Direto da Praça

Paulo Pires

Complexo de Vira Lata

Nosso amigo Francisco Silva, conquistense e curitibano ao mesmo tempo, enviou uma bela reflexão do Frei Leonardo Boff sobre o episódio envolvendo nossa diplomacia e a turca, em busca de uma solução para o enriquecimento de Urano feito pelo governo do senhor Mahmoud Ahmadinejad (Irã). Na reflexão o Frei, criador da Teologia da Libertação, coerente com a sua pregação faz um sobrevôo interessantíssimo sobre as editorias de nossa grande imprensa (por ele denominada de      “imprensa comercial”). Realmente, nossa grande imprensa – também denominada pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, como Imprensa Golpista – merece tomar uns puxões de orelha. Como é que uma imprensa de um País pode defender que a sua Pátria deva viver infinitamente sob o complexo de ser e viver como uma Nação de segunda categoria? Isso é coisa que se recomende? Nossa imprensa, a comercial, propaga com o maior cinismo que o Brasil “deve saber qual é o seu lugar”. É razoável uma coisa dessas? Já não basta as grandes potências por séculos e séculos nos colocarem na condição de figurantes? Isso é pouco? Mas  eis que nossa “Grande Imprensa” [não se sabe por conta de quem] exige do Governo Brasileiro que “se enxergue”. Isso mesmo: Se enxergue, porque senão dona Hilary ou o senhor Obama e outros poderosos de plantão “podem não gostar”. Como dizia o admirado Nelson Rodrigues: “O Brasil precisa acabar com esse complexo de Vira Lata”. Diríamos ao Nelson que se nos dobrarmos à nossa Grande Imprensa continuaremos pelo resto da vida sendo Vira Lata, daqueles de rua, sujos, sem dono, triste e esfomeado para sempre.  Recomendo aos leitores buscarem no Google o artigo do Frei [A saudade do servo na velha diplomacia brasileira]. Tenho certeza que após lerem, os leitores, mesmo aqueles politicamente acríticos, verão onde nos imergiram e onde querem que continuemos atolados. Essa Grande Imprensa brasileira é uma tristeza…

Nossos candidatos a Deputado Federal

Fonte confiável me passou uma relação com os nomes dos candidatos a deputados federais mais citados nas pesquisas de Vitória da Conquista. Não vou nominá-los porque se trata de Pesquisa não registrada, portanto, sem amparo legal nenhum. Curiosamente alguns políticos que eu achava estar na crista da onda não aparecem, ou quando surgem, estão na rabeira, como se diz popularmente. O fato é que as próximas eleições vão ser um divisor de águas e vão servir definitivamente para o Povo e os próprios políticos reconhecerem como são vistos na Arena Eleitoral. Não tenho a menor dúvida que às 23 horas e 30 minutos de 03 de outubro de 2010, muita gente vai ficar chocada com a contagem dos votos. Não adianta culpar a Urna, o cabo eleitoral sem vergonha, o marqueteiro incompetente e o “eleitor descarado”. Todo mundo tem a obrigação de cair – e vai cair – na real, sem culpa, ódio ou remorso. A esses peço calma. Muita calma nessa hora. Precisamos entender que o Povo tem o direito de votar em quem quiser e deixar de votar em quem não quiser. Em mim ninguém vota, pelo menos por agora, que não sou candidato.

Forró bom o dos Comerciários

            Quem estava feliz da vida neste último sábado foram os nossos amigos Gilmar Ferraz, Joir Sala e o simpaticíssimo Guimarães do Sindicato dos Comerciários. Não era para menos. Os três com auxílio da Equipe da Entidade conseguiram “entupir” o Clube Social e realizaram uma festa de estrondosa na Praça Sá Barreto. Gente saía pela chaminé. Até Herzem Gusmão e o Presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues estavam lá. Eu entrei como convidado de Gilmar [a quem agradeço agora por não fazê-lo lá] e declaro que depois de secar alguns vasilhames, me dei por satisfeito e fui encher o “You tube” em outro lugar. Mas que valeu, valeu!


Os comentários estão fechados.