Clóvis Bittencourt: Opinião de um Médico Conquistense

Foto: BLOG DO ANDERSON

Clóvis Bittencourt

Eu não trabalho mais em linha de frente, mas tenho observado as medidas tomadas pelo nosso prefeito. Particularmente eu sempre fui a favor do isolamento vertical, somado às medidas protetivas preestabelecidas e amplamente divulgadas, como também a testagem em massa. Acredito e, existem estudos que comprovam, que o isolamento horizontal praticado pelos governadores, prefeitos e estimulado veladamente pelo ex-Mandetta só posterga o efeito pico da curva. Epidemiologicamente falando, isso não é bom porque o efeito manada não se estabelece na população como deveria se dar no curso normal de qualquer pandemia. Leia na íntegra.

Para quem não sabe, o efeito manada se estabelece quando a partir de cinquenta porcento da população contaminada e recuperada adquire a imunidade e, essa imunidade adquirida, serve como barreira para a diminuição e até a não mais propagação do agente causal. Isso porque não temos vacina ainda. Sabemos e estudos recentes relatam que: questões geográficas, densidade demográfica, miscigenação racial, padrão alimentar e países que tenham em suas políticas sanitárias o esquema vacinal com a inclusão da BCG, aparentemente têm demonstrado números menores de casos em relação aos que não apresentam essas características. Voltando ao isolamento estabelecido aqui – o #FiquemEmCasa – penso com preocupação, pois o inverno se avizinha. E todos sabemos que as viroses causadoras da gripe se manifestam com mais frequência nesse período de inverno.

 

Não sabemos com precisão se pelo menos 50% dos conquistenses já tiveram contato com o SARS-Cov-2 e isso nos remete a uma esfera preocupante (falo por mim). Como disse, sou a favor do isolamento vertical somado às medidas protetivas e testes de massa, com rigor! Neste contexto, defendo a abertura do comércio e serviços essenciais, com os empresários fornecendo os EPIs para os seus funcionários, juntamente com álcool gel, espaçamento de 1,5 m de distância para filas, limitar ao mínimo, o número de pessoas dentro do estabelecimento e, que estas também estejam em uso de máscaras. Não posso dizer o mesmo para os bares, casas de shows, cinemas e praças de alimentação de Shopings. Entendo a preocupação do representante do executivo da nossa cidade, mas não posso me furtar ao dever de dizer que aqui, a exemplo do resto do país, houve realmente uma polarização da saúde e da economia e isso graças à condução não técnica do ex ministro do DEM.

 

Foi dado ao Mandetta esse importante ministério, mas ele além de não ter sido leal ao seu superior hierárquico, não desenvolveu um plano mínimo de combate técnico como está sendo elaborado agora, a exemplo da testagem em massa que em breve será impetrado (a Coreia do Sul, Islândia, Austrália e Chile serve como exemplo entre alguns outros). A testagem em massa possibilita identificar os contaminados, isolá-los e tratá-los precocemente, diminuindo substancialmente os contaminantes e os casos de óbito. Espero em Deus que o isolamento praticado aqui, não tenha prejudicado o curso normal da pandemia. O assunto é vasto. Envolve ciência, estudos epidemiológicos, inúmeras discordâncias entre comunidades científicas e a politização da pandemia. Resta-nos ter bom senso, acuidade observacional, por em prática o que está dando certo, disciplina, ORAÇÕES por nossa cidade, estado e país. Este último, está sendo vítima não só da pandemia do Corona vírus, mas também do fantasma do vírus da corrupção, que quer voltar à qualquer custo e, este, mata mais que qualquer arma já criada pelo homem.

Por
Dr. Clóvis Bittencourt  –  José Clóvis Souza Bittencourt Filho 
25/4/2020.

 

*Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do BLOG DO ANDERSON


Os comentários estão fechados.