PESAR | Bruno Lima Dias, aos 22 anos

Foto: Reprodução | Instagram

O BLOG DO ANDERSON manifesta profundo pesar pelo falecimento prematuro de Bruno Lima Dias, aos 22 anos, ocorrido na tarde desta quinta-feira (28), em um grave acidente automobilístico na BR-367, próximo a Eunápolis. Jovem trabalhador e muito querido por amigos e familiares, Bruno era natural de Vitória da Conquista, cidade onde possuía fortes laços comunitários. O funeral acontece nesta sexta-feira (29), em Vitória da Conquista, sob forte clima de comoção e dor entre os entes queridos que se despedem do jovem conquistense. Aos pais, familiares, amigos e colegas de trabalho, os sinceros sentimentos de solidariedade e respeito do BLOG DO ANDERSON neste momento de imensa tristeza e saudade.

PESAR | Yuri Silva Marques, aos 16 anos

Fotos: Reprodução | Instagram

É com profundo pesar que o BLOG DO ANDERSON informa o falecimento prematuro de Yuri Silva Marques, aos 16 anos. O jovem faleceu na quarta-feira (27), em uma unidade hospitalar de Salvador, após lutar bravamente pela vida. Yuri era filho de Abílio e Jamile, conhecidos parceiros de caminhada e de trabalhos junto à Gestão Municipal de Cândido Sales. Em nota oficial, o prefeito Maurílio Lemos das Virgens manifestou total solidariedade e condolências aos familiares e amigos por essa perda irreparável. Reconhecido por seu carisma, companheirismo, lealdade e constante alegria de viver, o adolescente deixa uma imensa saudade e profunda dor em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. O funeral acontece nesta quinta-feira (28), em Cândido Sales. Aos pais, familiares e amigos neste momento de extrema dor e despedida, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

PESAR | Weldes Amaral, aos 29 anos

Fotos: Reprodução | Instagram

É com profundo pesar que o BLOG DO ANDERSON informa o falecimento prematuro de Weldes Amaral. Ele foi vítima de um trágico acidente automobilístico na noite de terça-feira, na alça do Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos, em Vitória da Conquista, após a motocicleta que conduzia colidir com um animal solto na pista. Atleta do Futebol Amador, Weldes também era muito conhecido na região por ser proprietário e animador do Paredinha NA. Jovem bastante querido por familiares e amigos, ele deixa um filho de apenas cinco anos, além de um legado de afeição, amizade e boas lembranças entre todos que conviviam ao seu redor. De acordo com informações apuradas pelo BA, o corpo passou por liberação do Instituto Médico Legal e recebe o último adeus na Fazenda Quintas, na residência familiar, em Caraíbas. O sepultamento está programado para ocorrer nesta quinta-feira (28). Aos familiares, amigos e às comunidades de Caraíbas e Vitória da Conquista, os sinceros sentimentos de solidariedade do BLOG DO ANDERSON neste momento de extrema dor e despedida.

Fatalidade na Capital Mineira | jovem de 27 anos morre durante procedimento estético em Belo Horizonte

Fotos: Reprodução | Instagram

Uma jovem faleceu após apresentar complicações graves durante um procedimento estético realizado no Hospital IMO, localizado no bairro Lourdes, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, nesta terça-feira (26). Bárbara Laura Souza Félix passava por uma cirurgia de lipoaspiração com enxertia glútea quando sofreu uma parada cardiorrespiratória. A principal hipótese levantada pela equipe médica aponta para um quadro de embolia pulmonar. De acordo com o Boletim de Ocorrência da Polícia Militar de Minas Gerais, a paciente chegou à unidade hospitalar às 6h30min acompanhada por uma amiga. O procedimento cirúrgico iniciou entre 7h40 e 8h30, mas, durante uma das etapas, o médico responsável constatou alterações na capnografia, exame que monitora a ventilação pulmonar da paciente. Na sequência, a jovem sofreu o colapso cardíaco. Os profissionais iniciaram imediatamente manobras de ressuscitação cardiopulmonar que duraram cerca de 1 hora e 12 minutos, mas a vítima não resistiu. A Polícia Civil de Minas Gerais compareceu ao hospital por volta das 13 horas e realizou os trabalhos periciais no local para coletar vestígios destinados a auxiliar nas investigações. Os familiares relataram que receberam avisos sobre intercorrências por volta das 11h e a confirmação do óbito cerca de 1 hora depois. O corpo de Bárbara passou por remoção ao Instituto Médico Legal André Roquette para a realização dos exames de necropsia. A direção do estabelecimento de saúde informou aos policiais que os exames pré-operatórios da paciente demonstravam normalidade e que repassou toda a documentação solicitada aos familiares.

