Fillipe Dantas Pinheiro | Dia Mundial do Câncer

Foto: BLOG DO ANDERSON

Dr. Fillipe Dantas Pinheiro | Oncologista | Clínica Amo

No dia 4 de fevereiro aconteceu o Dia Mundial do Câncer. Na ocasião o médico oncologista Fillipe Dantas Pinheiro escreveu um artigo sobre essa data que tem como “objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano. Este ano já ocorreram mais de 700 mil mortes por câncer no mundo. Cada dia mais é de suma importância a prevenção”. Leia a íntegra.

Hoje comemoramos o Dia Mundial do Câncer.  A data 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Criada em 2000, por meio da Carta de Paris contra o câncer, a data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano. Este ano de 2021 até a data de hoje já ocorreram mais de 700 mil mortes por câncer no mundo. Cada dia mais é de suma importância a prevenção.

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia do COVID-19 que ainda estamos enfrentando. Com isto, muitos pacientes deixaram de realizar seus exames preventivos, suas atividades físicas e pioraram muito o caminho da prevenção para câncer. O que estamos vendo nos últimos meses é o aumento de casos avançados com menos probabilidade de cura. Isso foi gerado pela ausência de realização dos exames preventivos. Hoje temos como imperativo a realização de exames para prevenção como seguintes: preventivo ginecológico, mamografia e ultrassom de mamas, colonoscopia, psa, toque retal, tomografia de tórax entre outros. Temos definido uma série de protocolos para realização de cada exame citado, a depender da idade, sexo, riscos, doenças associadas etc. Outra ação diretamente relacionado ao menor índice de câncer é manter peso ideal, alimentação saudável, prática de exercícios físicos, evitar tabagismo e etilismo.

Concluímos então que apesar da pandemia ainda estar presente em nosso meio não é saudável evitar comparecer às consultas medicas ou realizar exames por medo de se infectar. Deve ser então respeitado as orientações para prevenção do COVID-19 mas também manter hábitos saudáveis e realização de exames quando necessários.

Por Fillipe Dantas Pinheiro – oncologista Clínico da CLínica AMO.


Os comentários estão fechados.