presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro, como uma das principais opções para a filiação. A estratégia busca fortalecer a base de apoio ao Governo Municipal de Vitória da Conquista e ampliar a representatividade na Política Baiana. A presença constante de Wagner Silva em agendas estratégicas junto à prefeita reforça a viabilidade do projeto eleitoral, que começa a ser apresentado formalmente por meio de articulações políticas e comunicações visuais.

Consulta Popular | Alan comenta pesquisa que confirma aprovação de Sheila em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Dados de uma pesquisa divulgada nesta semana apontam a força política da Prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, cuja popularidade atinge 73%. O vice-prefeito Aloísio Alan Costa Fernandes, do Republicanos, médico ortopedista que atuou na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), comentou a notícia em entrevista ao BLOG DO ANDERSON, por meio do radialista Pedro Alexandre Massinha da Rocha Jardim.

A entrevista ocorreu na noite da quinta-feira (11). Alan avaliou que a alta aprovação do governo reflete uma liderança que a prefeita consegue transferir para o esposo, o advogado Wagner Santos Alves, pré-candidato à Assembleia Legislativa da Bahia nas Eleições 2026. O vice-prefeito destacou que, mesmo com pouco tempo de exposição, Wagner já pontua com cerca de 12% nas pesquisas, o que considera “extraordinário”, e concordou a afimrção de Masssinha “que a prefeita acertou em lançar ele como candidato da cidade, da centro-direita”. Alan ressaltou que as pesquisas validam a escolha, mesmo sendo “uma escolha difícil” por ser uma pessoa de dentro de sua casa.

O vice-prefeito afirmou que Wagner possui a confiança do governo e do secretariado, tendo Sheila Lemos, que é “uma das melhores do Brasil hoje”, como sua principal cabo eleitoral. Ele concluiu que a confiança do governo, somada ao fato de Wagner ser “um cidadão de bem, um homem honrado, sério,” está se transformando no apoio popular evidenciado pelos números da pesquisa.

Eleições 2026 | Flávio Bolsonaro diz que candidatura “tem possibilidade de não ir até o fim”

Foto: Reprodução | X

Após participar de um culto na Comunidade das Nações, neste domingo (7) em Brasília, o senador Flávio Nantes Bolsonaro (PL-RJ) concedeu uma coletiva de imprensa em que detalhou os bastidores da decisão de lançar a candidatura à Presidência da República Brasileira nas Eleições 2026. Ele afirmou que o anúncio foi feito no momento em que Jair Bolsonaro “se sentiu mais confortável” para pedir que ele assumisse a missão. Segundo o senador, pai e filho já discutiam a possibilidade havia semanas. “A decisão dele não foi só na terça-feira. A gente já vinha conversando. Ele me perguntou algumas vezes se eu toparia colocar o meu nome para disputar, sabendo da dificuldade. Eu dizia que estava na mão de Deus”, garantiu. Segundo o senador, existe “preço” para ele desistir da candidatura, mas se recusou a explicar. “Tem possibilidade de eu não ir até o fim. Eu tenho preço para isso. Mas só falo amanhã. Quero que vocês fiquem pensando no preço”, provocou, olhando para as câmeras. Diante da insistência, voltou a ironizar: “Quem dá mais? Quem dá mais?”. As informações são do Correio Brazilense.

Movimentação Política | na base de Jerônimo, Vitor Azevedo e Ivan Cordeiro estudam destinos partidários

Foto: BLOG DO ANDERSON

O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro da Silva Filho, não desfruta mais de prestígio no Partido Liberal (PL). Por ser um forte aliado do deputado estadual Vitor Viana Paranhos de Azevedo, a dupla estuda a mudança para outra legenda, possivelmente alinhada ao governador Jerônimo Rodrigues Souza, do Partido dos Trabalhadores, visando as Eleições 2026. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na noite da quinta-feira (13), Vitor Azevedo comentou sobre o novo cenário, ressaltando que a decisão sobre o destino partidário será tomada apenas na janela, entre março e abril do ano que vem, após avaliar opções como PSD [Partido Social Democrático], Avante, Solidariedade e MDB [Movimento Democrático Brasileiro]. Vitor Azevedo reforçou que, estará junto com Ivan Cordeiro, cuja janela se abre apenas daqui a dois anos. Consoante a Azevedo, “desde o início eu estou na base do governador Jerônimo. Desde o segundo turno, eu apoiei o governador Jerônimo no empenhamento contra a ACM Neto. Então, cada mais justo do que estar no projeto da reeleição do nosso governador.” O deputado acrescentou que ouvirá o governador e o secretário das Relações Institucionais do Estado da Bahia, Adolpho Henrique Almeida Loyola, para amadurecer o melhor caminho a partir de março.