PESAR | Tranquilo Ferreira dos Santos, aos 91 anos

Foto: Reprodução | Instagram

O deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) manifestou profundo pesar pelo falecimento de Tranquilo Ferreira dos Santos, figura muito querida e respeitada no bairro Patagônia, em Vitória da Conquista. Natural de Tremedal, Tranquilo construiu sua história em Vitória da Conquista, onde formou sua família e conquistou o carinho da comunidade. Pai do professor Paulo Marinho, ele recebeu recentemente o Título de Cidadão Conquistense em reconhecimento à sua contribuição para Joia do Sertão Baiano.  Em nota, Waldenor Pereira destacou a trajetória de Tranquilo Ferreira dos Santos e prestou solidariedade aos familiares e amigos neste momento de dor e saudade. “Peço a Deus que conforte os corações e receba o nosso querido Tranquilo em sua eterna morada”, declarou o parlamentar. Aos 91 anos, Tranquilo deixa um legado de dignidade, amizade e respeito junto à Comunidade Conquistense.

PESAR | Ana Júlia Batista, aos 14 anos

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

É com profundo pesar que o BLOG DO ANDERSON informa o falecimento precoce da adolescente Ana Júlia Batista, aos 14 anos, aluna da Escola Municipal Frei Serafim do Amparo, Zona Oeste de Vitória da Conquista.  A partida repentina da jovem gerou uma onda de consternação e mensagens de solidariedade nas redes sociais entre amigos, familiares e toda a comunidade nesta terça-feira (26). Descrita por pessoas próximas como uma garota cheia de vida, sonhos e muito querida por todos que a cercavam, Ana Júlia deixa um vazio imensurável na vida de seus entes queridos. Neste momento de imensa dor e tristeza, o BLOG DO ANDERSON manifesta as mais sinceras condolências e os mais profundos sentimentos aos pais, familiares e amigos, rogando a Deus que conforte os corações de todos que sofrem com essa irreparável perda.

Bodas de Prata | Judson Almeida celebra 25 anos de TV Sudoeste com surpresa emocionante ao vivo

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Bahia Meio-dia desta segunda-feira (25) reservou um momento de intensa emoção para o apresentador Judson Pereira de Almeida. Em uma ação orquestrada pelos bastidores para celebrar seus 25 anos de atuação na TV Sudoeste, a jornalista Nayla Gusmão, que habitualmente comanda o BATV, invadiu o estúdio quebrando o protocolo para exibir uma reportagem especial sobre a trajetória do comunicador. O âncora, pego de surpresa, assistiu ao compilado que resgatou os principais passos de sua carreira na comunicação. A matéria especial viajou até Jequié, onde iniciou a caminhada profissional como radialista há 34 ano, demonstrando o talento e a voz firme que despertaram a atenção na área. Mais tarde, a busca pelo conhecimento o trouxe para Vitória da Conquista. Na Joia do Sertão, ele construiu uma sólida formação acadêmica: graduou-se em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e em Direito pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), além de obter o título de mestre.

Na TV Sudoeste, o advogado e jornalista passou pela produção, reportagem e apresentação do BATV antes de assumir o comando do Bahia Meio-dia, onde permanece há 18 anos, além de apadrinhar projetos sociais de relevância comunitária, como o Lápis na Mão. O tributo reuniu depoimentos comoventes de colegas de redação, antigos parceiros de bancada, de seu único irmão e, de forma muito especial, de sua mãe, Dona Helena, que declarou assistir ao filho diariamente na hora do almoço. Ao término da exibição, toda a equipe técnica e jornalística da emissora entrou no cenário sob aplausos para abraçar o apresentador. Visivelmente comovido e com pouco tempo antes do encerramento do bloco, Judson Pereira de Almeida expressou sua gratidão ao público que o acompanha na jornada: “Eu só tenho que agradecer. Muito obrigado por tudo. Saí de Jequié, vim para Conquista estudar, tentar a vida, e graças a Deus deu tudo certo”, finalizou.

