Conselho Municipal de Saúde: reunião debate os transtornos do Hospital São Vicente de Paulo e Policlínica

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (25) a 7ª Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde de Vitória da Conquista. Na ocasião foi discutido o impasse da Prefeitura de Vitória da Conquista com a falta de repasses financeiros para a Santa Casa de Misericórdia, mantenedora do Hospital São Vicente de Paulo, e Policlínica Regional de Saúde.

Com 105 anos de fundação, a Santa Casa de Misericórdia atuando com trabalho filantrópico. Na entidade 60% dos pacientes são atendidos pelo SUS [Sistema Único de Saúde]. Com salários atrasados, no início do mês e agora os profissionais suspenderam os atendimentos de pacientes das classificações verde, considerados de baixa urgência.

 

A Santa Casa de Misericórdia cobra da Prefeitura de Vitória da Conquista os valores pendentes referentes ao mês de julho para poder arcar com os seus compromissos. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alexsandro Nascimento Costa, existe um desconto a ser feito, por isso solicitou as notas com os devidos descontos, mas a Santa Casa não fez.

Reportagem da TV Sudoeste: Vitória da Conquista é uma das cidades mais bem saneadas do Brasil

Foto: BLOG DO ANDERSON

Foi manchete no BLOG DO ANDERSON e destaque na TV Sudoeste nesta quinta-feira (19), o êxito de Vitória da Conquista no Saneamento Básico. Conquista está entre as cidades mais bem saneadas do Brasil.

Na reportagem que o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra o gerente regional da EMBASA, Joselito Pires de Lima, fala sobre essa coroação e de investimentos hídricos para a Microrregião Vitória da Conquista.

Repercussão na Bahia: superlotação do Cemitério Municipal do Kadija coloca Vitória da Conquista em destaque estadual

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Por conta da superlotação, alguns enterros no Cemitério Municipal do Kadija, em Vitória da Conquista, estão sendo feitos em uma área que era para passagem de veículos. A informação foi confirmada pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, nesta quarta-feira (11).

Conforme nota divulgada pela Administração Municipal, os sepultamentos estão sendo realizados em corredores do Cemitério, local destinado para área de expansão, mas que atualmente funcionava para circulação de carros.

A Orefeitura argumenta que a utilização do ossário é uma solução para resolver o problema atual de espaço no equipamento público, mas que muitos familiares não têm autorizado a exumação e translado dos restos mortais para o ossário.

Ainda segundo a Prefeitura, um projeto que está em tramitação prevê a construção de um cemitério vertical, que vai contar com mais espaço e pavimentos para a comunidade. Veja a reportagem da TV Bahia.

Reportagem do BATV: Edildon Dhio caiu da janela com quatro metros de altura; corpo foi sepultado em Salvador

Foto: Reprodução | Facebook

Foi sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, na tarde desta terça-feira (27), o corpo do músico Edilson de Souza Santos. Edilson Dhio, como ficou conhecido, foi vítima de um acidente em sua casa.

Ele caiu de uma janela com quatro metros de altura. Na reportagem que foi ao ar no BATV detalha essa tragédia e conta um pouco do legado cultural deixado por Dhio para a Música Popular Brasileira.

Festival de inverno Bahia: “Chega tô mancando”, diz Marília Mendonça ao falar sobre dores na gravidez

Fotos: Laécio Lacerda | FIB

A cantora Marília Mendonça reclamou de dores durante o show no Festival de inverno Bahia, em Vitória da Conquistaa, na madrugada deste sábado (24). Essa é a primeira vez que a artista se apresenta no Festival.

O depoimento ocorreu uma hora depois do início do show dela, que começou 0h40min. Ela estava falando sobre a gravidez quando soltou: “Vocês não sabem o quanto a mulher grávida sofre, não? Já ouviu falar em nervo ciático. Só ouvir falar dele agora que começou a doer. É uma dor que vem do ossinho da bunda até o final? Chega eu tô andando mancando. Só descobri ele agora”.

Marília foi a terceira e última atração do primeiro dia do Festival de Inverno Bahia, que está na 15ª edição. Após reclamar das dores e fazer a homenagem ao filho, a artista ainda brincou com o público sobre a status atual dela.

Reportagem da TV Sudoeste: jovem que desapareceu em Vitória da Conquista foi assassinado

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um jovem que estava desaparecido em Vitória da Conquista foi encontrado morto em Barra do Choça. A reportagem do BATV que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta quinta-feira (1) diz que o rapaz foi visto pela última vez no Alto Maron.