Eleições 2026 | ex-vereador Valdemir Dias não descarta apoio a Fabrício em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O deputado estadual Jean Fabrício Falcão, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) está unindo forças políticas para o fortalecimento do seu mandato. Uma das novidades que está em fase de articulação envolve o ex-vereador e empresário Valdemir Oliveira Dias, do Partido dos Trabalhadores. Na manhã da segunda-feira (3), no Distrito Industrial dos Imborés, Valdemir Dias não descartou a possibilidade de apoio a Fabrício nas Eleições 2026, mas ressaltou que o assunto carece de muita conversa. Dias lembrou que, ao chegar à Câmara Municipal de Vitória da Conquista como na Diretoria Administrativa, Fabrício Falcão era vereador e, desde então, acompanha sua trajetória política. “Estamos conversando”, reforçou Fabrício Falcão ao BLOG DO ANDERSON.

Eleições 2026 | Ggovernador elogia escolha de pré-candidatura de primeira-dama de Itabuna

Foto: Reprodução | Instagram

O governador Jerônimo Rodrigues Souza  fez elogios neste sábado (4) a uma possível pré-candidatura da primeira-dama de Itabuna, Andréa Rodrigues Simas Castro, à Assembleia Legislativa da Bahia nas Eleições 2026. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Frequência Política, da Rádio Interativa. Segundo o Classe Política, Jerônimo destacou a atuação política e social de Andrea, que tem participado de eventos e ações ao lado do prefeito Augusto Narciso Castro, do Partido Social Democrático. “Eu tenho acompanhado quando ela vem a Salvador em busca de melhorias para Itabuna. Também estive em eventos, como a festividade do São Pedro, e vi o carinho e o respeito que o povo tem por ela”, afirmou o governador. Durante a entrevista, Jerônimo Rodrigues enfatizou o crescimento da participação feminina nos espaços de decisão política. “As mulheres estão ocupando um espaço que sempre poderiam ter tido, pela competência, pela firmeza e pela capacidade de olhar para o futuro. Andrea é uma dessas lideranças. Espero que o projeto que ela vem construindo fortaleça a representação regional”, disse o gestor. As informações são do Bahia Notícias, parceiro do BLOG DO ANDERSON no Rota Bahia.

Comentário Político | insatisfeito, Diogo Azevedo estaria mudando os rumos partidários em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

No passado, Diogo Gomes de Azevedo Feitosa estava ligado ao Partido dos Trabalhadores, mas acabou integrando a gestão do então prefeito Herzem Gusmão Pereira [1947 – 2021], chegando ao cargo de diretor geral da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, que reúne o Centro de Reabilitação, Laboratório Central e o Hospital Municipal de Vitória da Conquista. Com isso, Diogo Azevedo, que hoje é do União Brasil, formou uma base de apoios que o levou à Câmara Municipal de Vitória da Conquista com a expressiva votação de 6.017 votos nas Eleições 2024. Agora, surgem rumores de que Diogo estaria mudando de lado, passando da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade para o grupo liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues Souza, do Partido dos Trabalhadores. No Jornal da Cidade, via Rádio Clube de Conquista, nesta segunda-feira (29), gravado e reproduzido na íntegra pelo BLOG DO ANDERSON, Josenildo Freitas Nascimento, o Nildo Freitas, ex-vereador e atual diretor de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, abordou o assunto polêmico, destacando que “a política, ela é feita de momentos. de escolhas, de apoios, de lado e claro que a cada cenário eleitoral algumas peças elas podem optar por mudar de posição, mudar de lugar. Isso na política é normal, certo, gente? Só para deixar claro, é normal”. O radialista, no entanto, fez uma reflexão sobre a moralidade nas escolhas, lamentando que: “Mas infelizmente algo que eu vejo na política é a tal da ingratidão”, e complementou que “eu acho que a gratidão, ela tem que falar mais forte na hora que você faz uma escolha”. A reportagem sugere que o vereador estaria “avaliando novos caminhos” por insatisfação, já que ele “teria interesse em sair candidato a deputado estadual. Mas aí surgiu um nome e logicamente vai ter o apoio da prefeita que é do marido dela, Doutor Wagner Alves, que já colocou o seu nome à disposição”. O comentário reforçou a importância do apoio político recebido na eleição de Diogo: “Ele teve um apoio substancial… Esse apoio foi fundamental também, viu, vereador, para a sua eleição. E não se pode esquecer disso”. O apresentador concluiu que o movimento, se confirmado, “seria uma baixa no que diz respeito ao grupo da prefeita Sheila Lemos, teria”. Finalizando com uma analogia conhecida, ele disse que a política é “como as nuvens, uma um momento tá de uma forma, outro momento tá de outra, enfim”, e sugeriu que o vereador deveria colocar na balança a reflexão: “Mas o bom é que pudesse colocar na balança gratidão, gratidão e gratidão.” O BLOG DO ANDERSON solicitou e aguarda uma posição oficial de Diogo Azevedo.

