Comoção na Cidade | amigs e familiares se despedem de Ubirajada Brito em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Está sendo velado no Plenário Vereadora Carmem Lúcia, que fica no prédio da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o corpo de Ubirajara Pereira de Brito. Aos 88 anos, Bira Brito faleceu no Hospital SAMUR. Chamado de Bira por amigos e admiradores, o cientista nasceu em Tremedal, veio para Vitória da Conquista estudar e ganhou o mundo.

Em sua vasta trajetória, o cientista, pesquisador, engenheiro civil, jornalista e conferencista, já foi ministro da Educação e da Ciência e Tecnologia e fez parte do seleto grupo de cientistas que analisaram amostras de rochas lunares, coletadas pela missão Apolo. Reconhecido no Brasil e no exterior, ganhou medalhas e teve destaque com diversas publicações científicas. Doutor em Ciências Físicas pela Faculdade de Ciências de Orsay da Universidade de Paris, atuou como professor de Geonuclear na mesma faculdade francesa e foi pesquisador titular do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), maior órgão público de pesquisa científica da França.

Era ex-membro do Comitê de Ciência e Tecnologia da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Comissão Consultiva de Desenvolvimento Nuclear da Presidência da República, na década de 1980, e pertenceu ao Conselho Editorial da Revista Nosso Caminho, dirigida por Oscar Niemeyer. Ao meio dia da quinta-feira (20) os restos mortais serão levados para crematório em Alagoinhas.


Os comentários estão fechados.