27 de Setembro | tradicional Caruru marca o Dia de São Cosme e São Damião em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Dia 27 de Setembro foi de festa em Vitória da Conquista para celebrar São Cosme e São Damião. Em Vitória da Conquista o BLOG DO ANDERSON acompanhou o tradicional Caruru no Terreiro Ogum de Ronda São Cosme São Damião, evento que se repete há meio século, hoje sob a coordenação da Mãe de Santo Edna Cardoso, que fica no Loteamento Renato Magalhães, bairro Espírito Santo. Do meio dia desta segunda-feira (27) até às 17 horas foram servidas centenas de pratos para gente de todas as idades.

No Candomblé e na Umbanda, as figuras de Cosme e Damião são cultuadas e comemoradas no dia 27 de Setembro, que teria sido a data em que os irmão foram mortos. Para a Igreja Católica, a memória celebrada é no dia 26 de setembro. Dentro do Catolicismo, os irmãos gêmeos que se formaram em Medicina atendiam gratuitamente os mais carentes.

Considerados mártires, eles foram sentenciados à morte no início do século IV pelo imperador Diocleciano. A data celebrada no dia 26 de Setembro seria a data provável da dedicação da basílica. São Cosme e Damião são patronos dos profissionais da área de saúde como médicos, farmacêuticos e enfermeiros.


Os comentários estão fechados.