Eleições 2026 | Lúcia Rocha é apontada à Câmara dos Deputados em casadinha com Fabrício Falcão

Foto: BLOG DO ANDERSON

O que vinha sendo ventilado nos bastidores começa a se oficializar no cenário político de Vitória da Conquista. De acordo com informações do UP Notícias, desta quarta-feira (17), o deputado estadual Jean Fabrício Falcão, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), vai disputar o sexto mandato na Assembleia Legislativa da Bahia nas Eleições 2026 com um apoio de peso. A ex-vereadora Maria Lúcia Santos Rocha, a Lúcia Rocha, que deve concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), firmou aliança com Fabrício. Além dela, a vereadora Cristiane Santos Rocha Cestari, a Cris Rocha, também do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), tem caminhado junto ao parlamentar e participado de agendas lado a lado em diversos eventos em Vitória da Conquista.

BLOG Entrevista | Edilson Gusmão organiza pré-candidatura a deputado pelo MDB e alfineta antigos aliados

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Irmão do ex-prefeito Herzem Gusmão Pereira [1947–2021], Edilson Gusmão Pereira promete disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas Eleições 2026 pelo Movimento Democrático Brasileiro. No domingo (7), durante o Desfile à Independência do Brasil, Edilson conversou com o BLOG DO ANDERSON sobre seus planos e também criticou antigos aliados, como o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro da Silva Filho, do Partido Liberal, mantendo sua fidelidade ao ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. “Anderson, a gente não pode retroceder, não pode recuar. Eu acho que nós temos uma missão dada por Deus de manter firme defendendo direitos, defendendo o futuro da nossa pátria, da nossa querida joia do sertão baiano, da nossa Bahia e do nosso Brasil. Então, em consequência dessa missão dada por Deus, eu acho que a gente não pode retroceder”, declarou.

“Eu recebi o convite, estou firme e forte, defendendo a direita, defendendo o Brasil, e serei verdadeiramente, novamente, candidato sim. Eu permaneço no MDB de Herzem Gusmão, que Michel age, porque eu tive uma decepção muito grande com o PL, com o Republicanos, porque tudo de esquerda. Então, hoje eu tenho que estar não defendendo bandeira partidária, mas sim defendendo a nossa nação, defendendo aquilo que eu acredito”, afirmou. “E o MDB é da base de Jerônimo, né? Olha, o MDB, escute bem que coisa interessante, quando o Herzem foi convidado, e nós fomos convidados para uma convenção do MDB, e que o MDB nacional iria apoiar a candidatura de Dilma, nós dissemos não, jamais iríamos subir no palanque de Dilma.

