Transtornos em Vitória da Conquista: após Decreto de Emergência, Transporte Coletivo é destaque nacional

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Prefeitura de Vitória da Conquista decretou Situação de Emergência no Transporte Coletivo Urbano, nesta quarta-feira (18), por conta da falta de ônibus para atender a demanda de passageiros. O problema começou na terça-feira (17), depois que 74 coletivos da empresa Viação Vitória foram retidos por causa de irregularidades nos veículos. Conforme a Prefeitura, foram encontrados ônibus com pneus carecas, sinalização deficiente e tacógrafo em mau estado, entre outros problemas.

Após a vistoria, apenas 6 ônibus foram liberados para atender às linhas de responsabilidade da empresa, o que gerou reclamações da população, que enfrentou demora nos pontos de ônibus. “A gente é obrigado a ficar em pé, debaixo de sol, de chuva, esperando ônibus. Isso é uma vergonha para nossa cidade. Uma cidade do tamanho da nossa tá passando por uma humilhação dessa”, contou a dona de casa Anelita Souza.

Com o problema, além da situação de emergência, a prefeitura decretou ainda que, enquanto os veículos da Viação Vitória não forem regularizados, poderá repassar todas linhas de responsabilidade da empresa para outra empresa, de forma emergencial e temporária. “Tinha que ter avisado à população, prevenido. E, também, ter feito a coisa de forma diferente.

Põe metade dos carros trabalhando e metade faz a vistoria. Quando terminar a vistoria da outra metade, põe na rua e vai fazer a da outra. Agora, não penalizar a população por causa disso. Tá errado”, disse a dona de casa Cássia Cardoso. Além da Viação Vitória, a empresa Cidade Verde também opera no transporte público de Vitória da Conquista.

A empresa tem frota de 78 coletivos e já passou a atender algumas linhas que antes eram da Viação Vitória nesta quarta. Vans do transporte alternativo também estão em operação. Em nota, a Viação Vitória informou que vai tomar providências e aguardar uma nova vistoria. A empresa diz ainda que é impossível regularizar a situação de todos os ônibus de uma vez. Informações do G1.

Pesquisa do IBGE: na Bahia, 95% dos municípios com transporte por ônibus não cumpriam Lei de Acessibilidade

Foto: Reprodução | TV Bahia

Na Bahia, 95% dos municípios onde há ônibus municipais não cumpriam, até o ano passado, a Lei e Acessibilidade, que estabeleceu que toda a frota de veículos de Transporte Coletivo do Brasil estivesse totalmente acessível desde 2014. O levantamento consta na Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC), referente ao ano passado, divulgada nesta quinta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme a pesquisa, das 120 cidades da Bahia onde há ônibus municipais, apenas cinco informaram no ano passado que toda a frota de ônibus era adaptada:

Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jacobina e Maragogipe. Outras 36, incluindo Salvador, tinham a frota parcialmente adaptada e 79 não tinham nenhum veículo com acessibilidade. A Secretaria de Mobilidade Urbana de Salvador (SEMOB) disse que, atualmente, a cidade conta com 95% dos total de 2,6 mil ônibus com acessibilidade e que os 5% restantes são veículos da frota reserva, colocada nas ruas após um incêndio ter destruído 80 coletivos na garagem da empresa CSN, localizada na Avenida Santiago de Compostela, no Parque Bela Vista, em janeiro. Confira a íntegra da reportagem do G1.

Arte Apagada: grafites com homenagens a Glauber Rocha são apagados em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As intervenções artísticas que ocupavam o mudo da Central de Equipamentos do Município de Vitória da Conquista foram apagadas. A pintura em grafite foi produzida por quatro artistas e entre as figuras destacadas estava o cineasta Glauber Rocha.

Na manhã desta quarta-feira (20) o BLOG DO ANDERSON foi conferir o espaço que agora ganho uma tinta branca. Na reportagem da TV Sudoeste mostra o projeto juntamente com os grafiteiros.

Consultado pelo BLOG DO ANDERSON, membros da Prefeitura de Vitória da Conquista justificou que a medida antecipa a desativação da Central de Equipamentos que será transformada numa Praça Pública, fruto de uma parceria entre o Município e a Pel Construtora.

