Ilê Axé ABC Alaketu | Vitória da Conquista tem o tombamento do seu primeiro Terreiro de Candomblé

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O primeiro Terreiro de Candomblé tombado em Vitória da Conquista mostra a luta contra o preconceito, discriminação e intolerância. O Terreiro de Candomblé Lojereci Nação Ijesha foi tombado no último dia 20 de janeiro através do Decreto Municipal assinado pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade.

O reconhecimento do Ilê Axé ABC Alaketu fundado há 39 anos, além de mostrar uma forma de valorização às Religiões de Matrizes Africanas, consiste em um importante mecanismo de combate ao preconceito, discriminação e a intolerância, além da preservação do patrimônio.

Nessa reportagem que foi ao ar no UESB Notícias, programa da TV UESB, o Pai Jorge fala sobre a importância desse novo momento do seu Ilê Axé ABC Alaketu, cujo projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura através dos consideráveis apoios dos professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Itamar Pereira de Aguiar, e Antonieta Miguel.

As imagens dessa reportagem foram registradas pelo BLOG DO ANDERSON durante um bate-papo com o Pai Jorge na tarde da quinta-feira (3). Candomblé é uma Religião Afro-Brasileira em que se pratica o culto de divindades de origem africana chamadas Orixás. Os rituais do Candomblé são realizados em locais de culto denominados Terreiros, liderados por um Pai ou Mãe de Santo.


Os comentários estão fechados.