Investimento Cultural: Núcleo Territorial do NEOJIBA é inaugurado em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Vitória da Conquista e região ganharam na manhã desta sexta-feira (4) o segundo Núcleo Territorial do NEOJIBA [Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia], programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS). O novo espaço, que funciona dentro do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima vai ampliar o número de crianças e jovens, passando dos atuais 135 para cerca de 300. Presentes na inauguração, o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, e o diretor geral do NEOJIBA, maestro Ricardo Castro, conheceram as novas instalações, realizaram o descerramento da placa de inauguração e assistiram às apresentações da Orquestra Infanto Juvenil de Vitória da Conquista, composta por integrantes do programa.

O jovem Mikael Carvalho, de 21 anos, representou os alunos do núcleo ao discursar na inauguração do NTN de Vitória da Conquista. “Eu comecei como aluno e três meses depois virei jovem líder. Aqui no NEOJIBA a minha vida mudou e realizou meu sonho de tocar violino. Essa nova fase do Núcleo vai alimentar novos sonhos e novos projetos de vida de centenas de jovens”, afirmou. Para o secretário Carlos Martins, “mais violinos e mais violoncelos significam mais oportunidades. Significam oportunidades para aqueles que mais precisam. Muitos dos jovens que estão aqui vão tocar em todo o Brasil e no exterior. Quando eu vejo as nossas crianças e jovens brilhando no NEOJIBA, o meu coração se enche de alegria e de orgulho.

Eu espero e, tenho certeza, vamos trabalhar para levar essa oportunidade de vida, por meio da música, para outros milhares de jovens em toda a Bahia”.  De acordo com o maestro Ricardo Castro, os novos núcleos territoriais tem um impacto revolucionário na vida cultural de toda a região. “Vitória da Conquista é um dos principais faróis de cultura do Estado e, merecidamente, recebe um Núcleo Territorial do NEOJIBA. Fico muito feliz pelo Governo do Estado ter abraçado esse projeto e embarcado na construção de uma Bahia com mais justiça social através do trabalho que desenvolvemos no programa”, pontuou o maestro. Programa do Governo do Estado da BAhia, o NEOJIBA existe há 12 anos e já atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social.

Hoje, integra as políticas públicas prioritárias através da SJDHDS e é gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM). Além da assistência social, formação e multiplicação, os NTN vão apoiar projetos musicais como bandas filarmônicas, fanfarras escolares e ações estruturantes governamentais como o ‘Escolas Culturais’. Dentre as atividades, estão a iniciação musical, prática musical coletiva (canto coral e orquestras) e luteria (reparo de instrumentos). O evento contou com as presenças da vice-prefeita de Vitória da Conquista, Irma Lemos Santos Andrade, do prefieto de Presidente Jânio Quadros, Alex da Silva, dos deputados Waldenor Pereira (PT-BA), José Raimundo Fontes (PT) e Maria Del Carmen (PT), entre outras personalidades.


Os comentários estão fechados.