PESAR | morte prematura de Yasmin aos 25 anos causa grande comoção em Vitória da Conquista

Fotos: Edição | BLOG DO ANDERSON

O BLOG DO ANDERSON manifesta profundo pesar pelo falecimento precoce de Yasmin, aos 25 anos, ocorrido na noite de sábado (23), em Vitória da Conquista. A partida trágica da jovem gerou grande comoção e deixou o Loteamento Miro Cairo, no bairro Zabelê, em completo luto. Descrita como uma menina doce, cheia de sonhos e extremamente querida por todos, Yasmin deixa um vazio imenso na comunidade. Nas redes sociais, mensagens de solidariedade se multiplicam amparando a dor dos parentes: “Quando uma mãe chora, todas ao seu redor também choram”, compartilhou uma conhecida da família. O caso segue sob investigação das autoridades policiais. Aos familiares, amigos e à comunidade do Miro Cairo, os sinceros sentimentos de solidariedade de toda a equipe do BLOG DO ANDERSON neste momento de profunda dor.

Comoção no Brasil | atleta de fisiculturismo e influenciador Gabriel Ganley morre aos 22 anos

Fotos: Reprodução | Instagram

O atleta de fisiculturismo e influenciador digital Gabriel Ganley faleceu neste sábado (23), aos 22 anos. A informação acabou confirmada pela Integral Médica, empresa de suplementação esportiva da qual o jovem fazia parte, através de pronunciamento oficial nas redes sociais.  “Hoje a dor fala mais alto (…) perdemos muito mais do que um atleta talentoso e dedicado, com um futuro brilhante pela frente. Perdemos um influenciador do esporte que inspirava milhares de jovens diariamente com sua energia, disciplina e autenticidade. Ganley deixou sua marca por onde passou. Seu carisma, sua presença e sua paixão pela vida permanecerão vivos nas memórias de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e caminhar ao seu lado”, destacou a nota de pesar da marca.

Carioca e carinhosamente conhecido pelo público como “bebêzinho”, o jovem ganhou grande notoriedade na internet compartilhando a rotina de treinos pesados e dietas rígidas com milhares de seguidores. Antes de se dedicar inteiramente à produção de conteúdo digital, ele ingressou no curso de Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, o fisiculturista mantinha uma preparação intensa para competir no Musclecontest Brasil, agendado para o mês de julho, em Curitiba. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) investiga o óbito como morte suspeita. De acordo com SSP-SP, um amigo localizou a vítima no imóvel, sem sinais aparentes de violência no recinto. Peritos técnicos realizaram os exames preliminares no endereço e as autoridades registraram o caso inicialmente como “morte suspeita – morte súbita”.

Investigação Policial | jovem de 25 anos é morta em Vitória da Conquista e corpo encontrado às margens da BA-262

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma mulher de 25 anos entrou para a estatística da violência em Vitória da Conquista. O crime aconteceu durante a noite de sábado (23) no Loteamento Miro Cairo, localizado no bairro Zabelê. A 78ª Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia (CIPM), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionados para atender a ocorrência. O corpo da vítima acabou localizado no bairro São Pedro, às margens da Rodovia Deputado Herzem Gusmão Pereira [BA-262], de onde passou por remoção direto para o Instituto Médico Legal (IML). O caso passará por investigações conjuntas entre a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), que buscam apurar a autoria, motivação e circunstâncias do homicídio.

PESAR | Bezaliel do Carmo Santos, aos 63 anos

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

O BLOG DO ANDERSON manifesta profundo pesar pelo falecimento de Bezaliel do Carmo Santos, ocorrido na última quinta-feira (21). Bezaliel partiu aos 63 anos, deixando um legado de carinho e saudades entre todos que o conheciam. O funeral em sua homenagem aconteceu sob forte comoção nesta sexta-feira (22), em Vitória da Conquista, reunindo familiares, amigos e a comunidade para as últimas homenagens. Aos parentes e amigos enlutados, os sinceros sentimentos de solidariedade de toda a equipe do BLOG DO ANDERSON.

