Musicalidade Conquistense: ​​​​​​Ana Barroso lança seu primeiro videoclipe na CazAzul nesta quarta-feira

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (30), a cantora Ana Barroso fará o lançamento do seu primeiro videoclipe: “Serana”. O lançamento acontecerá durante o encerramento da primeira edição do projeto Curta Cuarta, na CazAzul Teatro Escola, a partir das 19 horas. O videoclipe tem na direção Hendye Gracielle e está entre os três finalistas do Loco de Ouro 2018, da UNESP, concorrendo como melhor clipe.

O evento de lançamento contará com Pocket Show da cantora. No repertório estão músicas autorais e releituras que vão de Jacinto da Silva à Gilberto Gil. Integrando a programação do Curta Cuarta, o público poderá conferir também a cena teatral “O velho”, direção de Joadson Prado, e a exposição fotográfica “Corpos em Possibilidades”, de Rebeca Reis.  A entrada é franca. >>>>>

Ana Barroso –  é cantora, compositora e atriz. Conhecida por incorporar em seu repertório canções da longa tradição nordestina como cirandas e cocos, Ana conta que seu contato com a cultura popular se intensificou durante a graduação em Licenciatura em Teatro (2011), quando pode pesquisar ao lado de orientadores como Roberto Ives Abreu Schettini (in memorian) e Maria de Souza, textos, cantigas e danças populares que a inspirou a compor uma série de canções adequadas às questões do seu tempo e, no entanto, mantendo o seu fascínio pela estética musical tradicional.

Hoje, quem acompanha a artista percebe sua versatilidade como atriz, compositora e cantora, passeando por novos caminhos sonoros e poéticos, que vem construindo gradualmente uma personalidade artística autêntica. Em 2017, a cantora protagonizou o Romance-Lítero Musical “Faviela” do renomado autor Elomar Figueira Mello e no mesmo ano integrou o importante Selo Peri-Peri. Este ano, Ana mudou-se para Salvador-BA, onde estuda Canto Popular na Escola de Canto Popular da Bahia com Ana Paula Albuquerque.

Videoclipe “Serana” – Segundo a Ana, a ideia do clipe nasceu a partir de um convite feito pelos estudantes de Cinema da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e a música já era sua aposta para inaugurar uma nova fase da sua carreira, inspirada pela maternidade e maturação do seu discurso.

 

Com direção e roteiro de Hendye Gracielle, o videoclipe compartilha imagens da cantora num tom bem-humorado interpretando com caras e bocas a sua canção. O clipe foi filmado em dois lugares da cidade de Vitória da Conquista-BA, o “Mercado Municipal do Bairro Brasil” e a casa de Thadeu Cajado, historiador e artista visual que também assina a direção de arte do videoclipe. Nas cenas aparece ainda a filha da cantora contracenando com a artista em momentos descontraídos que iriam compor o making off, no entanto o editor Raul Ribeiro, incorporou estas imagens ao resultado final como forma de aproximar o expectador à mãe artista.

Em “Serana”, canção nitidamente autobiográfica, Ana atualiza uma faceta recorrente da mulher sertaneja, urbana e independente. “Essa poesia é como um desafogo e igualmente enfrentamento às rotinas de conciliação entre trabalho, casa, filha e momentos de lazer”, afirma a cantora. “Tento trazer também a importância do autoquestionamento antes do julgamento, finalizando a letra com um repente me apresentando aos ouvintes como baiana e interiorana, resistindo à lida de ser artista”, completou. Coco, chula, contracanto, riffs, clarineta, bateria, coro, guitarra, violão e pandeiro incorporam o arranjo da música, produzida por Tarcísio Santos.  Ana explica que todos estes elementos foram pensados de forma criteriosa e coerentes com a composição, mantendo o lado singelo da tradição com o contraste da modernidade.


Os comentários estão fechados.