Aedes Aegypti : Vitória da Conquista tem mais de 3 mil casos suspeitos de dengue nos primeiros cinco meses do ano

Foto: BLOG DO ANDERSON

Vitória da Conquista registrou 3.342 casos suspeitos de dengue nos primeiros cinco meses do ano, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de SAúde no dia 22 de maio. De acordo com o Boletim, até o momento, foram confirmados 319 infecções. Duas pessoas morreram por dengue hemorrágica. Ainda segundo a Secretaria, foram registrados 481 ocorrências de zika e 301 de chikungunya. Três eventos de cada doença foram confirmados. A estudante Vitória Ramos sentiu todos os sintomas nas duas vezes em que teve dengue. A última delas foi há cerca de dois anos. “É uma experiência bem ruim, tive todos os sintomas, febre, dor de cabeça, dores no corpo, apareceram as pintinhas no corpo. Fiquei uma semana sem ir para a escola, porque não aguentava levantar da cama”, lembrou.

Além de Vitória, o irmão e a cunhada dela também tiveram dengue. Após as confirmações, a jovem diz que vem tomando os cuidados necessários para evitar ter dengue novamente. “Qualquer tampinha de garrafa que você puder tirar e sempre está observando o seu quintal… O condomínio teve a iniciativa que colocar um caminhão ‘fumacê‘ para a gente como uma forma de prevenção”. A Secretaria tem adotado medidas para diminuir o número de dengue. “A gente já vem executando medidas e projetos pilotos no município, e já ficou mais que comprovado que a atuação da comunidade, através de um ato para sensibilizar e conscientizar, é muito importante nesse momento, atrelado a todo o trabalho que a Vigilância vem realizando através dos agentes de combate a endemias no momento das visitas domiciliares”, disse a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz de Oliveira.

Destaque no Jornal Nacional: imagens da organização das filas promove Vitória da Conquista na América Latina

As imagens do cinegrafista Sidnei Ferraz de Oliveira Flores mostraram a organização da fila para o saque do Auxilio Emergencial em Vitória da Conquista. Pelo menos cinco veículos de imprensa da Capital Baiana e também do Sudeste Brasileiro contataram o BLOG DO ANDERSON em busca de maiores detalhes e reproduziram no Jornal A Tarde, Bahia Meio Dia, Jornal Hoje e na noite deste sábado (2) foi a vez do Jornal Nacional, conforme o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra destacando o trabalho capitaneado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana com o Jackson Apolinário Yoshiura.

Pandemia de Coronavírus: governador decreta situação de emergência em toda a Bahia

O Governo do Estado da Bahia decretou situação de emergência em todo o território por causa do Coronavírus (Covid-19). O decreto está na publicação do Diário Oficial (DOE) desta quinta-feira (19). Até a tarde desta quinta-feira (27) eram 30 casos de pacientes infectados pela Covid-19. Conforme o decreto que tem prazo de 180 dias e pode ser prorrogado, “a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença”. Outro decreto também publicado no Diário Oficial desta quinta-feira determina a requisição administrativa de bens e serviços, como máscaras cirúrgicas, máscaras de proteção, luvas, aventais hospitalares, óculos de proteção e antissépticos para higienização.

Guia de Oportunidades do BMD: Carnaval com muitas vagas para trabalho em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Guia de Oportunidades traz novas vagas de empregos e estágios em Vitória da Conquista. Na reportagem do Bahia Meio Dia que o BLOG DO ANDERSON destaca nesta quinta-feira (19) tem diversos espaços de vários setores para os que querem ingressar no mercado de trabalho. Confira tudo com exclusividade aqui no BLOG DO ANDERSON.

Cidade Alerta em São Paulo: maníaco sexual já atacou cinco mulheres e segue solto em Diadema

Moradoras de uma comunidade de Diadema, no ABC Paulista, estão em pânico com um maníaco sexual à solta na região deste a quinta-feira (13). Pelo menos cinco mulheres foram vítimas do homem. Todas conseguiram escapar e relataram aos Cidade Alerta os momentos de terror. O criminoso já foi flagrado por câmeras de segurança e reconhecido pelas vítimas, mas ainda não foi identificado

Guia de Oportunidades do BMD: Pré-Carnaval com muitas vagas para trabalho em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Guia de Oportunidades traz novas vagas de empregos e estágios em Vitória da Conquista. Na reportagem do Bahia Meio Dia que o BLOG DO ANDERSON destaca nesta quinta-feira (6) tem diversos espaços de vários setores para os que querem ingressar no mercado de trabalho. Confira tudo com exclusividade aqui no BLOG DO ANDERSON.

