Taberna da História: Manoel Euphrásio Correia de Mello, o primeiro fotógrafo de Vitória da Conquista

Captura de tela inteira 19082015 150953

Luís Carlos Fernandes, Taberna da História

Filho do primeiro intendente de Conquista (o Coronel Joaquim Correia de Mello) e irmão do também intendente Ascendino Mello, Manoel Euphrásio Correia de Mello, mais conhecido como “Neca Correia”, foi o precursor da fotografia em Vitória da Conquista, sendo, portanto, considerado o primeiro fotógrafo da cidade. No início do século passado (entre 1900 e 1909) estrearia como fotógrafo profissional. De lá para cá foram milhares de cliques. As fotografias tiradas por Neca Correia eram registradas em clichês de vidro, em grandes formatos – o que resultava em alta qualidade. Mas, além do trabalho de fotógrafo, Neca ainda produzia, montava e pintava (fazendo retoques) seus retractos com extrema habilidade e estética, transformando uma simples foto numa obra de arte. Era um autêntico artista da fotografia.

Captura de tela inteira 19082015 150859

Neca Correia, nascido no dia 12 de agosto de 1883, foi ainda pirotécnico (fazia fogos de artifícios), pintor e músico (clarinetista de várias filarmônicas do passado e um dos fundadores da “Filarmônica Santa Cecília”, da qual foi regente). Morava na Rua Coronel Gugé e era casado com Dona Virgínia Magalhães (Sinharinha), com quem teve oito filhos: Celito (clarinetista), Clarito (relojoeiro), Edilito (eletromecânico e rádio-técnico), Julito (violonista), Manoelito (fotógrafo), Zelito (saxofonista), Alice Magalhães Melo (que era casada com o industrial e vereador Naason Carvalho e Silva) e Ednice (casada com Liberalino Almeida). Um deles seguiu a profissão do pai – Manoelito Mello, um dos grandes fotógrafos do passado de Conquista, pai de Elísio Melo (que também foi fotógrafo por quase toda a década de 80). Portanto, três gerações de fotógrafos dos Correia de Mello fizeram história em Conquista.

Captura de tela inteira 19082015 150933

Os registros de Neca e Manoelito são considerados, ao lado dos de Gaudêncio Alves dos Santos (avó materno de Elísio Melo), momentos importantes e históricos de Conquista, quase um cerimonial. A maioria das fotografias antigas da cidade que circula por aí é de autoria de algum destes nomes: Neca Correia, Gaudêncio Alves e Manoelito Mello. Neca Correia faleceu no dia 1º de agosto de 1949.


2 Respostas para “Taberna da História: Manoel Euphrásio Correia de Mello, o primeiro fotógrafo de Vitória da Conquista”

  1. Mari Celi

    Meu avô…que orgulho em pertencer à esta família tão histórica….obrigada amigos pela divulgação….

  2. Deise Melo

    Meu avô Neca, que não conheci. Meu saudoso pai Manoelito. Meu irmão Elísio. Muito grata pela matéria.

Os comentários estão fechados.