Saúde Pública em Vitória da Conquista | criança de três anos com tumor no cérebro espera vaga em UTI Pediátrica

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma criança de três anos, com câncer no cérebro, espera há cerca de um mês por uma vaga de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica com suporte oncológico na Bahia. Lorenzo Gael está internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), e, segundo os médicos, depende desta transferência. Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia disse que busca por uma vaga para o perfil do paciente. Informou também que a disponibilidade de vagas nos hospitais ocorre apenas em situações de alta médica ou óbito de algum paciente.

Por isso, não é possível sinalizar o dia em que a transferência será feita. Lorenzo mora com a família em Jacaraci, que fica a 200 quilômetros de Vitória da Conquista, onde está internado desde outubro. De acordo com os familiares, os primeiros indícios da doença pareceram com problemas de locomoção. “Ele começou a perder o movimento das perninhas, começou a passar mal e depois parou de conversar”, contou o pai da criança, Edson Borborema. Ao chegar no HGVC, Lorenzo Gael passou por exames e recebeu o diagnóstico: um glioma difuso, tumor localizado na parte do tronco cerebral.

Esta parte do cérebro é responsável por muitas das funções vitais do corpo humano, como os batimentos cardíacos, respiração e equilíbrio. Desde o dia 10 de novembro, o hospital onde a criança permanece internada tem solicitado a transferência do menino. A família também acionou a Justiça e, no dia 17 de novembro, conseguiu a decisão pela transferência de Lorenzo para uma UTI Pediátrica com suporte oncológico. Mesmo assim, até agora, a transferência não foi feita. Lorenzo segue entubado com traqueostomia.


Os comentários estão fechados.