Os legados da Copa 2014 em Vitória da Conquista e Região

Eduardo Moraes

O Futebol é escola de vida. De acordo com FIFA (Federação Internacional de Futebol), a prática do jogo de futebol tem como objetivo melhorar o presente e construir um futuro novo e digno para toda a humanidade no planeta terra. Além de ser considerado simplesmente um esporte global, é uma força unificadora.

Vivemos um momento de euforia com a confirmação de Salvador como uma das sedes da Copa do mundo de 2014. Imagine os avanços e transformações radicais que sofrerão as cidades sedes e o país com a realização desse magnífico evento.  Não seria o caso de pleitearmos uma sub-sede para Vitória da Conquista? Afinal, nosso município é hoje o que mais atrai investimentos nos mais variados seguimento econômico no interior do Nordeste e será o que mais crescerá nos próximos vinte cinco anos.

Geralmente, quando se realiza uma Copa do Mundo de Futebol, as seleções se hospedam e treinam em outros locais que não a sede. Na Bahia, tem condições de funcionar como sub-sedes Vitória da Conquista, Porto Seguro e Feira de Santana. A seleção que ficar hospedada em Conquista treinaria por aqui e nos dias de jogos se deslocaria para Salvador de avião, uma viagem rápida em torno de 30 minutos.

Já que buscamos acelerar o nosso crescimento, assegurando o processo para a consolidação Regional como metrópole, vamos utilizar a Copa para isso. Mas, é preciso mobilizar os conquistenses e melhorar toda a nossa infra-estrutura – pavimentação das ruas; saneamento básico; sistema de saúde de qualidade; novo aeroporto; ampliação da rede hoteleira, muito mais apropriada para receber grandes eventos; novo estádio de futebol; centro de convenções, etc. Tudo isso contribuirá para uma drástica redução dos problemas sociais, além de uma maior inserção, nacional e internacional, da cidade e do povo de Vitória da Conquista.

Este é o momento de unirmos (independente de partido, religião ou time de futebol) e propormos a FIFA, CBF e FBF que Vitória da Conquista seja uma sub-sede da copa do mudo de 2014 no Brasil. Fazendo isso a FIFA estará cumprindo a sua missão em, através do futebol, desenvolver, emocionar o mundo e edificar um futuro melhor para a humanidade.

Quando escrevi este texto em 2007, parecia devaneio, mas acredite a Copa de 2014 em Conquista e Região é real, podemos sim ser uma das cidades sedes onde pode albergar uma das seleções que ficará no grupo de Salvador, Vitória da Conquista pode ser sim uma cidade escolhida para os treinos de uma dessas seleções, além disso, a um desejo da FIFA e do governo da Bahia através da SETRE/SECOPA em interiorizar os legados da Copa de 2014 na Bahia. Está na hora da prefeitura municipal, câmara de vereadores, SEBRAE, CDL, Associação comercial, instituições de Ensino superior, imprensa e a sociedade civil organizada se articular para garantir investimentos sociais e econômicos para a nossa cidade e Região.


3 Respostas para “Os legados da Copa 2014 em Vitória da Conquista e Região”

  1. Jose Carlos Oliveira

    Considero que Eduardo Moraes foi bastante feliz em discutir a possibilidade de Vitória da Conquista se tornar sub sede do campeonato mundial de seleções de futebol em 2014. Exerço atualmente o cargo de secretário executivo do Forum Estadual de Turismo, onde vem acontecendo manifestações de outros municipios nesse sentido. Conquista pode fazer o mesmo. Conseguimos inserir a nossa região como a nais nova zona turística da Bahia no Programa de Regionalização do Ministério do Turismo. Unir agentes públicos e privados comprometidos com o desenvolvimento sustentável e responsavel de Conquista é o primeiro passo para o sucesso do projeto Copa 2014. Valeu Eduardo.

  2. kyones brandão

    Isso só faz expandir o legado que a copa do mundo traz,náo restringindo apenas às cidades sedes,e proporcionando a outras, a oportunidades de fazer parte do projeto e ser beneficiado com as abras em infra-extrutura.

  3. leonardo

    Acredito que cnquista pode ser a sub sede da copa de 2014na minha opinião conquita leva vantagens contra feira e porto seguro. Conquita é a cidade que mais crese na bahia e a terceira que + crese no brasil . com média que em 9 anos ultrapace + de 1 milhão de pessoas segundo o IBGE , fora que vitoria da conquita é um grande centro economico ñ só da bahia mas de todo o nordeste sendo a terceira maior do interior do nordestee 2° maior do interior da bahia.Vitoria da conquita hoje tem mais infretrutura que as demais cidade , mais condiçãoes de receber um grade evento com esse….
    VAMU CONQUITA!!!!!!

Os comentários estão fechados.