Reginaldo de Souza Silva: Onde estará você?

Foto: Reprodução

Reginaldo de Souza Silva | Professor | [email protected]

Em datas diferentes pelo mundo comemora-se o Dia dos Pais. No Brasil é o segundo domingo do mês de agosto, oficializado no ano de 1953 em comemoração a São Joaquim. Neste dia, milhões de pessoas, tentando superar as dores que a vida apresenta, irão abraçar o seu pai, ainda que a distância, comemorar este dia, suas lembranças, seus desafios e registrar o seu amor e importância. Outro(a)s não vão poder abraçar, beijar, compartilhar ou mesmo olhar. Restarão as lembranças no coração, nos hábitos e valores da vida, nas refeições, nas pequenas e grandes comemorações, no jeito de ser, falar, agir, no carinho, na disciplina, no esforço, na fé e na luta constante. Quantos momentos de superação… Leia a íntegra.

Muito(a)s, no entanto, durante o transcorrer da vida não tiveram esta oportunidade, de conviver ou mesmo  ter o registro do genitor. O IBGE (2015) registrava a existência de 5,5 milhões de crianças sem o registro do nome do pai na certidão de nascimento, que poderíamos dizer de Abandono!

Segundo IBGE (Síntese de indicadores sociais, 2019), 63% dos lares chefiados por mulheres negras está abaixo da linha da pobreza, no mercado de trabalho elas estão na informalidade (73,1%) como empregadas domésticas e Agropecuária (74,6%). Segundo IPEA, (2019) os domicílios brasileiros comandados por mulheres em 2018, registravam 45%.

Apesar de uma autoridade brasileira ter afirmado “onde não há pai nem avô, é a mãe e avó, e por isto torna-se uma fábrica de desajustados… e tendem a ingressar em narco-quadrilhas que afetam nosso país”. Revela a discriminação e o desconhecimento da realidade social e o papel da mulher na sociedade brasileira.

Nossa sociedade ainda desvaloriza as mulheres, a luta diária travada por elas, o papel social, cultural e de luta transforma os espaços onde convivem, dá esperança e dias melhores para milhões de crianças, adolescentes jovens e adultos.

Gostaria de reforçar o papel de muitas mulheres na vida de homens e mulheres que se tonaram chefes de família, professores, engenheiros, militares, médicos, atletas, padres, pastores, empresários, etc.

Mulheres que acreditaram no amor e nem por isto abandonaram o fruto de uma vida, alimentaram, cuidaram, educaram, filhos e filhas, abandonadas pelo companheiro não deixaram de lutar e acreditar. Onde estará Você?

Gostaria, neste domingo, Dia dos Pais, ainda que o gesto maior seja do coração, da fé de dias melhores, das falas de reconhecimento, amor, alegria, estimulo, paz, força, por meios eletrônicos, carta, gestos, musicas, vídeos para aquele(a)s distanciados por conta da COVID.

Que cada Pai representado pela mulher Mãe, Avó, Tia possa ser reconhecida, amada e valorizada. Feliz Dia dos Pais a todas as mulheres guerreiras e, a todos os Pais deste imenso país, que sejam exemplos de paz, esperança e amor.

Que os filhos não poupem esforços para registrar o carinho, o amor e a fé.

Prof. Dr. Reginaldo de Souza Silva

Coordenador do Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – NECA/UESB


Os comentários estão fechados.