O corpo, que apresentava perfurações de tiros de revólver, foi sepultado na Capital do Sudoeste Baiano. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa investiga o caso. Confira a matéria da TV Sudoeste.

Destaque Nacional: beleza e outras características de Vitória da Conquista são apresentadas em todo o Brasil

Fotos: Reprodução | TV Globo

A Cafeicultura e o Frio são as principais características de Vitória da Conquista apresentadas numa reportagem da TV Sudoeste que vem sendo reproduzida por diversas emissoras da TV Globo em todo o Brasil.

Nesta terça-feira (30) a matéria foi destaque no Bom Dia Paraíba mostrando a beleza da Capital do Sudoeste Baiano.

Festival de Inverno Bahia, Cafezais, Restaurante, Adega e Cafeteria aparecem nesse vídeo que valoriza toda essa cultura do Sudoeste Baiano que atraem e ganham milhares de pessoas todos os anos. Assista o vídeo na íntegra.

BATV: segunda-feira, 29 de julho

Jornal Nacional: temperatura vai cair aos 11° em Vitória da Conquista neste final de semana

Fotos: Reprodução | TV Globo

O Inverno chegou no mês passado com muito frio em Vitória da Conquista. A sensação térmica caiu ao 9°C [graus centígrados] e deve voltar a descer no próximo final de semana.

Localizada no Nordeste Brasileiro, a menos de 330 quilômetros do Litoral Sul Baiano, as baixas temperaturas é uma das principais características desse município também conhecido como Suíça Baiana.

Em clima de Festival de Inverno Bahia, que acontece de 23 a 25 de agosto, Vitória da Conquista recebeu um destaque no Jornal Nacional desta segunda-feira (1) sobre as previsões e o BLOG DO ANDERSON mostra em vídeo da TV Globo.

Polo de Saúde: Vitória da Conquista recebe pacientes para tratamento de câncer de diversos municípios da Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

Natural de Guanambi, Sudoeste da Bahia, o lavrador José Lima está em Vitória da Conquista, na mesma região, para fazer um tratamento contra o câncer. Ele descobriu a doença no ano passado. Há 10 anos, Vitória da Conquista não poderia oferecer atendimento adequado para José, porque não contava com centro especializado no tratamento do câncer. Paientes tinham que buscar tratamento em Salvador ou Itabuna. O lavrador contou que descobriu a doença após ter um mal-estar nas vésperas de uma viagem para Bom Jesus da Lapa, no Oeste Baiano. O diagnóstico foi dado após uma consulta com um gastroenterologista. Hoje, Vitória da Conquista conta com duas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons), que ficam nos hospitais. Por conta desse investimento, Vitória da Conquista é considerada um polo de atendimento à saúde.

Na Unacon onde José faz o tratamento, são atendidas pessoas de 77 municípios diferentes. Uma delas é a empregada doméstica Eudite Rodrigues, de Urandi. Ela é descobriu um câncer de mama há dois anos, mas começou o tratamento tarde. Por conta dos atendimentos, Eudite precisava viajar 12 horas de ônibus para Salvador para ser atendida por um médico. “Eu ia todo mês por causa do tratamento, mas já não aguentava ir mais para lá. Era muito tempo de viagem, e tinha muita escada para subir. Eu não aguentava subir”, conta. O marido de Eudite, Benício Bernardo, acompanha ela em todas as viagens, que passaram a ficar mais curtas, já que agora ela faz o acompanhamento médico em Vitória da Conquista. “Foi uma bênção de Deus acontecer, porque é muito sofrido pra ela. E agora melhorou muito”, avaliou Benício. Confira a íntegra.

LUTO: Ronildo Sebastião Teixeira, aos 53 anos

Foto: Montagem | BLOG DO ANDERSON

Vitória da Conquista se despede de um filho ilustre. Aos 53 anos, faleceu Ronildo Sebastião Teixeira Pereira. Um dos servidores mais antigos da Rede Bahia, lotado na TV Sudoeste, Ronildo foi vítima de complicações de saúde. De acordo com Cauto Freitas, diretor executivo da Emissora Conquistense, o seu colega foi submetido a uma cirurgia na tarde desta terça-feira (21) em um hospital de São Paulo, mas não resistiu. Informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.