Saúde Pública: sem controle, pombos se reproduzem e estão em todos os cantos de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Uma internauta alertou o BLOG DO ANDERSON para um assunto de Saúde Pública e também do Meio Ambiente. Trata-se dos Pombos que tem se proliferado com muita rapidez em Vitória da Conquista. “Gostaria de sugerir uma pauta: Nosso município está com um grande número de pombos, aves que transmitem doenças graves. A prefeitura tem que tomar sérias providências para reduzir ou acabar com eles, de forma correta”, informou Cristiana Alves.  A princípio as aves se concentravam na Praça Presidente Tancredo Neves e ocupavam o telhado da Catedral Nossa Senhora das Vitórias e Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, mas como medida de proteção as três instituições os expulsaram e daí aconteceu a migração.

Numa reportagem do Bem Estar, programa da TV Globo, esse tipo de animal é transmissor de doenças. “Existem alguns animais que convivem com as pessoas, especialmente nas grandes cidades, e podem oferecer um grande risco de diversas doenças.  Por isso, a população de bichos como pombos, ratos, morcegos, por exemplo, deve ser controlada para evitar danos maiores aos homens, como alertaram o infectologista Caio Rosenthal e o biólogo Gladyston Costa. Assim como os humanos, esses animais precisam de três fatores para sobreviver: água, alimento e abrigo.

Justamente por isso, costumam viver perto da população porque é ela que fornece esses elementos nas frestas das casas, porões, sótãos ou até mesmo por deixar comida acessível no lixo ou aberta na despensa.  Há ainda as pessoas que voluntariamente alimentam os pombos, por exemplo, o que pode oferecer um grande risco à saúde pública. Vale lembrar, no entanto, que os pombos não devem ser mortos, apenas controlados, já que têm importância ambiental assim como outras aves”, diz um trecho dessa reportagem que o BLOG DO ANDERSON reproduz acima. O controle da reprodução poderá ser a principal medida para controlar a população.


Os comentários estão fechados.