UFBA: MEC autoriza Medicina em Conquista

Foto: Blog do Anderson 

O Ministério da Educação (MEC) vai autorizar a criação do curso de Medicina destinando 80 vagas para o campus da Anísio Teixeira na Universidade Federal da Bahia, em Vitória da Conquista. Além disso, disponibilizará mais 80 vagas para o setor privado. Esta decisão se deu em atenção à reivindicação dos deputados petistas Waldenor Pereira (Federal) e Zé Raimundo Fontes (Estadual) e foi comunicada a eles durante audiências, nesta terça e quarta-feira (7 e 8 de maio), com os secretários nacionais do MEC, Henrique Paim e Jorge Messias. Como o município havia ficado de fora do Programa de Expansão dos Cursos de Medicina que visa à superação dos desequilíbrios regionais, priorizando regiões com índices menores que 1,8 médico/mil habitantes, os parlamentares, principais articuladores da criação deste campus, comemoram o resultado.

As vagas para instituições privadas o serão disponibilizadas através de concorrência nacional, com exigências de critérios normatizados por portaria do MEC, a exemplo das condições necessárias às instalações físicas do curso e experiência profissional do corpo docente, entre outros pré-requisitos garantidores de qualidade do ensino oferecido. “O ministro Aloísio Mercadante nos prometeu fortalecer o campus da UFBA para criar as condições necessárias à implantação da Universidade Federal do Sudoeste e, após assumir o compromisso de liberação de R$ 6 milhões para construção dos centros desportivo e de convivência, honra a sua palavra autorizando agora a implantação do curso de Medicina no campus Anísio Teixeira”, afirmou Waldenor. Segundo Zé Raimundo, que como prefeito disponibilizou o terreno e apoio da infraestrutura municipal, vislumbra um futuro ainda mais promissor para o Sudoeste Baiano, a partir dessa nova conquista. “A criação do curso de Medicina da UFBA significará mais um passo para a criação da Universidade Federal do Sudoeste. Do ponto de vista socioeconômico também repercutirá em grande avanço para Vitória da Conquista, que deve consolidar-se como polo educacional do interior do estado”, avaliou. Em Brasília, o vereador Fernando Vasconcelos (PT), presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, acompanhou as reuniões. A data de oficialização ainda será informada.


17 Respostas para “UFBA: MEC autoriza Medicina em Conquista”

  1. Ianna

    Com qual condição? e Jequié fica como? kkkkkk Dilma, Dilma….

  2. Carlos Matheus

    Ianna, não entendi o seu comentário. O que tem haver Jequié com o Curso de Medicina da UFBA?

  3. Adelson

    isso é coisa p/ 10 anos, pois 5 é só p/ construir o hosp. universitário, os nobres deputados estão de olho na eleição de 2014 e educação é sempre um tema que atrai muitos votos.

  4. Ramon

    Já estava na hora da UFBA ter um curso de medicina, uma boa notícia.

  5. argileu cardoso

    Viva aos nossos nobres representantes WALDENOR PEREIRA E ZÉ RAIMUNDO FONTES. Ao ler uma reportagem dessa não podemos ficar de boca fechada, temos que saltar de alegria, gritar aos quatro cantos da cidade. Pois essa conquista é o sonho de nossa cidade e região.
    Conheço as lutas, as buscas, e as insistências dos nossos representantes, Waldenor e Zé Raimundo. E por fim o meu muito obrigado!

  6. França

    Que montagem mais mal feita essa foto

  7. Marcos

    Carlos Matheus, respondendo a colega ai: EM JEQUIÉ OS ALUNOS DE MEDICINA ESTÃO SEM AULAS POR FALTAA DE ESTRUTURA E PROFESSORES ASSIM COMO VÁRIAS OUTRAS UNIVERSIDADES. NÃO SERIA MAIS FÁCIL RESOLVER OS PROBLEMAS DAS EXISTENTES A CRIAR ESTRATÉGIAS ELEITOREIRAS?

  8. bernardo

    Estranho,muito estranho.O Campiua anisio teixeira já conta com toda uma estrutura física e tecnica funcionando em vária s areas de formação em saude,a uesb já mpossui um coropo de professores de alto nível no curso de médicina e os 2 combativos digníssimos deputados só conseguiram OITO vagas para a UFBA????E pra onde vão as outras OITENTA autorizadas.?Claro pra iniciativa privada.enquanto isso o curso de Jequié que eles criaram se contorse emcrises sem solução.Porque tanto empenho pra conseguir OITENTA vagas pra iniciativa privada????Com a palavra os 2 combativos deputados.

  9. bernardo

    CORREÇÃO.:

    Estranho,muito estranho.O Campus Anísio Teixeira já conta com uma infra-estrutura física e técnica funcionando em várias áreas de formação em saúde,aUESB já possui um corpo de professores de alto nível no curso de Médicina e os 2 combativos e digníssimos deputados só conseguiram OITO vagas para a UFBA???E as OITENTA autorizadas vão pra iniciativa privada?qual?Quem tem estrututa tecnica e fisica pra concorrer com a UESB e a UFBA?Vai virar mais um curso de esquina,como varios existentes no Brasil.??Enquanto isso o curso de Medicina da UESB de Jequié ,que els criaram agoniza em uma crise sem solução.Porque tanto empenho?Pra conseguir OITENTA vagas pra iniciativa privada?com a palavra os 2 combativos e dignissimos deputados.

  10. Luiz

    Caso essa noticia seja verdadeira, é motivo de Comemoração. Sei que o PT adora fazer propaganda, mas esse curso não deixa de ser importante para nossa cidade e o sudoeste da Bahia e já deveria estar em funcionamento há muito tempo. Espero que isso seja de fato um caminho para a criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia. Ah! antes que me esqueça, tem muita gente torcendo para que esse curso não seja implantado em nossa cidade, coisa típica de quem não faz nada e só sabe criticar. E outra coisa, Vitoria da Conquista é a terceira maior cidade da Bahia e esta entre as cinco maiores do interior do nordeste, portanto merece sim.

  11. Jose Carlos

    O curso de probicina de JEQUIÈ tem que ser fechado,foi criado apenas para aplacar os ciúmes que o povo de Jequie nutre por Vitória da Conquista.Qual é a condição de jequie ter um curso de Medicina?Nenhum nem na cidade nem na região tem profissionais qualificados o MAGISTÉRIO MÉDICO,quais equipamentos de sáude A CIDADE DE JEQUIÉ DIPÕE?ESSE CURSO JÁ NASCEU FADADO AO FRACASSO.Se o curso de odonto na UESB jequie fosse em VITÒRIA DA CONQUISTA seria outro bem melhor ,nem equpamentos nos consultórios e clinicas particular a cidade dispõe

  12. almirá viana lemos

    Aí é prá matar o radialista do coração. Já começou jogar contra, como é de costume a tudo que é bom para a cidade.

  13. JOSE CERQUEIRA

    Esta vitoria é do sudoeste bahiano, deixam de serem incrédulos! a UFBA em Conquista já é um polo com vários cursos e que teve a maior aprovação como o curso de farmácia.Só faltava estas vagas de medicina. Pois o curso de medicina da uesb é insuficiente para atender a demanda estudantil, a prova é que no ultimo vestibular a concorrência ultrapassou o índice de 129 pra 1. Seja bem vindo o curso de medina, meus filhos agradecem.

Os comentários estão fechados.