Destaque Nacional: dois adolescentes são mortos a tiros e outros dois baleados em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Dois adolescentes foram mortos a tiros e outros dois baleados, na tarde desta quarta-feira (13), na frente do Colégio Municipal Ridalva Correia Melo, em Vitória da Conquista. O caso ocorreu na Avenida Jequié, no bairro Ibirapuera. De acordo com informações iniciais, dois homens que chegaram ao local à pé efetuaram os disparos que atingiram os jovens. Segundo a polícia, a informação inicial era que quatro estudantes foram baleados na frente da instituição de ensino. No entanto, ao chegar no local, a polícia foi informada pela diretoria da escola que duas das vítimas são estudantes da instituição e as outras duas não.

Depois dos disparos, os suspeitos, ainda não identificados, fugiram do local. Policiais militares da 78ª CIPM e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados e constataram as mortes de Teônio Santos de Jesus, de 17 anos, que era aluno da escola, e Flávio Silva Santos, de 14 anos, ex-aluno da instituição. As outras duas vítimas, uma de 15 anos e outra de 16, foram socorridas e encaminhadas para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. Conforme a polícia, o estado de saúde do jovem de 15 anos é considerado estável, já o adolescente de 16 anos, atingido por cinco tiros na região do ombro, tórax, abdômen e pernas, tem estado grave.

A PM informou que a guarnição isolou a área e acionou o Serviço de Investigação em Local de Crime (Silc) para que seja feita perícia e remoção dos corpos. Ainda não há informações sobre o que motivou o ataque. A polícia disse, também, que, até o momento, não foram encontrados nenhum antecedente criminal dos jovens mortos e feridos. A Polícia Civil vai investigar o crime. Após o ocorrido, a direção do Colégio Municipal Ridalva Correia Melo suspendeu as aulas programadas para esta quarta-feira (13).

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lamentou o ocorrido por meio de nota. Disse que, “após o lamentável incidente”, a escola, que possui 734 alunos do 2º ao 9º ano, encerrou as atividades durante o resto do dia em sinal de respeito e luto. “Em tempo, informa que, em conjunto com a Polícia Militar, através de programas como a Ronda Escolar e o Projeto Educacional de Resistências às Drogas (Proerd), tem empregado esforços na prevenção e combate da violência junto às comunidades escolares de Vitória da Conquista”, diz trecho da nota da prefeitura.

Nota Premiada Bahia: Vitória da Conquista tem treze instituições aptas para doações de notas fiscais pela

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Vitória da Conquista possui trezeinstituições beneficentes inscritas no programa Sua Nota é um Show de Solidariedade e aptas a receber doações de notas fiscais eletrônicas por meio da campanha Nota Premiada Bahia, do Governo do Estado da Bahia. Ao se cadastrar no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br, o cidadão pode escolher até duas instituições para apoiar, uma da área social e outra da área de saúde, além de concorrer a prêmios mensais de R$ 100 mil e especiais de R$ 1 milhão. Para participar, basta solicitar a inclusão do número do CPF ao realizar compras nos estabelecimentos baianos que emitem a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e). Em Conquista, já são 607 os estabelecimentos emissores da NFC-e. >>>>>

Destaque Nacional em Vídeo: justiça determina suspensão de Blitz do IPVA em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O juiz Ricardo Frederico Campos, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Vitória da Conquista, determinou a suspensão de blitzes para conferência do pagamento Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), conforme destacou o BLOG DO ANDERSON nesta segunda-feira (4). A suspensão, fruto de uma ação do vereador David Salomão Santos Lima, é provisória e ainda não há previsão de quando começará a ser empregada. No pedido feito à Justiça, o requerente usa a justificativa de que a apreensão do veículo, por conta do não pagamento do IPVA, impede que o motorista faça a renovação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), uma vez que o não pagamento do IPVA é um impedimento para a concessão da licença.

Além disso, o motorista também não consegue quitar multas e outras taxas, o que, conforme o pedido, obriga o condutor a quitar as duas pendências de uma vez só. O coordenador Circunscrição Regional de Trânsito de Vitória da Conquista, Javan Rodrigues dos Santos, informou que o órgão foi notificado da decisão da Justiça e vai cumpri-la. Ele disse, ainda, que vai encaminhar a situação para o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA), em Salvador, para que o órgão tome as medidas cabíveis.