PESAR | Gean Carlos Costa Alves, aos 45 anos

Fotos: Reprodução | COTEFAVE

A Assistência Funerária Bom Pastor e a Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (COTEFAVE) comunicaram, com profundo pesar, o falecimento de Gean Carlos Costa Alves, carinhosamente conhecido como Gean de Neguin, aos 45 anos. O padre Edilberto Araújo Amorim, presidente da COTEFAVE, manifestou solidariedade neste momento de dor: “Foi com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento de Gean Carlos, nossos sentimentos aos familiares e amigos”. O falecimento enlutou familiares e a comunidade regional. Manifestam condolências o pai Neguin, a mãe Marineis, os irmãos Toizin Mecânico, Quitéria, Pila e Carla, os cunhados Bua e Som, além de demais parentes e amigos consternados com a perda.

Mobilidade Urbana | semáforo segue desligado há quase dois anos na Zona Leste de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Enquanto muitas vias da Joia do Sertão Baiano necessitam de sinalização eletrônica para ordenar o tráfego, um semáforo segue desligado há quase dois anos em Vitória da Conquista desde a inauguração do Supermecado Atakadão Atakarejo. O aparelho em destaque, mostrado pelo BLOG DO ANDERSON nesta terça-feira (19), encontra-se na Avenida Rosa Cruz, exatamente no trecho que interliga a Avenida Olívia Flores com a Rua Sifredo Pedral Sampaio. A falta de operação do equipamento compromete a fluidez e a segurança de condutores e pedestres. Situação semelhante ocorre em outras vias importantes da cidade, como no cruzamento entre as Avenidas Otávio Santos e Bartolomeu de Gusmão, trecho crítico onde acidentes acontecem com frequência devido à necessidade de ordenamento viário. Essa intervenção estrutural depende de ações diretas da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), órgão responsável pela manutenção, engenharia de tráfego e fiscalização na Joia do Sertão Baiano.

Saúde & Tecnologia | Clínica Conquista celebra dois anos com expansão de serviços na Joia do Sertão Baiano

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Na noite da última quinta-feira (14), o médico pneumologista Jaime Arandia Salvatierra celebrou os dois anos da Clínica Conquista durante uma recepção na Adega GranVino. Em entrevista, o especialista projetou novos investimentos para o estabelecimento localizado no bairro Patagônia, na Zona Oeste de Vitória da Conquista:

“Nós estamos comemorando hoje o segundo aniversário da Clínica Conquista. A Clínica Conquista nasceu com o intuito de trazer a saúde para mais perto do bairro Patagônia e adjacências, evitando o deslocamento até o Centro. Hoje contamos com cardiologia, pediatria, neurologia, exames de ultrassom e cardiologia.

Para os próximos meses, pretendemos inaugurar nosso setor de Raio-X, expandindo os serviços à comunidade. Só temos a agradecer o acolhimento de Vitória da Conquista”. O BLOG DO ANDERSON registrou momentos especiais do evento, que reuniu parceiros, colaboradores e familiares em torno da consolidação do projeto de saúde privada na Joia do Sertão Baiano.

PESAR | Karla Daniely Nogueira Brito, aos 37 anos

Fotos: Reprodução | Instagram

O BLOG DO ANDERSON manifesta profundo pesar pelo falecimento de Karla Daniely Nogueira Brito, carinhosamente conhecida como Dani Brito, aos 37 anos, ocorrido nesta segunda-feira (18) no Hospital Municipal Deputado Luis Eduardo Magalhães, em Cândido Sales. Jovem, mãe e professora da Rede Municipal de Ensino, Dani Brito era uma profissional amplamente comprometida com o desenvolvimento da educação local. Na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), ela exerceu com relevância as funções de Coordenadora Municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e de Coordenadora Pedagógica do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Sua trajetória ficou marcada pela eficiência, determinação e dedicação à comunidade escolar.  O prefeito de Cândido Sales, Maurílio Lemos da Silva Filho, emitiu uma nota oficial em nome da Gestão Municipal solidarizando-se com os familiares, amigos e colegas de trabalho neste momento de imensa dor e saudade. Aos enlutados, os nossos mais sinceros sentimentos.

