Brasil Plural

Por Ezequiel Sena

Mais um final de semana recheado de notícias estarrecedoras. Começou na  edição do Fantástico da semana passada e continuou neste domingo (25), mostrando mais um episódio vergonhoso: fraudes em licitações públicas se espalham pelas esferas da União, dos estados e dos municípios. A reportagem chocou. O estarrecimento da população não apenas por desconhecer o que leva a tais procedimentos, mas pela maneira ardilosa que se repete. O dinheiro suado do trabalhador, transformado em impostos, sendo desviado para enriquecer empresários e funcionários públicos inescrupulosos. Os representantes de quatro empresas que têm contratos com o Governo Federal, de quase meio bilhão de reais, surfam no mar da desonestidade sem o mínimo constrangimento em nome da “ética do mercado”; riam num cinismo durante transações como se fosse algo natural e corriqueiro. Parece até que no Brasil é difícil manter-se íntegro. Agora aparecem políticos de todas as colorações partidárias se dizendo indignados exigindo CPI, somente porque o malfeito foi flagrado pelas lentes da televisão.  

.

Na mesma noite, outra bandalheira é mostrada: o projeto Jampa Digital que ofereceria internet gratuita e sem fio para toda a cidade de João Pessoa(PB). Hoje nada funciona. E o mais agravante é que, além de não funcionar, muitos equipamentos foram adquiridos com fortes indícios de superfaturamento. Tudo comprado nas gestões do ex-prefeito e hoje governador, Ricardo Coutinho, e do atual prefeito, Luciano Agra, ambos do PSB. A denúncia de desvio de dinheiro pode se transformar num escândalo milionário que envolve a alta cúpula da política paraibana, inclusive o então Secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, e atual Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, citado na reportagem por estar à frente da pasta à época em que o contrato foi assinado. Mais este ‘abacaxi’ é para ser descascado nos próximos dias.

.

Outro alvoroço que deixou a nação inteira escandalizada é a revelação da Polícia Federal de que o senador da República Demóstenes Torres (DEM-GO), considerado o moralista número 1 do Congresso Nacional, é amigo do peito de um dos maiores contraventores do País, o bicheiro Carlinhos Cachoeira, inclusive de quem já recebeu presente e também pediu dinheiro. A desculpa de Torres que não sabia que Cachoeira se dedicava a atividades ilegais piorou ainda mais a sua situação, sendo obrigado a se afastar da liderança do partido.

.

Não bastasse toda essa desordem, na semana anterior, o programa Domingo Espetacular, da Rede Record, pertencente ao bispo Edir Macedo, apontou o lamaçal que norteia os bastidores da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD),  tendo como líder Valdemiro Santiago de Oliveira, que se autointitula apóstolo, sendo flagrado comprando três fazendas com mais de mil cabeças de gado em Mato Grosso, avaliadas em 50 milhões de reais, tudo fruto das generosas doações dos fiéis. O mesmo Santiago que era obreiro, pastor e membro da Igreja Universal, virou o fulgurante fenômeno religioso da Igreja Mundial no Brasil; capaz de fomentar a crença de que o seu suor e orações têm o condão de realizar milagres  fazendo paralítico andar e curar até câncer. Agora, se tornou o principal desafeto do todo-poderoso Edir Macedo, o duelo entre ambos daqui pra frente deve render muito mais capítulos e ações indignas. O mais intrigante disso tudo é que a acusação parte da emissora de quem em tempos atrás também foi acusado de usar dinheiro do narcotráfico colombiano para comprar a rede de televisão.

.

Mas, felizmente, uma coisa salvou a semana, mesmo sendo uma perda superlativa para a cultura nacional, as manifestações de solidariedade do povo brasileiro para com o passamento do maior humorista do Brasil. Uma espontaneidade plural, própria de nossa gente, que tão bem retrata a importância de Chico Anysio e seus personagens para o País.

.

Ezequiel Sena


Os comentários estão fechados.