Edvaldo Paulo de Araújo: Último

Foto: BLOG DO ANDERSON

Edvaldo Paulo de Araújo

Na vida, temos sempre momentos que são últimos! É uma verdade imutável e absoluta. Se verificarmos nas nossas lembranças, temos momentos vividos, principalmente com pessoas, que foram últimos e nos deixam um alerta muito importante. Em 1988, estava de férias na Ilha de Itaparica. Hospedava uma pessoa por um intercâmbio. Precisava pegar o ferry e ir a Salvador levá-la para apresentá-la na Polícia Federal sobre o seu visto. Meu irmão amado, Edmundo,  estava com meu sobrinho Rogério a realizar um trabalho em Salvador. Leia a nova crônica de Edvaldo Paulo de Araújo.

Subindo a ladeira da Barra em direção a meu apartamento, senti  uma saudade de meu irmão e liguei pra ele, expressando minha saudade. E ele, que estava em outro apartamento, disse que iria ao meu levar o som que com ele estava e queria me ver .Assim aconteceu. Quando ele entrou, eu estava deitado, nos falamos, fiz recomendações de irmão mais velho e pedidos referentes a sua volta e continuei deitado. Despedimo-nos verbalmente e ele se foi. Retornei à Ilha e o esperei no dia seguinte para tomar café  em casa, conforme me fora prometido por ele, em vão.

À noite, me preparei para, no outro dia, retornar para minha cidade, o que fiz. Quando aqui cheguei, a notícia trágica. Tinha acontecido um acidente na noite anterior, onde meu irmão, meu sobrinho e o amigo Patente haviam falecido .Foi uma dor indescritível, momentos terríveis em minha vida. Sempre me vem a lembrança o nosso último encontro aqui na terra, eu deitado e ele em pé nos falando; por que não me levantei?   Por que não o abracei?  Por que  não vivi aquele momento com intensidade? Tinha muitos dias que não o via e seria justo abraçar meu irmão;  não o fiz. Isso me  dói, depois de vinte anos, toda vez que me lembro daquele último momento com ele.

Quase sempre temos esses tipos de acontecimentos; pessoas que, quando perguntamos por elas,  alguém nos avisa da sua partida para o outro lado da vida, ou mesmo de pessoas queridas que vão embora e acaba a gente nunca mais vendo e guardando apenas remotas lembranças. Me lembro do amigo querido, o francês Jean Cotreaux, quando nos despedimos há 20 anos em Paris. Almoçamos juntos e já vinha percebendo que ele estava triste. Trocávamos e-mail, nos telefonávamos. Após minha chegada, passado um tempo, enviei um e-mail e não recebi resposta;  liguei muitas vezes e ninguém atendeu. Depois de um tempo, o telefone não era mais dele e não sei o que aconteceu. Fiz inúmeras pesquisas junto a órgãos e não obtive resposta do seu paradeiro. Meu amigo deixou saudades onde quer que esteja.

Passei a me comportar com mais atitudes e carinho com aqueles que amo, com aqueles a quem tenho afeição, na gentileza, no abraço, nas palavras de amizade, no conforto da amizade, pois nunca sei se aquele encontro será o último. Costumo abraçar, abençoar, desejar que Deus cuide desses afetos e que, por favor, não me deixem mais, sem um sinal, sem um aviso qualquer.

Temos que cuidar dos nossos, temos que ser uma presença marcante de amor e carinho, para que não fique aquele gosto de que deveríamos  ter feito mais, deveríamos ter dado aquele abraço, que deveríamos ter dito, em palavras e em gestos, o quanto os amávamos.