Decisão Judicial | após anos de disputa, Justiça autoriza reintegração de posse de área em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Uma operação para o cumprimento de mandado de reintegração de posse começou nesta segunda-feira (18) em uma área de 171 mil metros quadrados às margens da BR-116, vizinha ao Distrito Industrial dos Imborés, em Vitória da Conquista.

A ação, acompanhada por guarnições da 92ª Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia (92ª CIPM) e oficiais de Justiça, executa uma decisão definitiva que encerra uma disputa judicial iniciada há 24 anos na antiga Fazenda Buriti, não cabendo mais recursos. Ao longo de mais de duas décadas, a ocupação expandiu-se e hoje abriga distribuidoras, comércios e cerca de 126 famílias. Conforme matéria do BATV repercutida pelo BLOG DO ANDERSON nesta terça-feira (19), os trabalhos concentram-se inicialmente nos lotes não habitados. Nos espaços edificados, os moradores passam por identificação.

O proprietário manifestou o interesse de implantar um loteamento regularizado, oferecendo condições facilitadas de financiamento para que as famílias comprem os terrenos onde já residem. Devido à grande extensão do perímetro, o processo ocorrerá por etapas.

PESAR | Mestre Irênio Lopes, aos 98 anos

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

O BLOG DO ANDERSON manifesta profundo pesar pelo falecimento do querido Irênio Lopes, aos 98 anos, ocorrido neste sábado (16). Vitória da Conquista se despede de uma de suas maiores referências de trabalho, dedicação e sabedoria, reconhecido como o mestre de obras mais conhecido e respeitado. Mais do que erguer paredes e edificar estruturas, Mestre Irênio ajudou a construir a própria história e a identidade da comunidade. Suas mãos calejadas deixaram marcas eternas em nossa terra, consolidando um legado de honestidade, liderança e genialidade na profissão que jamais será esquecido. Ele não apenas liderava canteiros de obras, mas também moldava o futuro e servia de exemplo para gerações de profissionais, carregando no olhar a sabedoria do tempo e no coração a generosidade de um verdadeiro mestre. Expressamos nossos mais profundos sentimentos aos familiares, amigos e a todos os conquistenses que hoje choram essa perda irreparável. Descanse em paz, Mestre Irênio. Sua história permanece eternizada em cada canto da Joia do Sertão Baiano.

Direitos Humanos | “Maio da Diversidade” tem início com Feira e posse do Conselho Municipal em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Na véspera do Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, Vitória da Conquista deu início oficial à campanha “Maio da Diversidade”. A abertura aconteceu neste sábado (16), na Praça Pastor Crésio Dantas Alves, com a “Feira Diversa LGBTQIA+: Feira da Diversidade e Inclusão no Mercado de Trabalho”. O evento, aberto ao público, foi organizado pela Coordenação de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com a Carreta da Cultura e a presença do Centro de Atenção e Apoio à Vida. A tarde foi marcada por apresentações culturais, performances artísticas, economia criativa e um momento histórico: a posse do Conselho Municipal de Diversidade Sexual e de Gênero. O secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias de Alencar Lima, destacou que a feira vai além do aspecto cultural, funcionando como uma ferramenta estratégica de emancipação cidadã:

“Essa é uma importante iniciativa para fortalecermos essa agenda no município, reafirmarmos direitos e, principalmente, instruirmos o público LGBTQIA+ na economia criativa e no desenvolvimento de autonomia financeira. Reafirmamos o nosso compromisso de avançar nas políticas públicas de enfrentamento a qualquer forma de violência e de inclusão social”. Para o coordenador de Políticas LGBT, José Mário Barbosa dos Santos, o evento, que começou a ser planejado em janeiro junto aos segmentos sociais, coroa um momento de amadurecimento do debate público na cidade. Ele lembrou que a data coincide com os 66 anos de história do movimento organizado no Brasil: “Vitória da Conquista tem se emancipado cada vez mais, dando voz e visibilidade para esse recorte populacional. É claro que ainda temos muitas conquistas pela frente, mas não podemos parar. Nosso objetivo aqui também é existência e resistência”. Sobre o novo Conselho Municipal de Diversidade Sexual e de Gênero empossado, o coordenador explicou que o órgão atuará com mandato: “Construímos esse equipamento como um espaço de voz e luta. O papel do conselho será fiscalizar e atuar junto ao poder público para garantir o empoderamento e a afirmação das políticas públicas no nosso território”. A feira reuniu diversos artesãos e microempreendedores locais. Entre eles, Jéssica Matias, proprietária do Ateliê Preta Leveza, que participou do evento pela primeira vez expondo suas produções de bordado livre feito à mão em algodão cru: “Iniciativas como essa em Conquista são superimportantes. Além de fortalecer o comércio local, dão visibilidade para os artistas LGBT+. É um trabalho que transforma algo afetivo para a pessoa em um bordado exclusivo, seja para decorar um espaço, um porta-alianças ou um quadro de maternidade”.

