Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia: nova Reitoria é empossada em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Na noite desta sexta-feira (15), o Teatro Glauber Rocha, no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia de Vitória da Conquista, recebeu integrantes da comunidade acadêmica, representantes de diversas instituições do estado, autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário e membros da sociedade civil para a cerimônia de posse da Reitoria da Universidade para o quadriênio 2018-2022. Os cargos de reitor e vice-reitor foram transmitidos aos professores Luiz Otávio de Magalhães e Marcos Henrique Fernandes, respectivamente.

A solenidade, que contou com apresentações musicais e a presença de servidores, professores e estudantes dos três campi, foi presidida pelo subsecretário de Educação do Estado da Bahia, Nildon Carlos Santos Pitombo. Na oportunidade, ele destacou que a função das universidades estaduais vai além de levar o ensino superior para os territórios da Bahia. “A universidade não tem o papel de formar só técnicos e profissionais, mais do que isso, ela aciona um mecanismo gigantesco de confirmar entendimentos, ajudar compreensões, melhorar a qualidade de perfil técnico, de geração de empregos, de produção de renda.

E a gente sabe dessa importância e tem clareza que tem que apoiar permanentemente esse processo das universidades estaduais”, ressaltou Pitombo. O reitor, professor Luiz Otávio de Magalhães, também enfatizou a relevância da Universidade para um cenário que ultrapassa as barreiras da área de educação. “Temos o desafio de fazer da UESB, cada vez mais, uma Instituição de todo o Sudoeste da Bahia, integrada a essa região. A Universidade é pública e estadual, então ela tem também funções sociais, além de suas funções e metas acadêmicas.

Ela deve ser um instrumento condutor de políticas de desenvolvimento, e a gente tem esse interesse”, pontuou o reitor. Evidenciar o papel de destaque da Uesb enquanto principal instituição de ensino superior da região Sudoeste. Para o vice-reitor, professor Marcos Henrique Fernandes, essa é uma das principais metas dos próximos quatro anos de gestão. Além dela, o professor lotado no campus de Jequié, sublinhou que os três campi terão seu espaço delimitado por uma atuação enérgica de toda a administração.

“Umas das principais propostas que tivemos na campanha, e, desde o início da gestão, já estamos trabalhando para de fato implantar, é uma descentralização do ponto de vista acadêmico, administrativo e orçamentário. Com certeza, a descentralização será um ponto forte da nossa gestão”, concluiu. Entre outras personalidades estavam os deputados Waldenor Pereira (MP-BA) e José Raimundo Fontes (PT), ambos docentes da UESB, sendo que Waldenor foi retiro por dois mandatos consecutivos.


Os comentários estão fechados.