E o Herzem governou a conquista pelo MDB com o Bolsonaro. Então, há de convir que você sabe que todo o benefício de conquista, que a conquista acabou tendo com o aeroporto e outros demais aí, foram com o Bolsonaro”, explicou. “Então, a bandeira partidária para mim não interessa, eu jamais iria para o PL hoje, porque o PL de traidores é um PL muito pior do que o PT. O PL hoje, veja que João Roma, junto com Vitor Azevedo, com Ivan Cordeiro, com Dayane Pimentel, quantos desastres, quanta decepção que eles nos deram, e hoje eu tenho que defender partido. Eu vou defender aquilo que eu acredito, independente da bandeira partidária”, alfinetou. “E muito obrigado pela atenção, e que Deus lhe abençoe, meu irmão. Amém”, complementou nessa videorreportagem reproduzida na íntegra aqui no BLOG DO ANDERSON.

Eleições 2026 | Diogo Azevedo sinaliza pré-candidatura à Câmara dos Deputados em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Na Feirinha do Bairro Brasil, o BLOG DO ANDERSON conversou neste domingo (8) com o vereador Diogo Gomes de Azevedo Feitosa, do União Brasil, o mais votado nas Eleições 2024 à Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Além de comentar sobre a movimentação na tradicional feira, Diogo Azevedo falou sobre as Eleições 2026 e fez um balanço de sua atuação parlamentar. Segundo o vereador, há conversas em andamento sobre uma possível candidatura à Câmara dos Deputados. “Existe um encaminhamento que eu saio para deputado federal. Se a população entender que eu sou um bom homem, um candidato importante, que tenho boas propostas e condição de assumir, aí eu vou estar nessa posição”, afirmou, destacando ainda a relação política e pessoal com o deputado estadual Tiago Brandão Correia, presidente estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Sobre um eventual apoio ao advogado Wagner Santos Alves Dias, esposo da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, também do União Brasil, o parlamentar reconhece a legitimidade da escolha.

“Eu acho o nome importante, é o nome que a prefeita escolheu. A prefeita tem legitimidade para escolher o nome que ela quiser. Agora, eu não sou empregado de ninguém, não sou funcionário de partido. Eu trabalho para o povo de Vitória da Conquista”, ressaltou. Ao falar sobre sua atuação política, Diogo revelou ter apresentado 24 projetos de lei e diversas indicações, além de ter garantido R$ 3,5 milhões em emendas parlamentares para a saúde de Vitória da Conquista, destinado ao Hospital Municipal Esaú Matos. Entre as iniciativas, destacou o projeto que proíbe o uso de fogos de artifício com estampido, medida que busca proteger autistas, idosos e animais. “A gente pode festejar com as cores dos fogos, sem o barulho que só representa desespero”, explicou. Para o vereador, seu mandato tem se pautado em ações que unem propostas legislativas e articulação por recursos, com foco em saúde, bem-estar social e respeito à diversidade.

Eleições 2026 | Sheila lança Wagner e garante espaço para outros pré-candidatos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na sexta-feira (5), a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, comentou sobre a pré-candidatura do marido, Wagner Santos Alves Dia, à Assembleia Legislativa da Bahia, e sobre a relação com aliados políticos locais, como o deputado estadual Tiago Brandão Correia, do PSDB [Partido da Social Democracia Brasileira], nas Eleições 2026. Questionada sobre a possível tensão com Tiago Brandão Correia, a prefeita afirmou: “Não, na verdade, assim, a cidade é muito grande. Nós vamos ter mais de 220 mil eleitores no ano que vem. Cabe várias candidaturas. Tiago é um amigo, um parceiro, continua sendo meu parceiro político em Vitória da Conquista. Não vejo problema algum em ter uma candidatura aqui da cidade, a candidatura de Wagner, e ter também Tiago como parceiro. Tiago terá seus votos aqui, ele terá o seu espaço, assim como já temos José Raimundo e Fabrício Falcão em Vitória da Conquista. Vitória da Conquista, no passado, já teve quatro deputados estaduais e três federais. E por que encolheu nessa representatividade? Vitória da Conquista clama e quer uma candidatura da cidade, uma pessoa que viva na cidade e enfrente seus problemas diariamente. Nada mais justo do que lançar o nome de alguém que mora em Conquista e viva a cidade todos os dias. Mas isso não impede que outras pessoas, outros parceiros, também tenham seus votos em Vitória da Conquista”. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade foi reeleita em primeiro turno com 116.488 votos, correspondendo a 58,83% dos votos válidos, consolidando sua força política e reforçando o cenário de protagonismo local na corrida eleitoral das Eleições 2026.

