Copa FIFA 2014: desafio e oportunidades

Por Eduardo Moraes

Enquanto os países centrais permanecem imobilizados por uma crise financeira que parece não ter fim, os agora emergentes, dentre eles o Brasil, navegam em uma onda de excelentes perspectivas de crescimento sustentável em longo prazo. A presidenta Dilma Rousseff herdou do Presidente Lula, um país de economia em expansão e sem ameaças aparentes. De acordo com especialistas, tanto no curto, quanto no médio prazo. Junto a esses indicadores favoráveis, a realização de eventos como a Copa do mundo de Futebol FIFA 2014 e as Olimpíadas em 2016, podemos vislumbrar um país turbinado nos aspectos político, econômico e social. Diante desse cenário de expectativa de crescimento, a Bahia está incluída por ser uma das sub-sedes escolhidas pela FIFA. O Estado, além de receber um dos grupos, poderá sediar abertura dos jogos na nova arena da Fonte nova. Dentro da política do governo do Estado de interiorizar o evento para que os legados desse acontecimento, que irá revolucionar toda a nação, não se limitem à capital e a região do Recôncavo Baiano. Vitória da Conquista é candidata a receber, como campo base, qualquer uma das seleções que virão treinar ou passar pelo período de aclimatação.

É possível, sim! Todos estão convocados – empreendedores, poder público, cidadãos – a se mobilizar, planejar, trabalhar e preparar a nossa cidade para ser escolhida por uma das seleções visitantes. Estamos diante de um grande desafio e de imensas oportunidades que firmem a nossa cidade definitivamente como metrópole.

Eduardo Moraes

Vice-Presidente do Esporte Clube Vitória da Conquista


4 Respostas para “Copa FIFA 2014: desafio e oportunidades”

  1. Murilo

    É mister que os investimentos na copa de 2014 e olimpiadas de 2016 não retornarão aos cofres públicos. O panamericano deu prejuizo. Além disso o governo do PT local não dá atenção aos estádios locais quando o murilão é ponto de vandalos e o lomanto jr não tem tribuna de honra, as salas de imprensa são péssimas, as cadeiras cativas do tempo do ronca, os vestiários sem instalações apropriadas e o gramado é de várzea.
    Além disso os cortes da presidente em alguns setores sinalizam que a econômia não está tão sólida assim.
    E a violêcia? A violência é fator de entrave para o posicionamento de nossa cidade enquanto sede para alguma seleção, temos uma policia fragilizada pelos pessimos salário da corporação que o partido dos TRABALHADORES mantém arrochados. Não adianta devaneios e eufemismos, hj somos incapazes de receber qualquer seleção do mundo.

  2. JOSE MARIA CAIRES

    Caro Eduardo,

    Parabnizo sua excelente matéria, vejo você como uma das personalidades mais importante para aglutinar as forças conquistenses para algo que é extremamente importante pra região e quero dizer ainda, CONQUISTA tem as melhores condições dentre os pretendentes, basta apenas organizar as ações.
    VAMOS LÁ CONQUISTA PODE.

    JOSE MARIA CAIRES

  3. Eduardo

    Vitória da Conquita tem condições sim de ser escolhida como campo base para a Copa FIFA 2014.
    Querer é poder.
    Murilo.
    Respeito sua opinião!
    Mas veja pelo lado bom!Pessimismo, conformismo e comodismo, com certeza não contribui para mudar nossas vidas. Encare essa iniciativa como um motor que pode fazer avançar e muito a nossa cidade e região.
    Pense nos legados que a Copa e as Olimpíadas deixarão espalhados pelo Brasil!
    Para vencer na vida nada melhor que uma atitude e espírito desenvolvido e empreendedor.
    Para seu governo os corte no orçamento não afetarão a Copa 2014.
    Cortes não afetarão obras
    Os cortes no Orçamento Geral da União, anunciados pelo Governo Federal na semana passada, não afetarão as obras referentes à Copa 2014, de acordo com o ministro dos Esportes.
    “No começo de janeiro, a presidenta Dilma chamou para uma reunião e fez o seguinte comunicado: ‘a Copa 2014 é prioridade absoluta do meu governo. É um compromisso com o país, vai gerar empregos e melhorar a qualidade de vida. Parte dos recursos já estão contratados. O contingenciamento é importante para manter estabilidade econômica do país, mas não deve ter nenhum impacto na preparação do mundial da FIFA’”, disse Orlando Silva, citando o discurso de Dilma.

  4. Eduardo

    Caro amigo José Maria

    Fico muito grato pela deferência, ainda mais vindo de pessoa tão empreendedora como você.

    De uma coisa tenho certeza, “Os pessimistas são meros espectadores: Os otimistas são os que transformam este mundo”.
    Estou a serviço de Vitória da Conquista, é gratificante poder testemunhar que as inúmeras pequenas ações individuais tornam-se vitoriosas quando abraçadas pela coletividade.
    A sociedade já manifestou o desejo em fazer da nossa cidade um campo base Copa FIFA 2014, o poder publico municipal afirma que não medirá esforços para que isso aconteça.
    O tempo urge! Se é o que desejamos não podemos ficar a ver navios.
    Outras dezenas de cidades pelo país da mesma forma se mobilizam, aquela que tiver mais competência será escolhida.

    Eduardo Moraes

Os comentários estão fechados.