Um Flamengo e Bahia, pra lá de inesquecível

Foto: Blog do Anderson
Paulo Ludovico
Caros Ernane e Marcelo Andrade, estou de volta. Desta vez, para contar a volta pra casa depois de um Bahia X Flamengo, na Fonte Nova. Estávamos no finalzinho da década de 70. Eu morava em Salvador e cursava Engenharia Civil. Começava, também, minha carreira de professor. Ensinava Matemática em várias escolas da capital do Estado. Entre outras, no Curso e Colégio Águia, no Radar, no Curso e Colégio Laser. Minha vida se resumia em estudar e dar aulas. Fazia um ano, mais ou menos, que havia me casado. Algumas vezes, ia a uma academia de judô, fazer exercícios e treinamentos, já que eu era faixa-preta. Hoje, meu filho Thiago é quem se dedica ao judô, no mês de novembro último passou à faixa-preta, 2º dan, isto é, um segundo estágio da faixa-preta. Leia essa republicação aqui no Blog do Anderson.

Praticava judô, mas o esporte que sempre gostei (e gosto) de “apreciar”, a exemplo da maioria do povo brasileiro, é o futebol. Sou flamenguista (aliás, ser flamenguista é uma dádiva), desde a época que o time formava com Marco Aurélio (que depois jogou no Bahia), Murilo, Onça, Manicera e Paulo Henrique, Carlinhos e Nelsinho (depois Liminha) Luis Carlos, Fio Maravilha, Silva e Arilson (esse também jogou no Bahia). Mas o grande Flamengo que vi jogar foi o das décadas de 70/80. Esse time, todos tinham a escalação na ponta da língua: Raul, Leandro, Mozer, Marinho e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Com essa formação (com algumas variações) fomos Campeões Brasileiro (perdi a conta), Campeões da Libertadores e, em 1982, fomos Campeões do Mundo, em Tókyo, 3 a 0 no Liverpool, da Inglaterra, que acabara de ser Campeão Europeu.

Essa história que conto hoje aconteceu no início dos anos 80. Iam jogar, na Fonte Nova, em Salvador, o meu Flamengo e o Bahia, do meu amigo Daniel Nogueira. Não, esse Bahia de 2ª Divisão, mas o poderoso Bahia. Aquela equipe que, entre outras coisas, ostentava, garbosamente, o apelido de Esquadrão de Aço ou de Campeão dos Campeões. Acho até que me lembro da escalação, era assim: Butice (um argentino), Edinho, Sapatão, Roberto Rebouças (depois Zé Augusto) e Washington Luis (substituiu a Romero); Baiaco, Léo Oliveira e Fito Neves; Tirson (que recebeu do radialista Juarez Oliveira, o apelidado de Chiquitinha), Douglas, e um ponta esquerda (já houve isso no futebol) infernal, chamado Jesum. Vi várias vezes BaVis de arrepiar. Vi, também, no finalzinho da década de 70, esse time do Vitória bater, por 1 a 0, o Santos de Pelé e Carlos Alberto Torres, o Capitão do tri de 70. Mário Sérgio, com um drible mágico, deixa o Capita sem “pai e sem mãe”, cruza, com uma perfeição milimétrica, na cabeça de Almiro, que, com um toque certeiro, vence (inapelavelmente, dizia Jorge Cury, saudoso narrador da Rádio Globo) ao goleiro santista. Naquele dia, a Fonte Nova tremeu. Saudosismo à parte, vamos ao Bahia X Flamengo, de nossa história de hoje.

