Academia do Papo com Paulo Pires: O saudosismo e a compreensão paterna de doutor Valdir Barbosa

Foto: BLOG DO ANDERSON

Paulo Fernando de Oliveira Pires | Professor | paulopires@uesb.edu.br

Acabo de ler a crônica do delegado aposentado, advogado e homem de Letras, Valdir Gomes Barbosa. A contribuição de doutor Valdir à segurança do estado e, por que não dizer, segurança nacional, é imensa. Homem de esmerado domínio técnico-científico dentro de sua área, Valdir tornou-se uma referência para a História da Segurança Pública do Estado da Bahia (com reconhecimento nacional) e mereceu (merece) nossos aplausos pela belíssima trajetória que lhe auxilia na edificação de sua rica biografia. >>>>

Doutor Valdir fala da localização  do seu domicílio em Salvador e das providências que tem de tomar (junto com a esposa Roberta) para escapar do fovoco produzido por um dos principais circuitos do trudo momesco em nossa capital. Sua residência está localizada no olho do furacão e , pelo que ele mesmo confessa, seu espírito não está mais propenso a fazê-lo cair dentro das cordas do Coruja, Araketu ou Cheiro de Amor…. Seu espírito tranqüilo (mais apascentado que nunca) pede que ele, em comum acordo familiar,  se retire com a companheira para bem longe daquele barulhão que outrora tanto lhe entusiasmava.

Doutor Valdir fala sobre suas pré-relações com o Carnaval de Salvador por intermédio de sua genitora Dona Walneide e seu Gomes, o Patriarca dos Gomes Barbosa. Ainda no final dos anos 40 (49, para ser mais preciso)  o jovem casal Walneide-Gomes participava com entusiasmo peculiar a juventude e na mesma região de Salvador,  daqueles que seriam os primeiros acordes de um Trio Elétrico, comandado por ninguém mais do que Adolfo (Dodô) e Osmar Macedo, patriarca da Família Macedo (na qual o destaque maior é Armandinho)…. O som do trio elétrico, já chegava a alma dos filhos da Família Gomes Barbosa bem antes do nascimento do nosso ilustre delegado.

Neste carnaval doutor Valdir confessa que tentou convencer o infante João Gabriel para acompanhar a Família em um “retiro” onde a paz, a tranqüilidade, o canto dos pássaros se  sobrepusessem aos trinados das guitarras e batuque dos tambores. Foi embalde. João Gabriel (o infante) movido agora pelos primeiros sinais de um amor infanto-juvenil convenceu ao Pai (Valdir) e a Mamãe (Roberta) que o melhor lugar do mundo naquela semana seria em companhia de sua amada. A queda de braço foi vencida pelo Infante (com reconhecimento tácito-humano do experiente Pai). Filhos têm grande amor pelos Pais, mas quando aparece uma companheira (ou um companheiro) a coisa muda de figura. Não sabemos se a observação de Machado de Assis se aplica, mas quando alguém aparece na vida de alguém, os pais se transformam em amigos e Machado disse: “Entre a amizade e o amor, prevalece o Amor”.

A crônica de nosso delegado-escritor é saborosa e mostra como o passar dos tempos nos conduz para outros patamares de satisfação. Nossos parabéns aos papais Valdir e Roberta por terem compreendido e dado liberdade para que a vida do jovem João Gabriel não seja interrompida em sua trajetória de Felicidades. Grande abraço aos pais, lembranças a Aderbaldo, Josenaldo Barros e Sônia Palles. Até a próxima e aquele abraço.

Paulo Pires


Os comentários estão fechados.