Taberna da História: Edmundo da Silveira Flores

edmundo-flores-216x300

Luís Fernandes | Taberna da História

Edmundo Silveira Flores nasceu no dia 20 de dezembro de 1911, filho do major Elpídio dos Santos Flores (comerciante de joias) e Sofia Quinta da Silveira Flores (filha de Silêncio Silveira e de Dona Crescenciana Antunes da Silveira, pais do médico Crescêncio Silveira). Seu nascimento foi noticiado no primeiro órgão de imprensa desta cidade, o jornal “A Conquista”, edição de 25 de dezembro de 1911. Fez o curso primário com o professor José Lopes Viana.

jacy-e-edmundo-flores-na-europa

Jacy e Edmundo Flores na Europa

Aos 18 anos foi concluir seus estudos na Europa frequentando na Espanha o “Seminário de Oya” e em Portugal o “Mosteiro de Guimarães”, na província do Minho, colégio dos jesuítas, ficando por lá durante cinco anos. Aprendeu letras clássicas – latim, grego e hebraico – na ”Escola Apostólica de Baturité”, no Ceará. Estudou inglês, francês, italiano e espanhol na Europa. Por isso, em suas viagens pelo “Velho Continente”, não precisava de intérprete.

jaci-flores

Descobriu, no entanto, que sua vocação não era vê-lo de batina como um jesuíta, e aos 22 anos retornou ao Brasil e casou-se aos 24 anos com Dona Jacy dos Santos Flores, com quem teve dez filhos (a ex-diretora do Centro Integrado, Maria Consolata, esposa do engenheiro Mário Seixas, o empresário Luiz Albano, os gêmeos Roberto e Robério – o “Roberão” do “Carrascão”, o médico Luciano, o engenheiro Marcelo, o veterinário Eugênio, o comerciante Edmundo Júnior, a administradora de empresas Margarida e o cantor Antônio (Tonton) Flores.

digitalizar0005

Luiz Albano, ainda menino, numa moto do pai

Edmundo exerceu o cargo de Coletor Federal de Vitória da Conquista até aposentar-se. Foi ainda o introdutor da motocicleta em Conquista, adquiriu as robustas “Zundapp” alemã, “Sun Bean” inglesa e “Harley Davidson” americana, andando pela cidade com o velho Cassiano Santos na garupa. Era irmão do ex-prefeito Edvaldo Flores. Edmundo faleceu no dia 8 de julho de 1994.


2 Respostas para “Taberna da História: Edmundo da Silveira Flores”

  1. Afranio Garcez

    Excelente mataria de resgate histórico sobre um grande homem de nossa sociedade. Poucos é verdade se lembram de quem foi o Senhor Edmundo da Silveira Flores, ou de sua esposa, Dona Jacy, que por muitos anos manteve na Alameda Ramiro Santos uma loja muita fina e elegante para os padrões da época. Fui amigo do Robério, sou amigo da Margarida que foi minha colega de escola. O Robério (Roberão) durante quase toda sua vida foi pessoa ligada ao mundo da música, assim como seu irmão Ton Ton Flores, e manteve até sua morte precoce a boiate “Carrascão”. De parabéns o historiador Luis Fernandes, à quem muito admiro. Afranio Garcez.

  2. Maria Sofia Flores

    Muito boa esta reportagem sobre o casal querido Edmundo e Jacy Flores. A cidade não esquece os seus ilustres Conquistenses. O monumento a Jacy Flores localizado na Av Olivia Flores e a Rua Jacy Flores são duas fortes lembranças eternas a esta brilhante mulher. A Av Edmundo da Silveira Flores que margeia a UESB e a Central de Abastecimento Edmundo Flores, são também duas lembranças eternas deste querido Conquistense Edmundo Flores. Luis Fernandes e este Blog do Anderson merecem todos os nossos elogios.

Os comentários estão fechados.