Como era mesmo de se esperar, o Flamengo não tomou conhecimento daquele poderoso Bahia, que no banco de reservas tinha, entre outros, o cabeça de área Paulo Rodrigues, o meio campo Emo e o atacante Beijoca. Flamengo 3, Bahia 0, os três gols, de Zico. Na saída, perto da meia noite (acho que era umas onze e meia), querendo ganhar tempo, subi a ladeira da Fonte Nova, pra “pegar” o ônibus na Praça da Sé (uma espécie de Lauro de Freitas em Conquista, de onde partiam os ônibus para os bairros). Seria uma meia hora de caminhada, tudo para ir sentado, já que da Fonte Nova, no Centro da cidade, até onde eu morava, no Largo de Amaralina, seriam, no máximo, uns 40 minutos de ônibus. Havia andado uns 4 minutos, quando avistei um ônibus que trazia, na bandeira, como indicação do trajeto, Praça da Sé, Pituba, via Fonte Nova. “Esse é o meu ônibus’, pensei com alegria, pois me evitaria uma caminhada até o terminal de ônibus. Olhando “de cá de baixo” o ônibus estava vazio. Ao passar por mim, o motorista, com uma estranha compreensão, aliviou o pé, o suficiente para que eu entrasse no “mardito”. Não tinha lugar para se sentar, estava tudo tomado. Em pé, só eu. Mas, à medida que se aproximava da Fonte Nova, fiquei com a impressão de que havia entrado (invadido) no coletivo toda a torcida do Bahia. Novamente, pensei: “Ainda bem que, na última hora, resolvi não vestir a camisa do Flamengo”. Quando não cabia ninguém mais, avistamos (já passando pela ladeira da Fonte Nova) metade da charanga do Bahia, que também, nos pareceu, com o propósito de entrar naquele ônibus. E, pra minha infelicidade, entrou. Todos e com seus instrumentos: cornetas, tamboris, timbaus e os “cambaus”. E já chagaram fazendo o maior barulho. Os que estavam no interior do ônibus (só não eu) queriam, a todo custo, mostrara que eram exímios sambistas. Em alguns dele, cheguei a pensar que a cabeça iria se descolar do pescoço. O calor, que já era ‘escaldante”, ficou mais ainda. O deserto do Saara, ao meio dia, seria ar condicionado. Num determinado momento, do teto do ônibus, começaram a cair uns pingos, parecia uma espécie de panela de pressão, com a tampa toda suada, tal era o calor. Mais uma vez pensei: “Meu Deus! Até o ônibus está suando”. Meia hora depois, havíamos andado menos de 1 quilômetro (em volta do dique), o engarrafamento era gigantesco. Os rapazes (uns 10) que estavam perto de mim pareciam ter 2 metros de altura, cada um (por um momento pensei se tratar de um time de basquete americano). Era cada “guarda roupa”! De repente, ouvi um espirro, vindo de perto do chão. Tratava-se de um anão que, inadvertidamente, ousou entrar naquele local. O rosto dele estava a centímetros (milímetros eu diria) da região glútea daquele gigantesco afro-descendente. Talvez, o pequenino homem tenha sentido os desagradáveis efeitos dos acarajés ou abarás (5 ou 6), devorados no intervalo da partida. É que o espirro do anão se fez seguir de uma cara pra lá de feia (aquela cara que fazemos quando a coisa não cheira bem). Se não fosse o calor (que já deixava a roupa grudada no corpo) e o mal estar, teria rido à vontade pela difícil situação (e posição) daquele pobre anão. Ele, ainda que desesperadamente tentasse, não conseguiu sair daquele incômodo lugar, tal era o aglomerado de torcedores, sarados (para desespero de alguns, inclusive o meu), trajando só bermudas. Do corpo de cada um deles, escorriam “cachoeiras” de suor. A partir de um determinado momento, e durou quase a viagem inteira, entre eu e um daqueles jovens, só a minha camisa (impregnada de suor, meu e dele). Para minha sorte (e graças a Deus), nós estávamos de costas um para o outro. Até hoje, não sei como consegui me deslocar pra perto da porta de saída (que naquele tempo era, a da frente). É que nesse deslocar percebi que meus pés estavam a alguns centímetros do chão (um palmo, talvez). Ou seja, fui literalmente carregado por aquele povo, que no meu entender já se tratava de multidão. Isto é, memo que eu não quisesse ir, fui. De repente, um passageiro que ia descer (aliás, infelizmente, um dos dois únicos que desceram, antes do meu ponto, em Amaralina) disse: “Motorista, pare o coletivo que vai descer um viado”. Já no chão, gritou: “Leve os outros”. A gargalhada no ônibus só não foi geral por que eu, tamanho era o desespero, não esbocei a menor expressão que lembrasse riso.

Esse sofrimento já durava uma hora e meia e estávamos longe de casa. Ah! O anão? Nunca mais o vi, nem depois daquele espirro. O segundo e último passageiro que desceu antes de mim, tratava-se de um cara alto e magro (tão magro que conseguiria, se tentasse, passar entre um e outro passageiro). Só que ele não fez isso, passou por cima de todos e com uma cara de sofrimento de dar dó. E lá se foi ele, como se estivesse nadando (juro que foi verdade!). Naquela altura, nem os 3 a 0 do Flamengo deixavam-me alegre. Só não chorei, com vergonha. Acredite, era pouco mais de uma da manhã, quando consegui chegar ao meu destino. Ao descer, tirei a camisa, e sem desabotoar, isto é, arranquei-a encharcada de suor (meu e daquele afro descendente gigantesco), e a joguei fora. “Ainda bem, pensei mais uma vez, que não era a do Flamengo”. Naquela época, não havia celular, por isso, quando cheguei em casa, tive de acalmar minha mulher, que sofria preocupada. Aliás, sofremos os dois, eu pela infeliz idéia de “pegar” aquele ônibus, ela, pela minha demora de chegar em casa. Depois disso, fui a alguns jogos na Fonte Nova, do próprio Flamengo e de BaVis (pelo campeonato Baiano e Brasileiro). A todos eles, ia de carro, ônibus, nunca mais, só se fosse louco ou, então, se tivesse a memória curta. O certo é que, hoje, prefiro ver os jogos pela TV (além de tudo, tem replay dos lances importantes). Aqui, no “Lomantão” fui ver, no ano passado, Vitória da Conquista X Vitória. Na entrada, o tumulto foi tão grande (chegamos, eu e Joseval da Cofet, na hora do jogo), que pensei em desistir, lembrando-me do suplício que foi a volta pra casa, depois daquele Bahia X Flamengo.

Os comentários estão fechados.