Destaque Econômico | como se organizar financeiramente para as despesas com seu carro no ano que vem

Foto: Divulgação

Saiba como montar um planejamento para as despesas com seu carro em 2021 e quais são os principais itens que não podem ficar de fora nesta conta. Ter um carro requer um planejamento financeiro, pois sempre será preciso pagar alguma conta ou deixar a manutenção em dia. O veículo traz facilidades, mas por outro lado, se não planejar as despesas com seu carro em 2021 pode se endividar e ter de abrir mão dele. Algumas despesas são fixas, já outras variam, mas é possível se prevenir em ambos os casos e não ficar sem dinheiro para o que precisa. Saiba o que é preciso fazer para organizar as despesas com seu carro em 2021.

Tenha uma planilha de controle para as despesas com seu carro em 2021

Colocar em uma planilha todas as previsões de gastos com o veículo permitirá que tenha uma visão ampla dos valores que serão necessários.

A dica nesse caso é pesquisar com antecedência para ter uma ideia de preço e colocar todos os gastos fixos e variáveis. Por exemplo, inclua o valor do seguro, parcelas do financiamento, revisões, combustível e outros.

Com base nessas informações preliminares saberá se o veículo que possui ou pretende adquirir está compatível com o seu orçamento. Nesse momento também poderá rever alguns custos.

Se está muito elevado o gasto com combustível, pode, por exemplo, optar por ir de transporte público para o trabalho alguns dias da semana.

Considere o valor da parcela do financiamento

O ideal ao fazer um financiamento é que as parcelas não ultrapassem 30% dos ganhos, por isso antes de comprar o veículo faça esse cálculo.

Se já assumiu o financiamento, então pode rever os valores. Se estiver muito elevado, busque outro banco que ofereça taxas menores e tente a portabilidade, pois isso pode baratear os custos. Em alguns casos pode ser interessante aumentar o número de parcelas para não se apertar todo mês.

Como o valor pago mensal é fixo, ele deve ser incluído na planilha. Nesse caso saberá as despesas com seu carro em 2021 precisas em relação ao pagamento das parcelas.

Investimento no seguro

O seguro auto é essencial para que consiga ter um pouco mais de tranquilidade ao andar com seu carro.

É possível optar por um seguro completo, nesse caso será preciso ter atenção com as despesas com seu carro em 2021, pois elas serão maiores.

Para quem busca o melhor custo-benefício, a dica é contratar apenas as coberturas mais essenciais como roubo, furto e colisão. Já quem está com o orçamento bem apertado, pode ficar com um seguro mais simples, apenas contra roubo e furto e se quiser incluir um rastreador.

É importante verificar uma tabela de preço do seguro auto para ter uma base, mas independentemente do tipo de seguro que escolher, faça uma simulação de cotação para saber qual será o valor dele. As opções de pagamento também podem variar, veja o que lhe atenderá melhor, se será a vista ou parcelado.

Um ponto importante em relação ao seguro é sobre o valor da franquia se tiver incluído coberturas de perdas parciais. Lembre-se de colocar na sua planilha uma reserva para cobrir possíveis imprevistos de colisões e deixe o dinheiro reservado.

Pesquise os custos com documento

Para adquirir o veículo existem alguns custos como o emplacamento e licenciamento. Pesquise com antecedência para saber os valores e já deixe reservado antes de precisar fazer esses serviços.

O licenciamento anual é outro custo que se tem, afinal, ninguém quer ficar com o carro irregular e correr o risco de ser multado e ter o veículo apreendido.

Como o valor varia de uma cidade para outra, a melhor coisa a fazer quando estiver elaborando a sua planilha é entrar no site do Detran e pesquisar esses custos.

Quem deseja economizar nesse ponto pode fazer os serviços por conta própria sem contar com ajuda de um despachante, porém deverá dispor de mais tempo, afinal, poderá ter que enfrentar algumas filas.

IPVA

O IPVA deve ser pago anualmente e se o seu veículo possui menos de 20 anos, não tem como fugir dele.

A boa notícia é que poderá ter uma noção de valores antes mesmo de receber o boleto para pagamento. Basta olhar o valor do carro na Tabela FIPE e aplicar o percentual correspondente a seu estado.

O IPVA costuma ter um percentual que varia de 2% a 4% dependendo da localidade e essa taxa é aplicada sobre o valor do carro.

Vale lembrar que o pagamento do imposto à vista costuma ter desconto, por isso, se estiver com um dinheiro a mais no começo do ano, vale pensar na possibilidade.

Os gastos totais na planilha de despesas com seu carro em 2021 podem diminuir com essa atitude.

Gastos variáveis

Talvez esses sejam os gastos mais difíceis de calcular por sofrerem alterações. As manutenções e revisões são essenciais e, se tiverem um valor fixo, a conta fica mais fácil. Caso contrário, deverá pesquisar quanto outros motoristas gastam em média com o modelo de carro que possui e colocar os valores como estimativa.

O combustível é outro custo que não pode ficar de fora. Se já está acostumado a usar o veículo, vale levar em consideração o histórico. Inclua na planilha os custos mensais com combustível, mas, como já dito, em alguns casos é possível mudar os hábitos para diminuir os valores.

Um problema de quem tem carro é que nem sempre se encontra estacionamento gratuito, por isso é preciso recorrer aos particulares. Esse pode ser um custo que, dependendo da situação, pode ser bem elevado. Faça as contas da previsão de gastos.

Além disso, inclua na sua planilha outros custos variáveis como limpeza, pequenos reparos, compra de acessórios, etc.

Incluindo todos esses itens na planilha é muito mais fácil saber quais as despesas com seu carro em 2021 e não se apertar com as contas. Porém, sempre busque maneiras de minimizar os custos e tenha uma reserva, pois estamos falando de planejamento e não de custos fixos.

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros


Os comentários estão fechados.