Jorge Maia: Da igualdade da aplicação da pena

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | [email protected]

Beócia, 30 de fevereiro de um ano qualquer.

Prezado Jorge Maia, continuo com as minhas teses extravagantes e chocando a todos com as minhas ideias, isso apenas para confirmar que não vim para trazer acomodação e zona de conforto para ninguém, meu negocio é provocar, como fiz outro dia em uma palestra em que consegui contrariar a todos. >>>>>

A minha tese sobre a igualdade perante a lei, conquista definitiva da revolução francesa, permanece intacta no mundo civilizado, tornando-se uma marca de igualdade, evitando privilégios. Ainda que eventualmente isso seja teórico, ainda assim, nada impede cultuar a relevância disso para a democracia.

A minha implicância quanto a esta igualdade não é quanto à igualdade formal estabelecida pela Constituição, mas ao aspecto da lei penal, que tratando igualmente a todos, aplica a mesma pena para o mesmo crime cometido por pessoas completamente desiguais. Ora, onde fica o princípio da desigualdade de tratamento entre pessoas diferentes, para poder iguala-las?

Percebeu o meu inconformismo? Vamos imaginar a seguinte hipótese: um cidadão analfabeto, pobre, abandonado pelo Estado, comete um crime cuja pena é de quatro anos, apenas para exemplificar. Outro cidadão que teve oportunidade na vida graduou-se por Universidade pública de qualidade, recebe bolsa do poder publico, conclui o mestrado, doutorado e pós-doutorado e comete o mesmo crime, cuja pena é de quatro anos.

Não há uma desigualdade aí? Não é perceptível que essa desigualdade provoca uma grande injustiça? Ademais, o segundo terá direito a prisão especial enquanto não transitar em julgado a sua sentença condenatória. Outra grave injustiça. Entre ambos, de quem poderíamos cobrar mais responsabilidade e consciência?

A minha tese é a seguinte: a pena deve ser igual para todos, contudo à medida que avançar em conhecimento a pena iria aumentando. Para aquele pobre infeliz, analfabeto e esquecido pelo Estado a pena será de quatro anos. Para quem concluir o segundo grau, ensino médio, a pena será de cinco anos, para quem for graduado, seis anos, até chegarmos ao pós-doutorado quando a penas seria de nove anos.

Então, a justiça pretendida será atingida, pois estaremos dosando a pena segundo a exigibilidade de comportamentos segundo o nível de discernimento das pessoas.

Esta é a minha última tese, com a qual tenho feito muitos inimigos, espero um dia saber da sua opinião sobre o assunto. Quero informar que Maria Periguete está sofrendo com febre psicológica, motivada pela indiferença de Francis que não lhe dá nenhuma atenção.

Um abraço, desta doce terra da Beócia. José Picuinha.250916

 


Os comentários estão fechados.