CIA do Terno ou CIA do Despreparo?

Por Dirceu Góes

Convidado a ser padrinho de um casamento em Guanambi, necessitava comprar uma camisa verde de manga comprida e uma gravata para compor o traje e subir ao altar. Programei ir ao Conquista Sul no final da tarde desta sexta-feira (05/02), porque além de adquirir a roupa assistiria a uma sessão de cinema e, logo depois, possivelmente beberia um choppinho gelado e beliscaria uma picanha na praça de alimentação do shopping. Para comprar a roupa já tinha endereço certo: a Cia do Terno, onde estivera dias atrás observando os artigos e consultando os preços dos produtos.

Muito bem, peguei um taxi do Candeias até o shopping e fui direto para a loja previamente escolhida. Lá a balconista por nome Fabiana se mostrou muito educada, atendendo-me com distinção ao ponto da compra evoluir de uma camisa de manga comprida e uma gravata para mais duas outras camisas de manga curta. O preço total ficou em R$121,20 com possibilidade de ser dividido em duas prestações no cartão de crédito. Dirigi-me ao caixa… Todo o clima de satisfação se transformou…

Primeiro porque a funcionária do setor não se entendia com a máquina receptora do cartão Visa. As tentativas foram se sucedendo, a discagem se repetia indefinidamente, o cartão era aceito com fundos pela empresa, mas a fatura e o recibo da transação não se efetuavam… Segundo porque neste ínterim entrou novo cliente na loja em busca de um blazer. Uma outra balconista, que não Fabiana, atendeu ao jovem senhor. Entre eles estabeleceu-se uma pequena discussão sobre as diferenças entre os cortes e os botões que diferenciam um blazer de um terno. Ela, para vender o produto que tinha na loja, insistia que tanto um como o outro eram a mesma coisa. A discussão aumentou, a balconista elevou o tom de voz ao ponto das veias do pescoço se inflarem, numa tentativa de convencimento pelo grito… Faltou pouco, muito pouco, para que ela pegasse um cinturão do mostruário e desse algumas lapadas no cliente que, murcho, ligou dando satisfações a esposa pelo celular, resmungou baixinho algumas palavras e entrou no vestiário para provar as peças que a vendedora lhe empurrou nas mãos.

Neste ponto, depois de mais de 10 minutos esperando pela funcionária do caixa que não destravava a maquineta do Visa e presenciando tamanha falta de educação de uma vendedora do shopping, resolvi sair da Cia do Terrno e voltar para casa. O constrangimento foi tamanho que fiquei sem graça para o cinema, para o chopp e para a picanha em fatias…Entrei noutro taxi e, somando a ida e o retorno à loja Cia do Terno e ao Shopping Conquista Sul, vi que gastei R$30,00 para me frustrar com o comércio de Vitória da Conquista…

Amanhã, ao chegar em Guanambi, é possível que antes do casamento eu encontre a camisa verde e a gravata que tanto procuro para apadrinhar o casamento de pessoas amigas e queridas.

Um grande abraço,

Dirceu Góes é professor de Radiojornalismo I e II da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)


25 Respostas para “CIA do Terno ou CIA do Despreparo?”

  1. Alberto Marlon

    Tenho certeza que isso não é um caso isolado. O comércio, de uma forma geral, carece de bons profissionais, mais pacientes, mais preparados e sem tanta pressa de “vencer” sua comissão no fim do mês. Histórias mais escabrosas, caro professor, podemos ver em outros ramos, especificamente o de alimentação. É uma verdadeira afronta – para o estabelecimento – um mulato, mal vestido e sem um carro Top tentar comprar os serviços em certos ambientes da cidade.

  2. O Sombra

    Esse fato narrado irá mudar o radicalemnete o cotidiano da nossa sociedade!
    Tsc Tsc…
    Tanta coisa pra se falar e o senhor está encafifado porqe nao conseguiu comprar a sua camisa e a sua gravata?!?
    Saiba que muitas outras pessoas também não podem.
    Poruque nao tem dinheiro pra comprar e nem pra andar de táxi como o senhor.
    Francamente!

  3. Nóismesmo

    Esse fato narrado irá mudar o radicalemnete o cotidiano da nossa sociedade! [2]

    kkk

  4. maria

    concordo com o ponto de vista do sombra, relmente tem muitas outras coisas para se preocupar aponto de perder tempo para digitar um texto com reclamações tão futeis, pior ainda é quem publicou o comentario, aposto que outros textos ja devem ter chegado a ese blog e não teve a mesma atenção que esse.

