Jeremias Macário: Prepotência e burrice elegeram Bolsonaro

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | Jornalista | macariojeremias@yahoo.com.br

Um capitão da reserva, deputado federal do chamado baixo clero, sem muita expressão, a não ser através de suas polêmicas de extrema-direita, virou um fenômeno de massa, um mito, e tornou-se domingo (28) no presidente do Brasil, graças à prepotência da cúpula do PT e a burrice na votação do primeiro turno quando Ciro Gomes era apontado nas pesquisas para o segundo turno como o único que poderia derrotar qualquer candidato, inclusive os dois que ficaram para a final da disputa eleitoral. >>>>>>

  Esses dois fatores e mais a corrupção que levou o país a mergulhar numa crise ética e moral, sem precedentes, formaram o conjunto da obra que deu a vitória a Bolsonaro, ou Bolzonaro de família italiana de Anguillara, com as palavras de ordem, pátria, família e Deus no arrastão dos evangélicos e conservadores. Na verdade, a corrupção não foi só do PT, mas o partido foi o carro-chefe que irritou os brasileiros pelo seu orgulho Be bravatas do seu líder maior em não fazer uma autocrítica, uma mea culpa.

  Primeiro foi o fora Dilma com o impeachment e o apoio a Temer, o mordomo de Drácula, que castigou os trabalhadores e cortou programas sociais com as reformas fiscal e trabalhista. Os desmandos continuaram, os 13 milhões desempregados não voltaram ao mercado, a falta de segurança piorou e o novo presidente foi indiciado em atos de corrupção. Os bate panelas ficaram calados e agora voltaram para eliminar o PT do poder.

  Faltou humildade e sobraram provocações de há muito, do tipo “é nós contra eles” e até ameaças de luta armada caso perdesse o poder e seu chefe maior fosse preso. Com seu estilo agressivo em seus discursos de palanque, o próprio Lula perderia essas eleições se a ele fosse dada a liberdade e o direito de se candidatar. Talvez até com diferença maior. Como resposta, numa espécie de vingança e rancor reprimidos, o outro lado do eleitorado preferiu o outro, ainda mais ofensivo nas palavras.

  Nunca uma eleição no Brasil foi tão carregada de ódio, intolerância, violência e fake news. A maior vítima foi a verdade. Bem antes do Bolsonaro se declarar postulante ao cargo, a esquerda, intelectuais, artistas e muita gente não acreditavam que ele se elegeria, que a extrema-direita e o retrocesso teriam voz. A facada no dia 6 de setembro o beneficiou e fez crescer mais ainda a revolta contra o PT. O sentimento de raiva transbordou.

  As redes sociais ajudaram o candidato, mas o esquema de repúdio e revolta já estava armado para eleger o presidente que bate continência para a bandeira dos Estados Unidos, que tratou os quilombolas de animais pesos pesados por arrobas, xingou mulheres de vagabundas que não serviam nem para serem estupradas, defendeu a ditadura e a tortura, falou em banir os vermelhos, disse que preferia um filho morto a ser gay, elogiou o torturador Carlos Brilhante Ustra e fez até apologia à violência na base de todos armados.

 No segundo turno apareceu o Bolsonaro bonzinho vítima da facada de um aloprado, defendendo a liberdade de expressão e de cada um ter o direito de ser o que quiser, uma imprensa livre, a Constituição e a democracia, mais benefícios para o Bolsa Família que ele tanto criticou, os homossexuais, a união de todos e um governo de conciliação. Até desculpou-se, coisa que o PT não fez e continua no mesmo tom, de ter falado tantas bazófias no calor das discussões. Desapareceu a pregação fascista e raivosa para dar lugar a ideias, de certo modo, até progressistas. Virou o candidato da “esquerda”.

  Agora que vai colocar a mão na faixa de presidente em janeiro, resta saber o que vem por aí. Da minha parte, não acredito em coisa boa. Entendo até que estão abertas as portas do fascismo, com retrocessos em muitas conquistas que já começamos a perder no governo do mordomo de Drácula. Ninguém se engane. O Bolsonaro é uma versão piorada do Trump, dos Estados Unidos, e de Marine Le Pin, da França.

  É tudo incerto e obscuro. Não se sabe o que pode ocorrer neste Brasil de tantas surpresas ruins nos últimos anos. Ninguém está atentando para o fato de que seu vice é um general linha dura, de ideias malucas, piores que a do capitão. Sua capacidade de governar e administrar um país é mais uma incógnita, visto que não teve bom desempenho na Câmara dos Deputados.

 Ai, pode bater de novo a desilusão, a frustração e o arrependimento do voto. Muitos vão dizer que não imaginava que ele fosse fazer isso ou aquilo que falou, mas nada disso adianta mais porque o PT já estava descartado desde o início. Bolsonaro foi mais incisivo e duro contra o partido, como seus seguidores queriam, coisa que Ciro Gomes pecou em sua estratégia de amaciar o partido dos trabalhadores, imaginando que poderia angariar votos de seus membros.

  A cúpula do PT permaneceu irredutível, sem mudar o discurso, mesmo depois da derrota.  Renegou e esconjurou o Ciro desde o início, mas no final Fernando Adadd queria seu apoio. Em parte mudou a pregação à feição do Adadd. Foi tarde demais para um candidato de personalidade forte que ficou no terceiro lugar graças à cegueira do eleitor na ânsia de derrubar de qualquer jeito o PT de Lula. Por causa do ódio, a escolha pode ter sido errada. O tempo dirá se estou equivocado.


2 Respostas para “Jeremias Macário: Prepotência e burrice elegeram Bolsonaro”

  1. val

    Nem de longe pode se comparar um homem íntegro como o Bolsonaro com o luladrão ou o maldito pt. Esse comentarista deve ser comunista ou contrario as leis de Deus e a favor do comunismo.

  2. Ton

    Errar é humano, permanecer no erro é burrice, em 4 mandatos do pt e olha o Brasil como está, temos que mudar e torcer que a mudança dê certo não ficar com esse pensamento negativo

Os comentários estão fechados.