Paulo Souto e o estelionato eleitoral

Carlos CostaEleição: ganha quem tem que ganhar!  Chico Santa Rita

Carlos Costa 

Estamos na reta final de um dos processos eleitorais mais sujos dos últimos cinquenta anos, e o estado da Bahia certamente protagoniza e lidera os golpes mais baixos que fazem da política uma atividade execrável pela maioria dos brasileiros. Desde o início do Horário Eleitoral no rádio e na televisão a comunidade baiana acompanha denúncias e mais denúncias, a maioria infundada e sem provas. O Partido Democratas, de tanto ser igual àqueles que praticam crimes, pois também é conhecido pela alcunha de DEM, aqui na Bahia tem praticado todas as formas de crimes eleitorais, manchando uma disputa que deveria ser pautada pela ética e bom senso.

O estelionato eleitoral encontrou guarida nas hostes do DEM de tal forma que eles estão constantemente tentando iludir o eleitor com peças publicitárias eivadas de mentiras. Logo no início da campanha o candidato Paulo Souto veiculou uma foto de um casal, em que a mulher está sendo atendida num hospital. Ele disse que a imagem era de uma pessoa sendo atendida no recinto do Hospital do Oeste, em Barreiras, no período em que ele foi governador. A armação foi desmascarada ao mostrar que a tal foto fora extraída de um site americano. Logo em seguida a sua campanha veiculou que os hospitais de Alagoinhas e de Conceição do Coité tinham sido construídos durante seu período como governador. Ambos os hospitais foram edificados há mais de quarenta anos! Se não bastasse, o seu grupo político que é dono da TV Bahia e suas afiliadas, vendo o crescimento da campanha de Rui Costa no oeste da Bahia, simplesmente deixaram por mais de vinte e quatro horas a imagem congelada de Paulo Souto na referida região. Quem ligava o televisor se deparava com o candidato parecendo um fantasma.  Este ato ilícito foi praticado exatamente nos dias em que a Comitiva de Rui Costa estava visitando as cidades da região oeste baiano.

O candidato ao senado ligado a candidatura do DEM também resolveu praticar esses atos condenáveis e que tanto lhe é peculiar. O candidato Geddel Lima também pegou uma foto de crianças africanas, extraída de um site norte-americano que arrecada donativos para ajudar as crianças africanas e postou no seu programa como se as mesmas fossem baianas e estivessem passando fome. Tais atos mostram o quanto esse grupo que foi tirado do poder há oito anos é capaz de realizar no afã de retornar a administrar a Bahia para poucos!

Há quase duas semanas esse grupo comprou a capa e páginas da revista Veja para tentar jogar o eleitor baiano contra o Partido dos Trabalhadores e seus candidatos.  As denúncias foram que uma ONG por nome Instituto Brasil de Preservação Ambiental era usada para desviar dinheiro que deveria ser usado para construir casas através do Projeto Construindo Dias Melhores.  O engraçado é que esta ONG começou a se relacionar com o Governo Estadual exatamente pelas mãos do então governador Paulo Souto no ano de 2006. EM 2010 o Governo Jaques Wagner, após uma auditoria, descobriu que ela usava notas fiscais frias, e atendendo parecer do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, cancelou os repasses de verbas e contratos que existiam entre o estado e a Instituto Brasil. A presidente da ONG se chama Dalva Sele Paiva. Quem é Dalva Sele Paiva?  Por coincidência, esta senhora era minha amiga no Facebook, e me chamou atenção o fato de que ela se dizia natural de Vitória da Conquista e funcionária da Prefeitura Municipal de Salvador.  Esta senhora é uma verdadeira ficha suja, pois responde a dezessete processos na Justiça, tem todos os seus bens, inclusive uma fazenda no município de Anagé, bloqueados pelo Ministério Público Federal. Há mais de um ano ela não pagava sequer o condomínio onde possui apartamento por causa da sua precária situação financeira. Assim que ela resolveu fazer as denúncias a sua situação financeira melhorou ao ponto de quitar todas as suas dívidas com o condomínio e viajar para a Espanha com o seu filho. Nesta semana ela está na Suíça, provavelmente sacando o restante do dinheiro que angariou com as suas denúncias vazias.  Como pode uma pessoa falida de uma hora para outra pagar todas as suas dívidas e de viajar para a Europa? Quem patrocinou a quitação dos débitos e a viagem dela e do seu filho?

Assim que a campanha de Rui Costa procurou esclarecer os fatos e desmontar a farsa montada pelo DEM e seus candidatos ao governo do estado e senado federal, o prefeito de Salvador ACM Neto usou o programa do seu candidato para dizer que Dalva Sele Paiva não é funcionária da prefeitura de Salvador.  Segundo ele, o PT estava mentindo ao dizer que Dalva era funcionária da prefeitura, no entanto, a própria Dalva dizia na sua página no Facebook que era funcionária pública municipal! Como disse acima, ela se declarava ser natural de Vitória da Conquista, contudo, ela é de Anagé e nesta vizinha cidade residem os seus familiares, inclusive o seu irmão Lúcio, que toma conta de sua fazenda na região do Irapuá. Por que será que o prefeito de salvador ficou tão preocupado com o fato de Dalva Sele Paiva ser sua subordinada na prefeitura municipal? Qual a ligação que ela tem com o prefeito ACM Neto e Paulo Souto?

Isto tudo mostra que as velhas práticas do tempo do carlismo que estavam em estado de latência estão agora mais vivas do que nunca. O povo baiano conhece muito bem a capacidade que os órfãos do carlismo possuem para ganhar eleições a todo custo. Esse grupo conseguiu sucatear o estado da Bahia e o deixou como um dos mais atrasados estados do Brasil. Não é demais lembrar algumas corrupções que ocorreram durante o tempo que eles administravam a Bahia: Eles quebraram a Cesta do Povo, deixando um rombo de mais de seiscentos milhões de reais; Na Bahiatursa o rombo foi de trezentos milhões de reais; no Programa Cabra Forte o desvio também chegou aos trezentos milhões; O Programa Avicultura Familiar levou para o ralo da corrupção mais de onze milhões de reais; o Baneb foi privatizado e ninguém sabe o que foi feito com o dinheiro arrecadado e ainda deixou um rombo de mais de trezentos milhões de reais; mais de cem milhões de reais também foi desviado da Secretaria de Combate a Pobreza em conluio com o Instituto Brasil.

O povo baiano não é bobo e saberá dizer um “NÃO” bem rotundo a esse grupo que usa práticas ilegais e que há muito deveria ter sido banido do nosso meio.  Esperamos que polícia consiga descobrir os laços criminosos que unem o DEM, Paulo Souto, Geddel, ACM Neto e Dalva Sele Paiva.  Que a Bahia possa reprovar esta forma odienta de fazer política no próximo domingo.


Os comentários estão fechados.