  5. Cidadão

    E eu que perdi meu precioso tempo para ler isso…
    Francamente!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Tolinho de conca's

    Isso já aconteceu comigo tambpem prof., no mesmo estabelecimento, em outras circunstâncias. É importante sim sua fala, ao tempo em que o povo da’terceira cidade da Bahia’, precisa acordar e sair da empafia e frieza nos relacionamentos em diversas ordens, parar de ser tão vitrinesca, pirotecnica e provinciana e se humanizar mais..
    Aqui há muita defesa, mas poucas verdades…
    Recomendo-lhe procurar em Caetité, pertinho de Guanambi, uma fábrica de ternos que não sei o nome, mas que produz com excelente qualidade ternos e camisas que duram, diferentes dos produtos baratos e descartáveis da Cia. do terno(em minuscula) mesmo.

  7. Warley

    Discordo do sombra e da maria.
    alguem tem que falar tambem dos modos que somos tratados no comercio em Conquista.
    Lojas com Insinuante, Ricardo, e Casa Mais, voce entra lá e se não for procurar um vendedor voce sai sei levar nada.
    Sem contar os maus educados vendedores da Cofet e da Madereira Real. Um dia deste comprei algo mais caro em outra loja, CasaShop, mais não comprei na Cofet e nem na Real por causa dos venddedores.
    Até parece que os comerciarios de Conquista estão fazendo um favor pra gente não ao contrario.

  8. Robson

    Tanta coisa para se publicar. Nossa sociedade tem tantos problemas professor. Francamente como diz o Boris Casoy: ISSO E UMA VERGONHA.

  9. Janaine

    Eu não citaria o nome da loja,mas acredito que foi válido levantar a questão sim! Afinal, quem paga o salário dos funicionários e do próprio dono da loja é o CLIENTE. Se o cliente não fica satisfeito numa empresa, ele não compra e portanto,o dono da loja sai perdendo. Portanto, é importante se avaliar se o erro está no treinamento dispensado aos funcionários, ou se o funcionário errou simplesmente. É bom lembrar que um Shopping deve ser referencial em estratégia de marketing, isso vai da abordagem ao cliente ao funcionamento da maquineta do cartão. Eu fiquei insatisfeita em outras empresas no Conquista Sul,há muito a ser melhorado sim!A começar pela filosofia de alguns empresários.

  10. Yende

    O professor está certo, o atendimento no comércio da nossa cidade deixa a desejar. Como cidadão portador de necessidades especiais posso afirmar que 90% do comércio não está preparado para lidar com esse publico e sempre associam a figura do DF com a de alguem que não vai ter condições financeiras de adquirir e pagar pelo produto desejado.
    O preconceito nada mais é que a falta de informação e o bom atendente deve está bem informados (e formado) para atender com cortesia a todos os tipos de público, inclusive o PNE.

  11. Joao

    temos que saber a versão da cia do terno – pois pode ser que o cartão do amigo ja teria ultrapassado o limite ……. e esta transferindo a culpa para a loja. Sra que o problema foi so no cartão dele e nos demais ?????

  12. daniel

    Achou ruim, vai comprar em Guanambi, seu roceiro

  13. CARLOS ALBERTO GONÇALVES

    Creio que o nobre professor estava com vontade de escrever algo, mas estava sem assunto. Aí ocupou o precioso espaço deste blog para um texto de tão pouca ou quase nenhuma relevãncia. Existem outros assuntos que são muito mais dignos de nota do que uma picuinha sem importância.

  14. Rute

    Esse fato narrado irá mudar o radicalemnete o cotidiano da nossa sociedade! [2]

  15. Joelma

    Esse fato narrado irá mudar o radicalmente o cotidiano da nossa sociedade! [3.000]