Eleições 2026 | pré-candidatura de Wagner surpreende aliados de Sheila Lemos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A pré-candidatura do advogado Wagner Santos Alves Dia, esposo da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia nas Eleições 2026 pegou muita gente de surpresa. Entre os mais impactados está o deputado estadual Tiago Brandão Correia, líder da oposição na ALBA e presidente estadual do PSDB [Partido da Social Democracia Brasileira], que recebeu a notícia com descontentamento. Em entrevista exclusiva reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON, Tiago Correia, natural de Vitória da Conquista e antigo aliado da prefeita Sheila Lemos, comentou sobre o novo cenário e disse estar buscando consenso para garantir a preservação de seu espaço político. “É totalmente legítimo o desejo de Wagner se candidatar a deputado; ninguém pode tirar esse direito dele.

É legítimo também que a prefeita queira lançar o marido dela como candidato a deputado estadual, mas é claro que a gente foi pego de surpresa, dado todo o esforço de trabalho que temos na cidade, buscando resultados para as próximas eleições. Eu acho que no momento certo ela deve sentar não só comigo, mas com outros deputados. Conquista é uma cidade grande, que tem votação relevante para os deputados da base. Se analisar a votação de Conquista, os deputados tiveram mais de dois mil votos aqui, mas o que estamos trabalhando agora é justamente sentar e definir de que forma essa movimentação será desenhada e como os espaços serão preservados”, afirmou Tiago Correia. Ainda não foi explicado o motivo da ausência de Tiago no Festival de Inverno Bahia, fato que também chamou atenção durante o evento.

Eleições 2026 | esposo de Sheila Lemos, Wagner inicia caminhada à Assembleia Legislativa da Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

Adiantado pelo BLOG DO ANDERSON, o primeiro cavalheiro de Vitória da Conquista começou a sua caminhada às Eleições 2026. “Boa noite, Anderson. Uma caminhada que se inicia. O projeto é do grupo político, não meu, isoladamente. Uma candidatura de Conquista, genuinamente conquistense, para que possamos, com a permissão de Deus e com o aval do povo, retomar uma representatividade digna na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Comentários de quem ama a cidade e conhece de política, como Zé William, realmente nos engradecem. Comentários outros, pouco responsáveis, realmente, não merecem a nossa atenção”, comentou Wagner Santos Alves Dias ao BLOG DO ANDERSON na noite da quinta-feira (7). A principal apoiada de Wagner é a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, e ganhou força com o aval do ex-vereador José William de Oliveira Nunes. “Olha, primeiro que Wagner é um bom cidadão, rapaz direito, até gosto muito dele. E eu acredito que ele poderá ter uma boa votação, porque a prefeita está fazendo um bom trabalho e isso poderá refletir na eleição”, declarou Zé William ao BLOG DO ANDERSON. Ele também reconheceu que sua visão sobre a gestão de Sheila Lemos mudou desde o início do mandato. “Eu que não acreditava, achava que ela ia ser uma Maria mais que umas outras… confesso que ela tem me surpreendido, e acredito que tem surpreendido a comunidade como um todo. Nós queremos alguém que trabalhe pela cidade, que faça uma boa administração, seja de que partido for”, completou.

BLOG Entrevista | Zé William elogia gestão de Sheila aposta em Wagner como candidato em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Reconhecido como uma das vozes mais experientes da Política Conquistense, o ex-vereador José William de Oliveira Nunes tem acompanhado de perto os movimentos em Vitória da Conquista. Ao BLOG DO ANDERSON, ele não poupou elogios à prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, destacando a sua capacidade administrativa e a aprovação popular que vem conquistando ao longo do mandato.  “Confesso que ela tem me surpreendido”, afirmou Zé William. “Eu que não acreditava, achava que ela ia ser uma Maria mais que umas outras… mas o que a gente vê é uma prefeita que está trabalhando pela cidade, que tem feito uma administração séria e comprometida. A população reconhece isso.” 

O ex-vereador também endossou a possível pré-candidatura do primeiro cavalheiro de Vitória da Conquista, Wagner Santos Alves Dias, cotado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia ou até mesmo na Câmara dos Deputados. “Wagner é um bom cidadão, rapaz direito, até gosto muito dele. Acredito que ele poderá ter uma boa votação, porque a prefeita está fazendo um bom trabalho, e isso poderá refletir na eleição”, avaliou.  Para Zé William, tanto Sheila quanto Wagner representam um novo momento para Vitória da Conquista, baseado em seriedade, diálogo e compromisso com a comunidade. “Nós queremos alguém que trabalhe pela cidade, que faça uma boa administração, seja de que partido for”, completou.

