Edvaldo Paulo de Araújo: Falta sempre um pedaço

Foto: BLOG DO ANDERSON

Edvaldo Paulo de Araújo

Quem de nós, nos momentos belos, não tem a sensação de que falta algo ou alguém? Às vezes, em lugares lindos, momentos iluminados, sempre vem a sensação de que falta algo, pensamos sempre nisso. Às vezes, estamos em um lugar e, encantados, pensamos. Às vezes, colocamos que gostaríamos muito de que determinada pessoa ali estivesse, que preencheria mais o momento. Não é insatisfação, não é falta de agradecimento de ali estar; é que gostaríamos de que os que mais amamos, ou aqueles que se identificam com aquele momento estivessem ali conosco. Leia a íntegra.

Tem pessoas nas nossas vidas que, por muitas vezes, nos incluíram em lugares, em momentos, muitos lugares elas aparecem em nossos pensamentos; geralmente, por não estarem, gostaríamos imensamente de que lá elas estivessem e, quando elas estão, aparecem outras pessoas e situações. A velha história, dizemos: “pra ficar perfeito falta…”.

Há algum tempo conversando com um amigo muito querido, ele me falava da sua separação da primeira esposa com quem tinha quatro filhos. Na sua narrativa, ele soltou algumas frases: “deveria ter tido mais paciência..” “…deveria ter dado um tempo..”, a separação para o homem é muito desvantajosa, dizia ele; o Homem perde a família e a mulher apenas o marido! Meu amigo concorda então com seu depoimento que faltou um pedaço que, na tradução, é paciência e tempo.

É difícil não ter esse tipo de sentimentos; faz parte da nossa formação humana a insatisfação embutida em muitas coisas, a não estar satisfeito ou não ter satisfação plena. Entendo eu que o Criador nos colocou dessa forma justamente para estarmos sempre em busca de melhorar, de fazer melhor, de buscar, através de conhecimentos, ter a grandeza da satisfação plena; o entendimento que o cabe nesses casos é apenas o agradecimento, a certeza de que faz parte da vida humana, crescer; e o ser humano, só cresce na dificuldade; isso é absoluto.

É muito comum, em todos os aspectos da vida, esse sentimento, essa sensação de que falta sempre um pedaço, seja num livro que lemos, numa canção que ouvimos, num filme a que assistimos, numa viagem que fazemos, nas realizações mais simples do nosso cotidiano, a sensação de que poderia ter sido melhor, de que poderia ser mais especial, para que fosse perfeito. E a perfeição existe?

Sempre falta um pedaço, no nosso olhar, no nosso falar, nas nossas relações, principalmente quando cobramos dos outros o que não são, quando cobramos das nossas parceiras atitudes que não são delas.

“Se você acha que nasceu num mundo errado, ajude a mudá-lo; por isso você veio, para fazer ele certo” -Autor desconhecido.

OSHO (1931-1990) foi um professor de filosofia e mestre na arte da meditação. Publicou mais de 600 livros; disse que “Confiança não significa que tudo vai dar certo. Confiança significa que tudo está certo”, não falta pedaço, tem uma razão maior de ser. Existe satisfação e que tem que ser assim; apenas vamos agradecer o que está posto. “Se você nasceu em um mundo onde você acha que não se encaixa, é porque você nasceu para ajudar a criar um mundo novo”(Autor desconhecido). “Quem olha para fora sonha. Quem olha para dentro desperta”; também não conheço o autor.

Cultive o hábito do agradecimento, da satisfação, do contentamento e se sentirá feliz sempre e nada faltará pedaços. A atitude de, se em algum momento, faltou um pedaço, coloque-o com gestos e iniciativas. Se o lugar é lindo e gostaria de mais alguém nele, programe e leve essa pessoa sempre que for possível, pois a emoção do esforço fará você muito feliz, tenho certeza.

Quando olho para lugares belos e sei de alguém que amo, que ficaria muito feliz em conhecê-lo, procuro, quando posso, fazer com essa pessoa vá lá, sinta a felicidade que senti, participe do mundo de que participei.

É necessário e salutar entender a questão do tempo, se a falta de um pedaço não pode substituir o agradecimento por aquele momento, pois nem sempre teremos mais tempo para novamente estar naquele momento ou lugar. Me baseio no que EINSTEIN encontrou, que é a maneira de fazer as pazes com o tempo, quando disse que o passado e o futuro são ilusões; existe apenas o momento presente. Esse foi um daqueles momentos brilhantes em que as tradições espirituais do mundo e a ciência avançada se convergem. A frase “Para sempre e por toda eternidade só existe o agora, o único e o mesmo presente; o presente é a única coisa que não tem fim”(Deepak Chopra). Como ele diz: isso fora dito por um sábio iluminado, por um poeta profético ou por um físico famoso?. Aproveitar sempre o momento presente, pois é único, e pode ser para sempre não mais vivenciado, faltar um pedaço ao vivenciá-lo significa não estar satisfeito ou não vivê-lo livremente com toda intensidade sem rastro de qualquer insatisfação maior ou menor.

“Eu gostaria de ter feito assim” sempre simbolizará a falta de um pedaço. Deve-se mudar a frase e o pensamento e dizer: eu fiz o que tinha que ser feito e o que me foi permitido naquele momento, contente e agradecido.

A escritora Iyanla Vanzant, no seu livro, “Um dia minha alma se abriu por inteiro” da editora GMT editores Ltda., diz nesse tom: que pra quem está sempre faltando um pedaço “É aquela parte de nós que continua a se preocupar, que vive na dúvida, que é cheia de receios, que julga os outros, que tem medo de confiar, que precisa de provas, que acredita apenas quando lhe convém, que não consegue dar continuação às coisas, que se recusa a praticar o que prega, que precisa ser salva, que quer ser vítima, que dá verdadeiras surras no ‘eu’, que precisa estar certo o tempo todo e que insiste em se agarrar àquilo que não funciona”.

Espero que este texto não falte um pedaço, pois ele teve a inteira dedicação de mim!


Os comentários estão fechados.