Uma época sai de férias com minha esposa e meus filhos, fui usurfruir da imensa gentileza do meu amigo, sócio e irmão Hamilton Nogueira, passando uns dias na sua casa na Ponta da Tulha em Ilhéus. Numa tarde linda, onde descansava após a praia e o almoço, acordei com alguém tocando a sirene, olhei pela janela, era meu amigo Idezuilton. Fiquei assustado. Fui ao seu encontro e a notícia triste: meu pai havia partido para o outro lado da vida. Senhor Francisco Paulo foi embora sem me avisar, sem me abraçar e sem despedir-se de mim,  mas, talvez, não seria nesse caso tão necessário, pois a marca da sua presença em mim é imensa, é total, pois tudo o que sou, minhas atitudes têm muito dele, dos seus ensinamentos e do seu amor. Nunca me esqueço da nossa relação, ainda pequeno, em Veredinha, quando ia para caçar com ele, apartar o gado, no bagageiro da sua bicicleta Caloi, nunca esqueço. Nunca e jamais me esqueço dos seus ensinamentos, das suas observações, dos seus abençoados conselhos e das suas atitudes para formar o homem que sou. As nossas relações são imortais. Muitas vezes, pessoas maravilhosas marcam nossa vida. Pessoas ruins marcam de maneira negativa, mas o melhor é orar e esquecer e só deixar espaço para as que representaram pelo afeto e pelo carinho.

Quantas vezes em viagens conhecemos pessoas incríveis, vivenciamos momentos bonitos, inesquecíveis, muitas vezes em lugares maravilhosos, pegamos os dados que depois perdemos, ou mudam e o contato se esvai? Por uma felicíssima coincidência, fui a um jantar na Tore Eifel , em Paris, e lá chegando tive que escolher entre duas mesas com pessoas;  olhei e escolhi uma. Que felicidade! Era um casal de portugueses, que fez com que o jantar tornasse mais saboroso. Depois saímos em mais dois passeis pela noite, um no barco  Bateaux pelo Sena, e o outro o melhor show de Paris no Moulin Rogue. Ficamos amigos, conhecemos as nossas histórias e quem éramos. No final trocamos cartões, nos abraçamos, dissemos da imensa felicidade de conhecermo-nos e depois terminou a perdermos o contato. Ficou somente a lembrança, mas a certeza de que a nosso encontro fora único e último, mas ainda bem que o vivenciamos de maneira intensa, inesquecível.

Quando escrevo, deixo as minhas experiências, as minhas mensagens é para que cada pessoa que leia tome resoluções em suas vidas, para torná-las mais poéticas, sensíveis e carregadas de acontecimentos bons. Prestigiar os amigos, nessa época tão fria, tão sem tempo, tão cheia de coisas negativas, de violência de todos os ângulos, a cada momento pode ser único. Meu amigo José Carlos Fernandes… à noite, nos falamos pelo whatsapp, ele me disse que estava fazendo um procedimento no hospital e que cedo iria para sua casa. Fui dormir e, quando acordei, foi enorme o meu espanto que se transformou em choro e lagrimas: estava estampado no blog do Anderson a triste notícia que meu amigo Zé tinha partido para o outro lado da vida. Foi muito triste, pois ele era uma pessoa cheia de vida, cheia de alegria, sua presença era sempre sinal de boas histórias, muito riso e muita brincadeira. Meu amigo Zé Carlos era exemplo de superação, e sua luta para que outros superassem a dificuldade que um dia ele teve e que a luz do Criador o iluminou e ele, de maneira valente, se superou. Digo agora querido amigo: obrigado por ter existido em minha vida e por tantos papos inteligentes, cultos, que só me fizeram crescer como ser humano. Obrigado, amigo, por seu exemplo de pai, esposo e ser humano Fica com Deus e que Ele o tenha na mais iluminada morada.

A vida é assim, cheia de percalços, a nos maltratar para ensinar; não aprendemos muitas vezes no amor e temos que aprender na dor. Essa dor que fica, essa insatisfação que fica, esse desejo  que fica; tudo é estimulo para melhorarmos as nossas relações;  e, dentro do nosso jeito, a nossa personalidade, a nossa formação de compaixão e bondade, melhoremos esses encontros, enriquecermos esses encontros, com iniciativas, afeto e muito carinho nas relações. Melhorarmos as nossas conversas, muitas vezes infrutíferas e as tornarmos frutíferas e marcantes. Vamos caprichar nos nossos encontros e torná-los inesquecíveis; se for o último, vai deixar apenas contentamento, a tristeza do não mais olhar, mas jamais a tristeza de não ter feito o que deveríamos fazer e a frustação do abraço pretendido que não aconteceu.

Último


Os comentários estão fechados.