Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa: Alvorada dos Ojás pede paz e respeito em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Município de Vitória da Conquista celebra o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. O evento iniciou na noite deste domingo (20) com a Alvorada dos Ojás. Na Praça Presidente Tancredo Neves o Povo de Santo de diversos Terreiros despachou o Padê, cerimônia que acontece sempre antes dos trabalhos, no caso o laço no entorno de árvores.

“Como o Ojá é um tecido sagrado para o povo de religião de matriz africana, ele é amarrado nas árvores simbolizando a paz que a gente quer que tenha com todas as pessoas e principalmente com a gente, com nós Povo de Santo de Conquista”, disse Mãe Graça Alves, presidente da Rede Caminhos dos Búzios e do Movimento Ogum Xoroquê, ao BLOG DO ANDERSON.

Além da Praça Presidente Tancredo Neves, as árvores da Praça Joaquim Correia e Praça Barão do Rio Branco também foram abraçadas com o Ojá. Acompanhando de perto a agenda, o coordenador de Promoção da Igualdade Racial do Município de Vitória da Conquista, Alberto Gonçalves dos Santos, destacou a importância desse movimento.

“A gente vem percebendo que o preconceito e a intolerância quando se trata das religiões de matriz africana tem crescido. Então essa oportunidade da comunidade do Axé está realmente buscando mostrar a sociedade que eles buscam pela paz”, declarou Beto Gonçalves. Celebrado em 21 de janeiro, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é instituído pela Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007.

A data rememora o dia do falecimento da Iyalorixá Mãe Gilda, do terreiro Axé Abassá de Ogum, na Bahia, vítima de intolerância por ser praticante de religião de matriz africana. A sacerdotisa foi acusada de charlatanismo, sua casa atacada e pessoas da comunidade foram agredidas. Ela faleceu no dia 21 de janeiro de 2000, vítima de infarto.


Os comentários estão fechados.