Repercussão no Hora 1: agressão a agentes de trânsito em Vitória da Conquista é destaque nacional

Foto: BLOG DO ANDERSON

As agressões sofridas por três agentes do Sistema Municipal de Trânsito de Vitória da Conquista ganharam destaque nacional. Na madrugada desta quinta-feira (23) o assunto foi manchete no Hora 1, da TV Globo. Acusado como ápice do conflito, que resultou numa séria lesão em um dos servidores públicos, chegou a ser preso, mas foi liberado após Audiência de Custódia no Fórum João Mangabeira.

Alerta Máximo: mais de 320 raios caíram durante tempestade no primeiro dia do ano em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A tarde foi chuvosa em Vitória da Conquista nesta segunda-feira (1). Em alguns pontos muitas vias ficaram alagadas com a enxurrada. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a chuva aferida foi de 1,4 milímetros.

Cada milímetro corresponde a um litro de água por metro quadrado. De acordo com o Instituto Climatempo, somente neste primeiro dia do Ano Novo, até às 18 horas, haviam caído mais 320 raios no território da Capital do Sudoeste Baiano.

Deu no Hora 1: Verão chega com altas temperaturas em Vitória da Conquista chegando aos 31° na Véspera do Natal

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Verão chegou no último final de semana com altas temperaturas no Planalto da Conquista. No Hora 1 desta terça-feira (24), Véspera do Natal, a Capital do Sudoeste Baiano vai registrar um calor de 31 graus centigrados.

Para quem está no Litoral Sul Baiano isso é comum, mas em Vitória da Conquista a situação é bem diferente, pois aqui é considerada uma das cidades mais frias do Nordeste Brasileiro como o BLOG DO ANDERSON tem mostrado.

BATV: sábado, 21 de dezembro

Guia de Oportunidades do BMD: Dezembro ainda com muitas vagas para trabalho em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Guia de Oportunidades traz novas vagas de empregos e estágios em Vitória da Conquista. Na reportagem do Bahia Meio Dia que o BLOG DO ANDERSON destaca nesta quinta-feira (19) tem diversos espaços de vários setores para os que querem ingressar no mercado de trabalho. Confira tudo com exclusividade aqui no BLOG DO ANDERSON.

Motorista Uber que sobreviveu a chacina revela momentos de terror em Salvador: ‘Você vai morrer’

Foto: Reprodução | TV Bahia

O sobrevivente da chacina que deixou quatro motoristas de transporte por aplicativo mortos em Salvador contou que não consegue dormir por conta do trauma. Em entrevista exclusiva à TV Bahia, ele relembrou como foi abordado pelos criminosos, disse que pediu para não ser morto e falou do momento em que foi torturado. “Começaram a sessão de espancamento, coronhada, apanhava de facão. Eles não chutavam, eles pisavam, me deram muitos socos no queixo, chutes na cara, no olho, pisavam no peito. Um veio com vários sacos e disse: Aqui é o saco que a gente vai colocar os corpos de vocês”, contou.

Ele conseguiu escapar dos criminosos depois que uma das outras vítimas lutou com os suspeitos. O crime ocorreu na sexta-feira (13) e segundo ele, cinco pessoas participaram da ação. Ainda traumatizado, o homem disse que nem ele, nem a esposa conseguem dormir. Quando pega no sono, ele sente calafrios e relembra o crime. “Não consigo dormir, ela [a esposa] também não consegue. Entro em desespero como se estivesse vivendo aquele momento novamente”, contou nessa reportagem que o BLOG DO ANDERSON traz na íntegra.

Guia de Oportunidades do BMD: Dezembro ainda com muitas vagas para trabalho em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Guia de Oportunidades traz novas vagas de empregos e estágios em Vitória da Conquista. Na reportagem do Bahia Meio Dia que o BLOG DO ANDERSON destaca nesta terça-feira (16) tem diversos espaços de vários setores para os que querem ingressar no mercado de trabalho. Confira tudo com exclusividade aqui no BLOG DO ANDERSON.

Comoção e revolta no Sul Baiano: jovem de 23 anos é morto a tiros durante show em Ubatã

Foto: Divulgação

“Não era só meu filho, era meu companheiro de trabalho, meu amigo”. Essas são palavras de Raimundo José, pai de Danilo Ribeiro Matos, que morreu na madrugada desta quinta-feira (12), após passar quatro dias internado por causa de ferimentos provocados por tiros, durante um show em Ubatã, no Sul da Bahia. Conforme Raimundo, o jovem, que tinha 23 anos, trabalhava junto com ele e era muito querido em Ubatã e também nas cidades vizinhas.

