Vitória da Conquista, 181 anos | comemorando o passado, agindo no presente e construindo o futuro

Foto: BLOG DO ANDERSON

José Raimundo Fontes

Agradeço a Deus a oportunidade de estar celebrando, com vida, saúde e muita esperança no futuro, os 181 anos de autonomia política da Jóia do Sertão Baiano e reitero a minha solidariedade aos familiares das vítimas do Covid-19. Publicizo os cumprimentos às autoridades civis, religiosas e militares, bem como saúdo as representações das instituições políticas e da sociedade civil organizada. Abraço, de forma especial, os vereadores do PT e os militantes dos movimentos sociais, parabenizando-os pela permanente disposição de luta em defesa dos interesses da maioria dos conquistenses e dos baianos. >>>>>>

Sinto-me orgulhoso de fazer parte da história do terceiro mais importante município da Bahia e de estar contribuindo, como cidadão, educador e ocupante de cargo público, com o seu progresso econômico, social, cultural e político.

Situado em uma região distante de onde começou o processo de colonização portuguesa das terras brasílicas, o sertão da ressaca, como era denominado o território onde hoje nos encontramos, só passou a ser alvo de interesses da coroa lusitana em meados do século XVIII, no contexto da crise das atividades auríferas e da necessidade de desbravamento de novas fronteiras para a produção agropecuária e de implantação de vias de ligação do interior com o litoral.

É então que começam as incursões dos bandeirantes, vindos do Norte de Minas, ocupando as terras entre o Rio Pardo e o Rio de Contas, expulsando e matando os habitantes originários, estabelecendo fazendas e pontos de passagens de tropas e boiadas, coisas e gentes. Essa empreitada iniciada por Pedro Leolino Mariz, João da Silva Guimarães e continuada por João Gonçalves da Costa, a mando da Coroa portuguesa, resultaria na fundação de muitos povoados, vilas e cidades, na região, entre os fins do Século XVIII e meados do Século XIX.

Instaurada em 09 de novembro de 1840 enquanto unidade municipal autônoma, a evolução histórica de Vitória da Conquista, o seu desenvolvimento e a pujança atual tiveram a participação, em diferentes fases desse processo, de muitos grupos sociais, de várias matrizes socioculturais, étnicas, religiosas e políticas. Para tanto, concorreram o trabalho e ações de empresários, trabalhadores, comerciantes, agricultores, funcionários públicos, profissionais liberais, prestadores de serviços, emigrantes, intelectuais, políticos e organizações sociais diversas. Enfim, o nosso passado e nosso presente são resultado de sonhos, labutas e realizações de homens e mulheres, em sua grande maioria anônimos, que constroem diariamente a nossa história.

Mas é inegável a decisiva contribuição que os governos do PT deram para impulsionar o desenvolvimento de Vitória da Conquista nas últimas décadas.
Foi graças aos investimentos, obras, programas e serviços implantados pelos governos petistas, em nível local, nacional e estadual, que transformaram essa que é considerada a capital regional e que hoje é uma das melhores cidades do Brasil para se viver, morar e trabalhar.

As gestões do PT, e de seus aliados, promoveram uma verdadeira revolução no município, com fortes investimentos nas áreas sociais, priorizando a saúde, a educação, a promoção de direitos, além da realização de obras de infraestrutura urbana, habitação popular e assistência à população rural. As parcerias com os governos Lula/Dilma e Wagner/Rui tornaram possível a chegada da UFBA, a construção do Aeroporto Glauber Rocha, a Policlínica Regional, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a ampliação e reforma do Hospital de Base e a construção de um novo hospital para ortopedia, no antigo Afrânio Peixoto, entre tantas outras ações, em várias áreas, inclusive com emendas parlamentares de minha autoria e do deputado federal Waldenor Pereira, que têm sido essenciais para dinamizar a economia e melhorar a qualidade de vida da nossa população.

Ademais, muitas ações estão em andamento e outras projetadas para manter o indispensável apoio do Governo do Estado, e dos nossos mandatos, na estimulação da vida sociocultural e econômica da terra de Glauber Rocha, Jadiel Matos, Heleusa Câmara e de tantos lutadores sociais, como Edvanda Teixeira e José Gomes Novais.

Mais do que palavras, a presença do Governador Rui Costa, na véspera dos 181 anos da data magna municipal, entregando obras e anunciando novos investimentos, demonstra que o PT tem feito e continuará fazendo bem aos conquistenses.

Mesmo nessa conjuntura de crise que o país atravessa, como consequência do golpe contra Dilma, Lula e o PT, do qual resultou a ascensão de um presidente despreparado, reacionário, antidemocrático e antipopular, e da pandemia, nossas esperanças se acendem e se aquecem, nos embalando, para juntos construirmos e transformarmos o Brasil. Essa chama é o retorno de Lula à cena política depois que o judiciário corrigiu a injustiça de sua condenação e desmascarou os impostores e aproveitadores incrustados nas várias instituições públicas.

É com esse sentimento de gratidão e de alegria, ainda contido, que comemoramos mais um aniversário de Vitória da Conquista, reafirmando o compromisso de continuar trabalhando, junto com o deputado federal Waldenor Pereira, nossos senadores, vereadores e lideranças políticas, e com o apoio do Governador Rui Costa, para viabilizar, cada vez mais, ações em benefício da nossa população.

Com disposição e firmeza, vamos continuar fiel ao espírito democrático e de justiça social do nosso povo, lutando para reconstruir e transformar o Brasil.
Parabéns, Conquista!

*José Raimundo Fontes – Prof. Universitário, deputado estadual (PT), ex-prefeito de Vitória da Conquista, Doutor em História Econômica (USP), Mestre em Ciências Sociais (UFBA), Graduado em História e Pedagogia.


Os comentários estão fechados.