Saúde em Vitória da Conquista: sem passagens para ir a Salvador, mãe volta a fazer apelo ao prefeito Herzem Gusmão

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Há pelo menos um mês o BLOG DO ANDERSON tem recebido reclamações direcionadas a Secretaria Municipal de Saúde, ambas por transporte de passageiros. A primeira vem do Bate Pé, onde duas irmãs, que são primas do presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Luciano Gomes Lisboa, do Partido Liberal, estão sem tratamento no CEMERF [Centro Municipal Especializado em Reabilitação Física e Auditiva] juntamente pela indisponibilidade de um veículo para traze-las e leva-las de volta para casa. Ao meio dia desta quinta-feira (12) o BLOG DO ANDERSON retornou a casa de Amanda Alves Santos, de 31 anos, para expor uma situação que tem atingindo todos os pacientes que necessitam do transporte para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), instituído pelo Ministério da Saúde.

No entanto, a Prefeitura de Vitória da Conquista não tem cumprido com a determinação do Ministério e negado as passagens para que Amanda leve o seu filho, portador de paralisia, para tratamento em Salvador. No vídeo acima Amanda volta a fazer um apelo ao prefeito Herzem Gusmão Pereira para garantir os direitos ao seu filho Elias de apenas três anos. Há dois anos ela pediu misericórdia ao gestor municipal também por saúde sendo atendida prontamente.

Numa nota evasiva, “a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que a situação está sendo apurada pela equipe administrativa, a fim de verificar os problemas gerados e, assim, aplicar as soluções possíveis para que não haja a descontinuidade do serviço prestado para os usuários”. O BLOG DO ANDERSON contatou a Ordem dos Advogados do Brasil, que através da Comissão de Saúde informou que tal situação é do seu conhecimento. “A OAB está preparando um pedido de esclarecimentos a Prefeitura porque antes de qualquer coisa precisamos ouvir os dois lados”, disse a advogada Joana Rocha. O Conselho Municipal de Saúde, esteve reunido com o secretário municipal de Saúde na quarta-feira (11), quando o imbróglio foi apresentado. O presidente do Legislativo Conquistense, Luciano Gomes, prometeu tratar os fatos diretamente com o prefeito Herzem Gusmão.


Os comentários estão fechados.