Danilo foi baleado por um homem, no domingo (8), depois de esbarrar no suspeito durante o show. Durante a confusão, segundo testemunhas, a vítima teria pedido desculpas ao suspeito, mas foi alvejado mesmo assim. Após o crime, o jovem foi levado para o Hospital de Base de Itabuna, onde estava internado até quarta-feira (11), e depois transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus.

Aconteceu em Planalto: homem acusado de estuprar uma jovem é preso após audiência judicial

Foto: WhatsApp | BLGO DO ANDERSON

Está preso o homem de 52 anos acusado de estuprar uma jovem de 21 em Planalto, município do Centro Sul Baiano que fica a 40 quilômetros de Vitória da Conquista.

O suspeito era foragido da Justiça há quatro meses. Ele se apresentou nesta terça-feira (10) para uma Audiência de Instrução, mas acabou sendo preso. Veja a reportagem da TV Sudoeste.

Hospital Municipal Esaú Matos: bebê aguarda transferência para unidade especializada há mais de 15 dias

Foto: Reprodução

Uma bebê com problema no coração espera por uma transferência para uma unidade especializada há mais de 15 dias, em Vitória da Conquista. Dezesseis dias após nascer, Heloísa Gonçalves Santos foi diagnosticada com cardiopatia congênita, uma alteração na estrutura do coração. A pequena nasceu há 25 dias e segue internada no Hospital Municipal Esaú Matos. Ela precisa de uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, em Salvador. “Ela já nasceu com uma malformação do coração. Existem algumas malformações que são mais comuns e, no caso da Heloísa, é uma malformação mais rara. O lado esquerdo do coração dela não foi totalmente desenvolvido, então a função dele é muito ruim”, explicou a pediatra e neonatologista, Silvia Teixeira. O quadro de saúde da recém-nascida é considerado grave. Ela chegou a precisar da ajuda de aparelhos para respirar. “A única chance dela é a cirurgia e que seja o mais rápido possível, porque, na verdade, essa medicação que a gente usa é para ser usada por pouco tempo até estabilizar o paciente para operar.

Cada dia que ela passa aqui aumenta a chance de infecção e de uma morte súbita, então é um caso urgente”, disse Silvia Teixeira. Os pais da recém-nascida, Eliza Costa e Hélio Santos, contam que procuraram o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e aguardam uma reposta do órgão sobre a transferência imediata da filha. “Todos os dias eu estou vindo com o meu esposo procurando como está o procedimento para a transferência, se tem vaga ou não. Eles me dizem que está aguardando, mas em um caso que é de urgência, uma recém-nascida de 25 dias, já passa a ser visto como não urgente, porque do dia 28 até hoje já se passaram nove dias e até hoje não recebemos uma reposta positiva”, contou a mãe de Heloísa. “A gente está lutando e eu vou até o final, aonde for preciso eu vou. Por causa da saúde da minha família eu vou até o fim do mundo”, desabafou o pai da menina, Hélio Santos. Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) informou que está em busca de um leito especializado para fazer a transferência da recém-nascida.

Guia de Oportunidades do BMD: Dezembro começa com muitas vagas para trabalho em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Guia de Oportunidades traz novas vagas de empregos e estágios em Vitória da Conquista. Na reportagem do Bahia Meio Dia que o BLOG DO ANDERSON destaca nesta quinta-feira (5) tem diversos espaços de vários setores para os que querem ingressar no mercado de trabalho. Confira tudo com exclusividade aqui no BLOG DO ANDERSON.

Registro Fotográfico: Herzem entrevistou ACM na inauguração da TV Sudoeste em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O tempo passa e a fotográfica permanece trazendo a história ao presente em Vitória da Conquista. Neste domingo (1), na Conveniência do Posto São Jorge III, ao lado do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, o BLOG DO ANDERSON também conversou com José Carlos Almeida de Oliveira, o popular JC d´Almeida, um dos fotógrafos mais atuantes do Centro Sul Baiano.

Em mãos ele estava com o corte da lendária Revista Raízes da Bahia que estampou o então radialista Herzem Gusmão Pereira entrevistando o ex-governador Antônio Carlos Peixoto de Magalhães. Essa foi uma das milhares de reportagens de Herzem que as fizeram fama até chegar na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia e hoje no comando da Prefeitura de Vitória da Conquista.