Ao Brasil que eu quero: em vídeo, adolescentes pedem iluminação na Quadra de Esportes em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Praça Dão Barros, também conhecida como Praça do Cigano, no bairro Ibirapuera, está com muitos problemas que merecem atenções especiais do prefeito Herzem Gusmão Pereira.

Além da sujeira e buracos no alambrado, desportistas reclamam da escuridão neste importante espaço da Zona Oeste de Vitória da Conquista. Recentemente o grupo fez um vídeo através do Instagram marcando o BLOG DO ANDERSON e Herzem Gusmão.

O BLOG esteve no local e também cobrou uma solução junto à Administração Municipal, porém até a noite desta segunda-feira (4) o problema persistia. Veja o vídeo enviado ao Brasil que eu quero, da TV Globo, e também o que foi registrado pelo BLOG DO ANDERSON.

Oeste Baiano: coreógrafo executado em ambulância

Foto: Reprodução | Blog do Braga

O jovem que foi executado dentro de uma ambulância na BR-242, no trecho urbano de Luis Eduardo Magalhães, Oeste Baiano, era coreógrafo e figurinista da Secretaria Municipal de Cultura. Tiago Avelino, de 24 anos, estava sendo socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) quando foi assassinado. Minutos antes, tinha sido baleado durante uma ação da polícia que tinha um tio dele como alvo.

Segundo parentes do jovem, Tiago pegou uma carona com o tio, Francisco de Assis Dementino, de 29 anos, conhecido como “Francisquinho”, e o veículo em que estavam foi abordado por policiais civis e militares. Francisco era suspeito de tráfico de drogas e estava com um mandado de prisão em aberto, mas a família conta que Tiago era inocente.

A operação, das polícias Civil e Militar, foi montada para prender Francisco, e a polícia informou que ele reagiu à abordagem quando foi localizado pelos agentes passando de carro, com o sobrinho, pelo bairro Santa Cruz. Francisco teria atirado contra os policiais, que revidaram. No confronto, ele e o sobrinho Tiago foram atingidos. Um policial militar, Joelson dos Santos Menezes, de 32 anos, também acabou sendo baleado. >>>>

Guia de Oportunidades: tem diversas vagas para estágios e empregos em Vitória da Conquista; confira todos os detalhes

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Guia de Oportunidades traz novas vagas de empregos e estágios em Vitória da Conquista. Na reportagem do Bahia Meio Dia que o BLOG DO ANDERSON destaca nesta quarta-feira (30) tem diversos espaços de vários setores para os que querem ingressar no mercado de trabalho. Confira tudo com exclusividade aqui no BLOG DO ANDERSON.

Operação Luz na Infância 2: 10 pessoas foram presas na Bahia, Poções está no alvo da ação contra pornografia infantil

Foto: Reprodução | G1

Subiu para 10 o número de presos em flagrante na Bahia durante a operação nacional Luz na Infância 2, que combate a pornografia infantil, deflagrada na manhã desta quinta-feira (17), em 24 estados e no Distrito Federal.  Do total de flagrantes na Bahia, sete foram realizados pela Polícia Civil da Bahia (PC-BA), sendo quatro em Salvador, um na Ilha de Itaparica e dois em Camaçari, na região metropolitana. Os outros três foram presos pela Polícia Federal, que não informou onde foram feitos.

No total, 31 mandados de busca e apreensão foram expedidos na Bahia, sendo cinco cumpridos pela Polícia Federal, em Salvador e Alagoinhas; e 26 pela PC-BA, em Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Poções, Camacã, Ilhéus, Itagimirim e Ilha de Itaparica. Em Salvador, os mandados foram cumpridos nos bairro de foram cumpridos nos bairros de Vila Laura, Imbuí, São Marcos, Pau Miúdo, Canabrava, Pituba, Tancredo Neves, Ondina, Paripe, Liberdade, Nova Brasília de Itapuã, Castelo Branco, Pernambués, Plataforma, Boca do Rio, Barbalho, Fazenda Grande IV e Brotas. Leia a reportagem do G1.

