Matando o Tempo

Por Edvaldo Paulo de Araújo

O mundo e muito belo! Tem muito a ser ver e a beleza, depende do olhar que se vê, da forma e do espírito de como se vê. A nossa vida é rica em opções, possibilidades, alternativas para se conhecer a beleza da nossa região, estado, pais e quiçá a terra inteira. De há muito que saio conhecendo os cantos e recantos da minha amada Vitória da Conquista e me encanto com tantos lugares belos. ( confesso que nunca fui na barragem de Anage)Pego o meu carro e saio por ai nos finais de semana. Há alguns dias, tive que ir a uma ótica e quando voltei encontrei um velho amigo, bem mais velho que eu, aposentado como eu e ao perguntar-lhe o que tinha feito, recebi uma resposta de assassinato da vida-“estou matando o tempo, depois que me aposentei….” ou seja, todos dias sem o que fazer , sem querer e sem criatividade para fazer, o meu amigo passa o dia na porta de uma instituição financeira com amigos, aposentados como ele, batendo papo e assistindo a vida passar ou seja ..”matando o tempo”.  Sou aposentado a mais de quatro anos pela previdência social. Trabalho, participo,viajo muito e aproveito cada momento de minha sagrada vida.Tenho mil sonhos e quero realiza-los todos, cada um intensamente.Durante a minha caminha se faltar a saúde dou um jeito, só não vou ficar “matando o tempo” que é sinônimo de quem nada tem a fazer.Agora mesmo estou planejando aprender a velejar.Estou procurando alguém com um belo e completo veleiro, pois quero passar um mês no mar aprendendo este belo oficio, depois só Deus sabe o que vou fazer com esse aprendizado.Se gostar vou atravessar o oceano atlântico.

No âmbito do voluntariado, que trabalho muito, tenho muitos planos e um deles construir no bairro jardim valeria uma casa de convivência, para aquelas pessoas tão carentes de acesso a tanta coisa boa que só os mais abastados tem. Para pessoas sem muita esperança e possibilidades, que ficam dentro de casa se entregando a uma serie de malefícios advindo da ociosidade e falta de criatividade.

Tenho um amigo que mora em Brasília que completou na semana passada 85 anos é a pessoa mais cheia de vida que conheço. Numa festa não para de Dançar, viaja, trabalha, sai com os amigos, vive cada minuto de sua vida com intensidade participativa e quando questiono onde acha tanta energia ele me responde com muito entusiasmo: “ amigo amo a vida e quero viver todos os minutos que ela me oferece…”-Dr.Gerard  é um exemplo para mim.

Há alguns dias em Brasília, jantei com um colega da terceira idade o contabilista e conselheiro Paulo Vianna e dele ouvi muitos depoimentos bonitos, foi um momento singular de conversas que me elevou muito espiritualmente. Vivencie mais momentos com seus amigos, diga a eles o quanto são importantes para a sua vida

A solidão maltrata, entristece e vem maltratando por este mundo afora principalmente os idosos. É importante não viver esse estado para aqueles que não sabem utilizar esses momentos, como uma preciosidade. E na solidão que podemos aproveitar orar, meditar e sentirmos a nossa espiritualidade portanto se sentir mais pertinho da maravilhosa grandeza de Deus.Não lamento momentos d solidão eu os vivo.Para os que acreditam que o reino de Deus esta dentro deles, para aqueles que sabem que todos nos somos ricos interiormente e que basta explorar isso com uma visão positiva e com espiritualidade, a solidão são momentos apropriados para vivenciar este reino.

Muitas pessoas não se dispõem a momentos de solidão e tem medo dela, e justo. Cada um com seus medos. Sei que a solidão dói, por isso procurem participar em grupos, mas não se deixe adoecer pela dependência deles.Não se deixe participar em grupos com maus hábitos, principalmente aqueles que gostam de “matar o tempo” e nem deixe a sua felicidade depender do que não depende de você.

A vida oferece uma serie d recurso para você viver com liberdade e felicidade. Servir e uma nobre opção.Meu amigo Frankie de Nova York, que é um empresário ocupadíssimo e bem sucedido, me dá um exemplo disso.Toda quinta feira, ele não trabalha em sua empresa. Vai para um asilo de velhinhos exercer o nobre oficio de cozinhar para eles, haja o que houver , não falta de jeito nenhum..Diga-se de passagem Frankie e um cozinheiro excelente.Quando perguntei porque, me respondeu dizendo que é uma forma de não perder o sentido da  humildade e não se deixar envolver muito com o ter e é uma forma de servir.Diz ele: -“ amo minhas quintas feiras, são alegres e divertidas, danço, canto com meus amigos velhinhos e quando me vou percebo que quem ganhou fui eu” – ai ele se emociona!!!.Adoro meu amigo Frankie. Quando sinto saudades de New York, percebo que sinto saudades é dele.

Alem de tantas opções, buscar ambientes alegres, prazerosos, como academia de ginástica, yoga, clube de Danças etc. Não gostando desses ambientes, reúna seus amigos, funde o clube da leitura, clube da cozinha(vou escrever sobre a turma de Babete), clube da bicicleta,clube de acampamento, mas pelo amor de Deus não viva “matando o tempo”. A vida e efêmera, mas preciosa, bela,rica de opções, não faca isso com ela, não a assassine.Ela é  um bem precioso que Deus lhe deu, não seja o servo preguiçoso.O mundo precisa de sua energia e Deus quer esta energia de você.Ele quer agir através de você.Você e um privilegiado por estar aqui, não o decepcione, não mate o que ele mais ama, sua vida.

Um senhor argentino em estado terminal escreveu um texto e disse se pudesse voltar a viver, andaria mais descalços, chuparia mais picolés, levaria menos a serio as coisas, veria mais pôr do sol, apreciaria mais as ondas do mar, amaria mais a vida, a natureza e as pessoas. Viveria mais os momentos e a cada momento.

NÃO MATE O TEMPO ……..VIVA A VIDA!!!


Os comentários estão fechados.