Edmilson Santana: A camisa 13 de Guilherme não é vermelha, é verde. Além de bom prefeito, também, bom de bola…

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

Edmilson Santana | Artista Plástico | [email protected]

Na “partida” que enfrentou, debaixo do sol que, um dia, secou o gramado e depois da forte chuva que dificultou “atravessar” o campo para balançar a rede do “adversário”, levando o jogo para prorrogação… Venceu de goleada! A “arena” do Lomantão, para os próximos confrontos, ficou pronta!  O palco do grande espetáculo já está com a cortina verde totalmente aberta! E o tapete vermelho estendido para receber as estrelas… Aguarda apenas a entrada dos “atores”, cujo “figurino” traz a predominância da mesma cor esverdeada, refletida, multiplicada na superlotada arquibancada!. Leia na íntegra.

No “pódio”, diante da imprensa, das autoridades presentes e de toda a comunidade, comemorou… Qual um humilde “capitão”, um “técnico”, de voz cansada, tranquila, reconhecedor do potencial de cada “jogador”, o prefeito atribui o excelente resultado ao trabalho de equipe, cada um em sua posição, ainda que se destaque o “centroavante”, na figura do então Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – Nagib Barroso…

A “torcida”, organizada, compareceu ao evento da pré-inauguração que, no discurso do prefeito, não era um ato inaugural e sim “uma prestação de contas, pois a inauguração, de fato, acontece, oficialmente, com os jogadores em campo, com a redondinha rolando”.

Palmas para o nosso gestor! Que isso sirva de exemplo para os demais! Com a frase “uma prestação de contas”, o “oportunismo” comum em alguns políticos, recebeu um drible, um corte entre as pernas, um chapéu (foi de tirar o chapéu); Talvez o “marcador” nem viu a cor dessa bola… Talvez o goleiro tomou um “frango”, de voleio, de bicicleta… Mandou para escanteio! Um cartão vermelho também merece aplauso… Mas o gol mais bonito, e aplaudido, na solenidade de entrega que teve hino executado na entrada, foi marcado quando Guilherme Menezes enfatizou o nome do grande homenageado, o Ex-Governador do Estado da Bahia (1963/1967), Antônio Lomanto Júnior – homem fervoroso em Deus, de uma determinação sem limites, muita vontade em fazer acontecer, além de outros requisitos… Para a “emenda” desse “placar”, aqui, vale ressaltar que Lomanto Júnior começou a carreira política em 1946, como vereador do município de Jequié… Em seguida, tornou-se prefeito da mesma cidade… Exerceu também os mandatos de deputado estadual, deputado federal e senador da República… Encerrou a trajetória na política como prefeito de Jequié, no final dos anos 90… Então, em 2016, pela contagem, ganhamos, até agora, 70 anos do início de uma carreira política com vitórias consecutivas… Ganhamos mais 50 anos de vida do nosso querido Lomantão, desde a sua construção, em 1966! Ganharemos a “Bola de Ouro” nas Bodas deste ano! Se depender de números, Vitória da Conquista sai do vestiário e entra em campo, revigorado, com o pé direito! O laço da grande caixa de presente estará no cadarço da chuteira…

Além de político, “predestinado”, Lomanto era dentista… Sem querer ser “oportunista (com a rima)” e em respeito à sua memória (1924-2015), é oportuno dizer que, de onde ele estiver, abriu um “sorriso” pela “restauração” e preservação de seu nome na história, também do futebol! Novembro, mês do seu nascimento, mês da sua morte, mês da inauguração do referido estádio e mês do aniversário de Vitória da Conquista… Portanto, diante das evidências, o nosso bom prefeito tinha que ser, também, bom de bola. Êêê, cabra de bom!

Êpa! Cabra, não! O mascote é bode!

 

EDMILSON SANTANA

[email protected]


Os comentários estão fechados.