  16. baltazar

    O texto do professor não tem realmente a mínima importância.Principalmente para os que não valorizam a merreca em forma de salário que recebem ao final do mês, compram produtos de qualidade duvidosa coagidos por todo tipo de agressão em biroscas de mau gosto e ainda por cima adoram ser tratados como caipiras em parte do comércio de Vitória da Conquista.
    É claro que o texto do professor não passa de um desabafo pequeno-burguês, denunciando uma das inúmeras engrenagens defeituosas do equipamento que é enaltecido como o templo do consumo “kitsh” classe-média de Vitória da Conquista: o Shopping Conquista Sul.
    E nois outros, que andamos de buzu, que se der uma mordida num sanduíche do Mac Donald”s é capaz de quebrar a chapa, o que é que temos com o texto do professor?
    Com tantos assuntos importantes, será que ele não tinha nada melhor para escrever que mudasse radicalmente o cotidiano da nossa sociedade? Eu acho que “O Sombra”, “Maria”, “Noismesmo”, “Carlos Alberto” e “Rute” teriam muitas estórias boas para contar e ansiosamente espero ve-las no blog do anderson logo em breve. Aí sim,o professor vai ver como se joga duro com os problemas de Conquista.
    Sinceramente, “Cidadâo”, eu não sei qual foi a fórmula que o professor usou para nos prender na leitura do texto dele até o fim. Quem sabe ele aguçou a nossa curiosidade, aquela mesma que nos faz assistir, chorar e vibrar com aquele povo extremamente culto, bonito e gostoso do Big Brother Brasil. É sempre uma perda de tempo, mas a gente vai até a última linha, até ao último segundo, né?
    Se a gente prestar atenção(não sei como ele conseguiu)professor escreveu um texto besteirol que já foi acessado por mais de 565 pessoas e mobilizou, até agora, 15 comentaristas, um fato raro nos blogs de Vitória da Conquista.
    Vai ver que o que a gente gosta mesmo é de uma picunha sem importancia para bater uma resenha…

  17. Deise

    Não sra Joelma(e outros),este fato não irá “mudar radicalmente o cotidiano da nossa sociedade”.Infelizmente não,e sabe porque?Por
    causa de pessoas como a sra que acha normal destratar cidadãos.
    Educação,tolerância e principalmente respeito cabem em qualquer lugar.
    Parabens ao Prof.por denunciar esses abusos.

  18. antônio

    Esse fato narrado irá mudar o radicalmente o cotidiano da nossa sociedade! [10.000]

  19. alice

    E o número de visitas e comentários só aumentando…quem ganhou nessa história toda foi Anderson…kkkkkkk.

  20. Carlos

    Deise queridaa

    O que chama a atenção e faz a gente lero texto na íntegra, é ver um professor formado na área jornalística escrever uma porcaria dessa. Em contrapartida, Anderson, que n possui graduação em jornalismo, consegue manter um blog com qualidade, trazendo noticias de relevância para a sociedade conquistense. Tenha isso como exemplo Dirceu quando for escrever seu próximo texto!

  21. tabletki na odchudzanie

    Co to za szablon ktory uzyles na swoim blogu ? Mozesz pdac nazwe ?

  22. adeildo

    paciência é o segredo.

  23. Júnior

    Era só sacar o dinheiro no caixa eletrônico e pagar!

  24. carlos passos

    NÃO LI O TEXTO ESCRITO PELO PROFESSOR,MAS POSSO AFIRMAR QUE FUI MUITO MAL ATENDIDO NA CIA DO TERNO,PRINCIPALMENTE PELA GERENTE DA LOJA DO CAMPINAS SHOPPING,NÃO INDICO QUE NINGUEM COMPRE NESTA LOJA,POIS NÃO SABEM TRATAR OS CLIENTES.

  25. Julio Cesar letieri

    Diferente do que li, pois comigo foi a pior experiencia da minha vida, quando por infelicidade entrei em uma loja da cia dos ternos em um dos maiores shoppings da América Latina…Shopping Aricanduva, comprei um terno numero 42 e recebi por um corte 40 onde não me serviu, além do desaforo do defeito na mesma.Entrei em contato com um idiota que se diz supervisor de vendas me informando que não poderia trocar a mercadoria pois havia sido feito a barra fora da loja, uma vez que o numero que me foi passado seria o numero 42 acreditei na palavra desta empresa fundo de quintal e levei esta porcaria para e so me certifiquei do problema após coloca-la em meu corpo e saber que além de não me servir estava com defeito. Ele prefere o sensacionalismo do que conquistar o clien te a empresa, saibam que “pessoas” como este cidadão afundam qualquer instituição,além de não ter bom censo não sabe se dirigir a ninguém não tendo nenhum preparo.A pior propaganda é o boca-a-boca, e tenha certeza de uma coisa o que poder fazer para denegrir a imagem desta budega vou faze-lo…

Os comentários estão fechados.