Boletim do Coronavírus: Município do Norte de Minas Gerais atinge 100% de ocupação em UTI COVID-19

Foto: Divulgação

Pela primeira vez, o Hospital Santa Mônica, em Unaí, no Norte de Minas Gearis, atingiu 100% de ocupação dos Leitos de Unidade de Terapia Intensiva COVID-19. Segundo a direção do Hospital, na tarde desta sexta-feira (24), as 10 vagas da unidade estavam ocupadas por pacientes de Unaí, Bonfinópolis de Minas, Paracatu e Arinos. “A situação da UTI preocupa porque não adianta falar que se não tem vaga aqui leva para outra cidade. Lá na outra cidade não tem também não. Essa é a grande preocupação que tenho”, fala o prefeito de Unaí, Jose Gomes Branquinho, do PSDB. Os leitos são gerenciados pelo Comitê Regional de Enfrentamento do Coronavírus Noroeste, composto por 33 municípios da região, sediado em Patos de Minas. Veja a reportagem do G1 Grande Minas.

Segundo a prefeitura, Unaí atende a microrregião do Noroeste de Minas, composta por mais 11 municípios. São mais de 250 mil habitantes que têm a cidade como referência de atendimento para saúde.

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado nesta quinta (23), Unaí tem 943 casos confirmados da Covid-19, sendo nove mortes e 743 curados.

E a alta demanda pelos leitos de UTI preocupa também a população, como explica o taxistas Sebastião Santos, que é idoso e tem comorbidades.

“É triste e muito preocupante. A gente vê que as pessoas não estão ligando para a doença, estão achando que está tudo normal. Mas se alguém precisar de um leito faz como? Vai ter que ir para outra cidade distante? Mas lá também não tem vaga. Complicado.”

Situação do outro hospital
Unaí tem ainda o Hospital Municipal, que possui uma ala específica para Covid-19, com 22 leitos. Dez dos leitos têm respiradores.

Na manhã desta sexta, 15 pacientes estão internados na unidade, sendo 13 já diagnosticados com Covid-19. Dos hospitalizados, 13 fazem uso de oxigênio e nenhum precisou ser entubado.

“O que eu posso pedir é que a população nos ajude a manter um clima de serenidade, de tranquilidade. Não podemos afobar e desesperar, temos que ter confiança na nossa equipe que está trabalhando e que entenda que estamos fazendo aquilo que tem que ser feito”, disse Branquinho.

Possibilidade de mais leitos
O prefeito destaca que o município tenta negociar com os hospitais particulares para aumentar os leitos clínicos para atender somente pacientes de Unaí e dar tranquilidade à população.

“Essa negociação que estamos fazendo é para leitos de semi UTI, são leitos de retaguarda, que a pessoa fica assistida, usa um respirador se for o caso.”

De acordo com o diretor da Gerência Regional de Saúde Unaí, José Juliano Espíndola, mais 10 leitos de UTI estão sendo negociados para a cidade, mas que vai atender toda a região. Eles devem ser instalados no Hospital Municipal. A expectativa é que a confirmação seja feita ainda nesta semana.


Os comentários estão fechados.