Márcio Higino | análise sobre o Momento Eleitoral

Foto: BLOG DO ANDERSON

Márcio Higino Melo | Administrador e Analista Político

Segundo o Glossário Eleitoral Brasileiro, pesquisa eleitoral é a indagação feita ao eleitor, em determinado momento, sobre a sua opção a respeito dos candidatos que concorrem em uma eleição. Esse é um importante conceito, que sinaliza a preferência da opinião pública nos meses que antecedem uma eleição. Entidades e empresas que realizam pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou a candidatos são obrigadas a registrar cada uma delas na Justiça Eleitoral, até 5 dias antes da divulgação, conforme estabelecido no artigo 33 da Lei das Eleições (Lei 9.504/97). Necessário esclarecer que as escolhas metodológicas adotadas por cada instituto de pesquisa tem reflexos diretos na prévia eleitoral divulgada. Confira a opinião de Márcio Higino.

Na confluência do quanto exposto, chamou-me atenção o percentual alcançado pelo candidato Jerônimo Rodrigues, do PT, na pesquisa do Instituto Datafolha, para o governo da Bahia, divulgada na quarta-feira (24), encomendada pelo Grupo Metrópoles. Revela aquele levantamento que o candidato ACMNeto, do partido União Brasil, lidera a disputa pelo primeiro turno com 54% das intenções de votos(já esteve com 61% em levantamento anterior), seguido pelo candidato do PT Jerônimo Rodrigues com 16% das intenções de votos, seguido por João Roma, candidato do PL, com 8%.

Ao examinar-se os números apresentados por aquela pesquisa, destaque -se que o candidato Jerônimo Rodrigues era um quadro do PT ainda pouco conhecido, e, por essa razão, os 16% alcançados demonstraram a competência e a eficácia com que trabalharam o candidato Jerônimo Rodrigues e sua coordenação de campanha, no período considerado como pré-campanha, percorrendo os quatro cantos da Bahia discutido os eixos estratégicos do seu programa de governo, tornando-o mais popular junto ao eleitorado, e com efetivas possibilidades de ir ao segundo turno das eleicões.

Isso é muito significativo em pesquisa eleitoral, considerando-se que, oficialmente, a campanha iniciou-se em 16 de agosto, e no rádio e na televisão a partir dess sexta-feira (26).

Revele-se, porquanto oportuno, que o fator Lula, que lidera todas as pesquisas de opinião de todos os institutos de pesquisas, influenciará de modo concreto e forte a escolha por Jerônimo Rodrigues, conforme demonstra essa mesma pesquisa Datafolha, tanto quanto a aprovação do governo Rui Costa, fazendo-nos crer que a competição pelo governo da Bahia ainda revelará novas situações.

Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do BLOG DO ANDERSON.


Os comentários estão fechados.