Eleições 2026 | Sheila Lemos confirma Wagner como pré-candidato a deputado por Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Com as Eleições 2026 se aproximando, nomes de possíveis pré-candidatos começam a surgir em Vitória da Conquista. Um deles é o do primeiro cavalheiro do Município, Wagner Santos Alves Dias. Na tarde de segunda-feira (4), a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, confirmou ao BLOG DO ANDERSON que as articulações políticas estão em andamento, com direcionamento à Assembleia Legislativa da Bahia ou à Câmara dos Deputados. Logo depois, José William de Oliveira Nunes, uma das vozes mais experientes da Política Conquistense, endossou a pré-candidatura. “Olha, primeiro que Wagner é um bom cidadão, rapaz direito, até gosto muito dele. E eu acredito que ele poderá ter uma boa votação, porque a prefeita está fazendo um bom trabalho e isso poderá refletir na eleição. Agora mesmo tem aprovação de 72% numa pesquisa recente”, declarou Zé William ao BLOG DO ANDERSON. Ele também reconheceu que sua visão sobre a gestão de Sheila Lemos mudou desde o início do mandato. “Eu que não acreditava, achava que ela ia ser uma Maria mais que umas outras… confesso que ela tem me surpreendido, e acredito que tem surpreendido a comunidade como um todo. Nós queremos alguém que trabalhe pela cidade, que faça uma boa administração, seja de que partido for”, completou.

Eleições 2026 | Zé Cocá desponta como nova liderança estadual em pesquisa para o Senado Federal

Foto: BLOG DO ANDERSON

O prefeito de Jequié, Zenildo Brandão Santana, mais conhecido como Zé Cocá, do Progressistas (PP), protagoniza uma surpreendente ascensão na Política Baiana ao aparecer entre os nomes citados na pesquisa de intenção de voto para o Senado Federal, divulgada na quinta-feira (31) pelo Instituto Paraná Pesquisas.  O levantamento, realizado entre os dias 25 e 29 de julho em 66 municípios, ouviu 1.620 eleitores e mostra Zé Cocá com 4,6% das intenções de voto. O desempenho chama atenção pela presença de nomes tradicionais, como o ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, do Partido dos Trabalhadores, e o também ex-governador e atual senador Jaques Wagner, do mesmo partido. Rui Costa lidera com 44,5%, seguido por Wagner, com 34,4%. Ambos são considerados figuras consolidadas no cenário nacional, com longa trajetória no Executivo e no Legislativo. Mesmo assim, Zé Cocá, reconhecido pela forte atuação regional e por uma administração municipal bem avaliada, conseguiu destaque entre os principais concorrentes. Analistas apontam o resultado como sinal do crescimento político de Cocá e do fortalecimento de seu nome entre as novas lideranças da Bahia. O desempenho supera políticos com ampla experiência estadual, como o senador Angelo Coronel (PSD), com 13,4%, o ex-ministro João Roma (PL), com 23,8%, e os deputados federais Márcio Marinho (Republicanos) e Adolfo Viana (PSDB), com 7% e 6%, respectivamente. Zé Cocá aparece tecnicamente empatado com o ex-deputado Marcelo Nilo (Republicanos), que tem 4,8%. Mesmo assim, o resultado é expressivo, considerando sua origem no interior e o alcance de sua atuação fora da capital. A lembrança entre os eleitores reflete não apenas a popularidade em Jequié, mas também sua crescente articulação em diversas regiões. A pesquisa apresenta margem de erro de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O cenário aponta para uma possível renovação na Política Baiana, especialmente diante das Eleições 2026, quando dois terços do Senado terão novas composições e cada estado escolherá dois representantes. Zé Cocá é reconhecido como gestor de perfil técnico, com habilidade para o diálogo e presença em pautas estratégicas do interior. Na Prefeitura de Jequié, conduz uma administração voltada para infraestrutura, saúde e educação, o que tem elevado sua aprovação e ampliado seu prestígio político.