Falta de transporte coletivo: de quem é a culpa?

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

Alexandre Marques

Vejamos como são engraçadas as coisas. Na época da Viação Conquistense, era apenas uma única empresa, ônibus sujos e em péssimas condições. Todos clamavam que queriam a quebra de monopólio do transporte coletivo e mais uma empresa. Assim esperou-se por muito tempo e quando achavam que isso ocorreria, não aconteceu. Saiu a Conquistense, entraram duas novas empresas e mesmo assim, continuou o monopólio. Confira na íntegra a opinião de Alexandre Marques.

A Viação Passaredo, chegou e começou a prestar um bom serviço, porém não ficou e não sabemos o porquê. Então tivemos que engolir a Viação Serrana e a Viação Vitória. Ambas, com má administração e péssimo serviço à comunidade. Saiu a Viação Serrana e veio a Viação Cidade Verde que melhorou um pouco.

Hoje Vitória da Conquista conta com essas empresas. Mas, a verdade é que a Viação Vitória deixa a desejar em relação ao serviço que tem obrigação de oferecer e o poder público responsável pela concessão deixa a referida empresa fazer o que quer.

Aliada a uma má administração, a Viação Vitória tem se mostrado que não tem condições nenhuma de operar em uma cidade como Vitória da Conquista. São fiscais sem preparo algum e estão no cargo por conveniência e não competência, presta um serviço de péssima qualidade, tirando ônibus da linha a hora que quer e deixam os passageiros com cara de besta. Exemplo, é o que vem acontecendo na Vila Serrana. Os ônibus sobem até o terminal do bairro, ficam por lá horas e quando descem não passam pela via principal. Fiscais mandam que os motoristas passem pela rua de trás e comecem a cumprir o itinerário a partir da avenida brumado. Outras vezes nem na vila serrana sobem. Quando saem da garagem (que fica no mesmo bairro), sobem até a entrada do bairro e seguem pela Urbis V, não fazendo o itinerário também. Outras vezes, a empresa retira o ônibus que faz a linha Vila Serrana / UESB via FTC deixando apenas um carro na linha. Sem contar que a falta de ônibus nessa citada linha é constante. Agora vejam, se com dois carros o horário é de hora em hora, imaginem com um único ônibus?

Olhem o que ocorreu: no feriado de sexta-feira (03-03-15), o ônibus que faz linha vila serrana / vila américa, era para ter saído da vila serrana às 16:15h, cheguei no ponto às 16:05h e o ônibus não passou. Cansei de esperar, e peguei outro ônibus até o centro às 16:45h. Ao chegar ao centro descobri que a Viação Vitória havia retirado os ônibus da linha que faz vila serrana /vila américa, deixando apenas dois carros fazendo a linha. Passageiros só reclamam com motoristas e cobradores como se a culpa fossem deles.

Diante de todos esses acontecimentos, vem a pergunta: FALTA DE TRANSPORTE COLETIVO, DE QUEM É A CULPA? Da falta de fiscalização e inoperância da prefeitura, ou pela má administração, falta de respeito e descaso por parte da Viação Vitória?


3 Respostas para “Falta de transporte coletivo: de quem é a culpa?”

  1. ricardo freitas

    melhor do que a serrana , passaredo e conquistense , tenho certeza que a vitoria e .

  2. sandro marques

    realmente, precisamos de um serviço melhor, haja visto que o principal culpado, infelismente é a prefeitura que aceitou as empresas.

  3. Jairo Gomes

    A culpa é da prefeitura inoperante e incompetente que não cumpre com o seu dever de exigir que as empresas cumpram o que foi estabelecido no contrato, (se é que existe contrato) dessa prestação de serviço que é uma vergonha e ninguém faz nada.

Os comentários estão fechados.