Festa do Rei Momo: Pré-Carnaval com o Bloco Algazarra e Banda de Sopro lota Praça Pública em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Praça da Normal, como é conhecida a Praça Crésio Dantas Alves, ficou pequena para o Pré- Carnaval em Vitória da Conquista. Eram exatamente às 15h50min quando o BLOG DO ANDERSON iniciou as reportagens com o cortejo do Bloco Algazarra animado pela Banda de Sopro Seca Gás nesta Festa do Reio Momo que vem com o tema “Carnaval, Tempo de Amor!”.

O percurso adotado desde o ano passado pelo Bloco Algazarra foi repetido nesta edição, foi batizado de “Circuito Dona Dió”. Trata-se de uma homenagem à Baiana de Acarajé que lutou pela valorização da cultura afro-brasileira e ainda é uma das personalidades mais lembradas do Centro Sul Baiano. Dionísia de Oliveira Silva, Dona Dió, nasceu em 1936.

Descendente de quilombolas do povoado Maria Clemência, foi a primeira baiana de acarajé de Conquista, ofício o qual ajudava a sustentar os seus 14 filhos. Fundou a Escola de Samba União do São Vicente e foi uma das líderes da Lavagem do Beco, que abria tradicionalmente a Micareta, o Carnaval da Joia do Sertão Baiano.

“Esta é uma forma de pisar respeitosamente neste chão e neste espaço em que muitos já fizeram”, declarou o Algazarra em nota. Dona Dió faleceu há sete anos, aos 76, mas sua memória ainda chega a todos os conquistenses através da sua barraca de acarajé, que foi mantida por sua família, e da sua incrível história de vida e de luta.


Os comentários estão fechados.