Da Suíça para Veneza

Foto: Izabela Lima
Foto: Izabela Lima

Celino Souza

Sempre achei estranha a absurda comparação de Vitória da Conquista com a Suíça por causa do clima ameno, especialmente no inverno. A pecha de “Suíça baiana” é mote certo nas reportagens de TV, em alguns blogs e até em publicações oficiais, principalmente durante o Festival de Inverno da Bahia.  Sempre acreditei que tal comparação servia apenas – e tão somente – como “isca” para atrair turistas menos avisados para abarrotar os cofres dos produtores do evento e dos donos de hotéis e pousadas. Não mais que isso.

Senão, qual atrativo convincente teria a tal “Suíça baiana” a oferecer, se – por exemplo – em vez de neve temos apenas névoa em algumas raras manhãs de inverno ? Com as recorrentes chuvas e seus consequentes estragos, a exemplo do temporal dessa segunda-feira, há quem sugira uma radical mudança na inadequada comparação de “Suíça baiana” para “Veneza do sertão”.
Cabe, agora, aos nossos doutos governantes e seus asseclas, a urgente tarefa de mudar esse conceito de “cidade-bacia”, cercada por um cinturão de bairros ao longo da Serra do Periperi. Enquanto não se apresentar um Plano Emergencial para Desvio das Águas Pluviais, toda a cidade continuará lamentando perdas e milhares de pessoas amargando prejuízos.

Haverá quem defenda, sustentando que “é vontade de Deus”, mas eu prefiro continuar gritando que “é a inércia dos homens”. Não podemos interromper as tempestades, mas temos mecanismos para reduzir seus impactos.

Celino Souza, jornalista


4 Respostas para “Da Suíça para Veneza”

  1. MARIA DA PAZ

    MUITO BEM, CELINO SOUZA, CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ.

  2. val

    ADOREI O TÍTULO E O TEXTO. VC TEM TODA RAZÃO.

  3. população

    O PT, disse que é só limpar os canais, por onde circulam a enxurrada.

  4. Emmanuel Melo

    Sinceramente, não é justo que a cidade seja defamada por conta de uma tempestade. Sabemos de todas as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos por conta da não perfeita infraestrutura oferecida, porém, não foi o casa da chuva. Tenho certeza de que se o governo, local ou estadual ou federal, fizesse uma megaobra para “desvio de águas”, ou , para sistema de escoamento, logo apareceria uma matéria dizendo que foi um desvio de verbas públicas, uma mega obra de custo milionário que não serveria para nada , afinal, não chove dessa forma todos os anos….e blá… blá…. blá.
    E antes que falem alguma coisa, não estou defendendo nenhum governante ou governo, aliás, abomino o assunto política e ou políticos.
    Enfim, Vitória da Conquista pode sim ser comparada às melhores cidades do mundo, seja por sua beleza, clima, habitantes ou, simplesmente por sua história. A “catástrofe” vivida essa semana, foi sim um transtorno causado por forças da natureza.
    Meu comentário é de um conquistence , que ficou triste e comovido com os transtornos causados pela forte chuva, porém, de um conquistense acima de tudo!

Os comentários estão fechados.