Além do foco na economia e na cultura, o evento funcionou como um ponto de encontro e fortalecimento de vínculos para a comunidade. Kathleen Silva Oliveira, membra da comissão organizadora da feira, integrante do coletivo da Marcha LGBT de Vitória da Conquista e do conselho, ressaltou a urgência de ações afirmativas em um cenário nacional ainda violento: “Estamos falando de uma galera que muitas vezes não tem o mínimo de visibilidade. O Brasil infelizmente ainda é um dos países que mais mata a população LGBTQIA+. Precisamos fazer esse tipo de ação para a galera se encontrar, conversar e se conhecer. A palavra-chave é coletivo. Precisamos nos unir como sociedade para mostrar nossa visibilidade, mostrar que existimos, que estamos aqui e que merecemos respeito”. A Marcha LGBT da cidade já tem data marcada para o dia 8 de agosto, e a programação do “Maio da Diversidade” seguirá ao longo de todo o mês com debates, rodas de conversa e ações informativas voltadas à promoção dos direitos humanos.

PESAR | José Bonfim Tenório Santos, aos 80 anos

Foto: Reprodução | Instagram

O BLOG DO ANDERSON manifesta profundo pesar pelo falecimento de José Bonfim Tenório Santos, aos 80 anos, ocorrido na última sexta-feira (15). Personalidade muito estimada e respeitada por toda a comunidade, “Seu Zé” deixa um grande legado de retidão, integridade e saudades eternas entre seus parentes, amigos e conhecidos. O funeral aconteceu no  sábado (16), na capela do Cemitério Parque da Cidade , em Vitória da Conquista, sob forte clima de comoção, homenagens e orações de despedida. Aos familiares e amigos enlutados, expressamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e apoio neste momento de extrema dor e transição.

Tragédia em Central | adolescente de 16 anos morre após sofrer descarga elétrica enquanto pranchava o cabelo

Foto: Reprodução | Instagram

Uma fatalidade comoveu a comunidade do povoado de Vereda, na Zona Rural de Central, no Centro-Norte Baiano. A estudante Maria Catarina Souza Carvalho, de 16 anos, faleceu após sofrer uma descarga elétrica enquanto utilizava uma prancha de cabelo. O acidente doméstico ocorreu na última quinta-feira (14), na residência da família. De acordo com informações da Delegacia Territorial de Central repassadas à TV São Francisco, a adolescente utilizava o aparelho no quarto na companhia da mãe. Em determinado momento, a mulher deslocou-se até a cozinha para buscar água e ouviu os gritos da filha. Ao retornar ao cômodo, encontrou a jovem desmaiada e ainda recebendo o choque elétrico. A mãe desconectou o equipamento da tomada e realizou tentativas de reanimação antes de conduzi-la ao hospital municipal, mas a adolescente deu entrada na unidade de saúde sem sinais vitais.  A Polícia Civil registrou o caso como morte acidental. O sepultamento de Maria Catarina ocorreu nesta sexta-feira (15). A jovem integrava o corpo discente do Colégio Estadual de Tempo Integral José de Souza Machado, que emitiu um pronunciamento oficial de solidariedade: “Neste momento de dor e saudade, nos solidarizamos com seus familiares, amigos e com todos que tiveram o privilégio de compartilhar momentos de sua trajetória. Maria Catarina deixa lembranças que permanecerão vivas na memória de nossa comunidade escolar. Que Deus conforte os corações enlutados e conceda força, paz e esperança para enfrentar esta perda irreparável. Nossos mais sinceros sentimentos”.