Desaparecido em Vitória da Conquista: ossada pode ser de idoso que sumiu há mais de cinco meses

Foto: Reprodução | TV Sudoeste

A família de um idoso de 65 anos que está há mais de cinco meses desaparecido em Vitória da Conquista, reconheceu objetos pessoais que seriam dele e que foram localizados ao lado de uma ossada. Os parentes acreditam que os restos mortais, encontrados na zona rural do município, sejam dele, mas precisam aguardar o resultado de um exame de DNA para que possam fazer o enterro.

O idoso Claudionor Alves Souz desapareceu no dia 3 de dezembro. Os parentes contam que, na ocasião, ele saiu de casa de bicicleta e sem avisar a ninguém. Depois de um tempo, os familiares registraram boletim de ocorrência sobre o desaparecimento dele. No final de abril, depois de quatro meses do desaparecimento, a ossada foi encontrada no município. Leia a reportagem do G1.

Vídeo Exclusivo: PM mata ladrão na porta de Escola

Foto: Reprodução

O homem que foi morto por uma policial de folga após sacar uma arma em frente a uma escola particular em Suzano, interior de São Paulo, no sábado (12) era um ladrão, segundo a mãe de uma aluna que levava a filha para uma festa de Dia das Mães. A testemunha, que pediu para não ser identificada, conta que viu o momento em que o suspeito abordou uma outra mulher, próximo ao portão de entrada da unidade, e seguiu em direção ao portão da escola, onde fez um disparo. Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra como foi o trajeto do homem, que seguiu a mulher que aparece nas imagens com uma roupa cinza, que estava acompanhada por uma criança com calça rosa.

Ele segue pela rua e a mulher e a criança, pela calçada. A testemunha disse ainda que, depois de abordar a mulher, o homem revistou o porteiro da escola e que acredita que ele tinha a intenção de entrar na unidade. O vídeo mostra que, ao perceber a ação, a policial, que estava de folga e é mãe de uma aluna da escola, saca a arma e faz três disparos contra ele. O homem cai no chão e a policial o rende. Ainda de acordo com a testemunha, depois disso, um vizinho da escola, que também é policial, chegou ao local. Confira o vídeo acima. >>>>

Adolescentes desaparecem em Vitória da Conquista: jovens fogem após pais pedirem ‘foco nos estudos’

Foto: BLOG DO ANDERSON

Dois adolescentes estão desaparecidos desde a madrugada da última sexta-feira (4) em Vitória da Conquista. Os jovens são namorados. Familiares acreditam que ele fugiram de casa. Até a publicação desta reportagem, o casal não tinha feito contato com os parentes. As famílias não detalharam se eles deixaram alguma carta de despedida, mas acreditam que o casal, que está junto há dois meses, fugiu após ser contrariado pelos pais. Segundo os familiares, os responsáveis pediram aos adolescentes mais foco nos estudos. Além disso, houve um atrito familiar devido a escolhas religiosas. “A gente é evangélico [família de Manoel] e eles [família de Ana Carolina] são espíritas.

A menina estava indo para a igreja com a gente e eles [família da adolescente] não aceitaram ela ir para a igreja com a gente. Então eles [os adolescentes] arrumaram a mochila e saíram”, disse a mãe de Manoel, Rosilene Carvalho de Jesus.“Eu não lembro nem a última vez que eu comi. Estou só pensando todos os dias se já comeu, o que está fazendo. O mundo está terrível, com muita maldade”, completou a mãe de Ana Carolina, Ana Paula Santos. Conforme relatos dos familiares, Manoel e Ana Carolina são vizinhos e se conhecem desde crianças. O caso foi registrado na Polícia Civil, que apura o caso e faz buscas pelos jovens. Informações do G1.

Saúde Pública: jovem com distúrbio mental aguarda há 2 anos por cirurgia no cérebro em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução | TV Sudoeste

Um jovem de 20 anos de Vitória da Conquista e que sofre de distúrbio mental aguarda há mais de dois anos para fazer uma cirurgia no cérebro. A avó do rapaz, Maria José Gomes, diz que ele toma mais de 10 comprimidos por dia para controlar crises comportamentais e se acalmar. A cada 15 dias, ele ainda tem que tomar uma injeção. Os medicamentos, segundo ela, levaram o rapaz a desenvolver um problema no fígado. A solução para amenizar a situação de Diego, segundo relatórios médicos, seria uma psicocirurgia, destinada a tratar um problema mental. O procedimento poderia evitar que ele fique agitado e agressivo e ainda fazer com que o jovem não precisasse de tantos remédios. Maria José diz, no entanto, que não consegue marcar a cirurgia para o neto. “Não durmo de noite. Sento na cama e amanheço o dia olhando para ele, porque ele tem muita crise.

