Caso de Polícia | homem trans é agredido por casal com tijoladas em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Um jovem transgênero denuncia ter sofrido agressões físicas e verbais, quando voltava para casa, em Vitória da Conquista. Os crimes teriam sido praticados por um casal no último dia 11 de julho. O BLOG DO ANDERSON conversou com as vítimas, advogada Sandra Mara Paiva de Novaes, presidente da Comissão de Diversidade e Identidade de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil, e com Aracely Schettine Paiva, gerente do Centro de Atenção Psicossocial do Município de Vitória da Conquista, que acompanham a situação.

De acordo com o jovem, ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Na unidade de saúde, outro problema: o atendente teria se recusado a chamá-lo pelo nome social, porque ele ainda não fez a mudança no documento de identidade.  A vítima conta que só recebeu atendimento porque um advogado que estava no local exigiu que os direitos dele fossem respeitados. O uso do nome social é um previsto por Lei, conforme explica a advogada na reportagem que o BLOG DO ANDERSON destaca nesta terça-feira (20).

De acordo com Sandra Paiva, é direito das pessoas transexuais e travestis usarem o nome social, ou seja, o nome com o qual se identificam. Segundo ela, a unidade será oficiada para que situações como esta não se repitam. O Hospital Geral de Vitória da Conquista informou que as direções administrativas e de enfermagem estão apurando a denúncia. Disse ainda que repudia qualquer atitude transfóbica ou que fira os direitos da comunidade LGBTQIA+.


Os comentários estão fechados.