Fico com medo de ele morrer sufocado. Só falto morrer de noite”, destaca mulher, que tem 60 anos. Segundo Dona Maria, quando fica agressivo, Diego costuma machucar a ela e a si próprio. “Os remédios prejudicaram o fígado, como consta num exame. Virou hepatite, ele está com hepatite. E disseram que se ele não fizer a cirurgia ele vai para a fila de transplante, porque se tirar os remédios ele me mata”, diz. A Secretaria de Saúde do Estado Bahia (SESAB) informou, por meio de nota, que, como Diego não está internado em nenhuma unidade de saúde, o encaminhamento dele para cirurgia deve ser feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista. O G1 entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Vitória da Conquista e aguarda um posicionamento do sobre o caso.

O Brasil que eu quero: de Itambé, Henrique Almeida pede que os “nossos políticos respeitem a democracia”

Foto: Reprodução | TV Globo

De Itambé, município do Sudoeste Baiano que fica a 60 quilômetros de Vitória da Conquista, veio a participação de Henrique Almeida no “O Brasil que eu quero”, quadro exibido em programas jornalísticos da TV Globo.

&nbsp

No Jornal Hoje desta segunda-feira (16), Henrique disse que ele quer “é um Brasil com saúde, com segurança, com educação e que os nossos políticos respeitem a democracia”. Veja o vídeo.

Tragédia em Manoel Vitorino: conquistense morre em batida com carreta carregada com álcool

Foto: Reprodução

Um motorista de um carro de passeio morreu após batida com uma carreta que transportava álcool na BR-116, trecho de Manoel Vitorino, no Sudoeste Baiano, na manhã desta terça-feira (10). De acordo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por conta do acidente, o trecho da rodovia foi interditado em razão da presença de material inflamável.

Segundo a polícia, o carro pegou fogo e ficou destruído. Já a carreta teve o “cavalinho” [cabine] incendiado, mas o reboque, carregado com álcool, não foi atingido. O motorista da carreta saiu ileso. Conforme a PRF, o acidente ocorreu por volta das 8 e até as 12 horas desta terça-feira (11), o trecho permanecia interditado, nos dois sentidos da rodovia.

Ação da PRF: idoso argentino é preso com cocaína dentro dentro de mala em Vitória da Conquista

Fotos: Divulgação | PRF

Um argentino de 60 anos foi preso com 18 quilos de cocaína escondidos em nove pares de tênis durante abordagem a ônibus na Rodovia Santos Dumont [BR-116], em Vitória da Conquista, na madrugada desta segunda-feira (9). A droga foi encontrada dentro da bagagem do estrangeiro.  De acordo com a Polícia Rodoviária Federal o ônibus seguia de Campinas com destino a Salvador.

Durante a fiscalização, os policiais desconfiaram do comportamento do passageiro e durante averiguação no bagageiro, encontraram a carga.

Ao ser questionado, o idoso argentino informou que recebeu a cocaína em Florianópolis e levaria até a capital Baiana. Segundo ele, a droga seria entregue em Salvador para a mesma pessoa que havia lhe repassado em Florianópolis. Ele foi preso e levado para ao Distrito Integrado de Segurança Pública em Vitória da Conquista. Não há informações sobre a pessoa que receberia a droga.

O Brasil que eu quero: Vitória da Conquista é destaque no Jornal Nacional; veja o vídeo

Foto: BLOG DO ANDERSON

Vitória da Conquista ganhou destaque no “Brasil que eu quero”, quadro da TV Globo que tem levado opiniões de cidadãos e cidadãs dos 27 estados brasileiros em seus telejornais. Na noite desta sexta-feira (30) o foco foi para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Ao lado do eu namorado, Raíssa Rocha deixou o seu recado em nome do amor e o BLOG DO ANDERSON mostra aqui esse momento impar para o casal da Capital do Sudoeste Baiano. Veja a participação no vídeo acima.