Pyerre Fernandes | a democracia não é responsabilidade só do presidente, mas de todos nós

Foto: BLOG DO ANDERSON

Pyerre Ramos Fernandes | professor

Professor do Professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Pyerre Ramos Fernandes é um defensor da Educação Pública e da Democracia Brasileira. No início da noite da segunda-feira (9) Pyerre passou pela Praça 9 de Novembro, em Vitória da Conquista, onde acontecia um ato em defesa democrática, evento que acontece após os ataques aos Três Poderes em Brasília. Em um breve comentário ao BLOG DO ANDERSON.

Amigo, penso que diante dos ataques vis e covardes que nossa democracia vem sofrendo por parte de um bando de desordeiros inconformados é necessário que os movimentos sociais, as entidades, associações da sociedade civil, centrais populares e o povo todo que acredita num Brasil melhor, se mantenha em estado de alerta e firme na luta. A democracia não é responsabilidade só do presidente, mas de todos nós. Esses movimentos atentam contra a ordem pública, contra o estado democrático, visando unicamente a tomada de poder pela instalação do caos. É momento de as autoridades serem firmes e de somar forças com os atores sociais que defendem a ordem e o direito conforme estabelecido na constituição. Leia na íntegra.

 

Crises como essas tem se instalado em diversas partes do mundo, capitaneadas por lideranças extremistas e financiadas por empresários que experimentam constantes privilégios e sentem os seus tais privilégios ameaçados por governos que tem como proposta um desenvolvimento social mais equânime. Esse é o cenário do Brasil atual. Pessoas com poder e influência, usam de outras como massa de manobra e assim acontecimentos catastróficos como a invasão dos palácios da república no último domingo se tornam possíveis. Não dá pra recuar diante desse tipo de ataque que não é apenas a um governo específico, mas a toda a nossa estrutura política. Dessa forma a vigilância de todos os setores da sociedade é não só necessária como deve estar na ordem do momento para garantir que essas hordas sejam contidas e que a paz social seja estabelecida no país. Parte importante do processo democrático é a sucessão legítima do poder, a livre eleição das lideranças pelo voto direto e a oposição de forças no âmbito das discussões. Imagine você, se a cada eleição os derrotados resolvessem agir para tomar o poder pela força? O que viraria? Penso também que os ânimos devem se acalmar no decorrer do tempo e que as coisas aos poucos vão voltando à normalidade, mas até lá, aqueles que acreditam e defendem a democracia devem se manter em estado constante de vigilância; serenos, porém, em alerta!

 

Lotado no campus da IFBA em Brumado, Pyerre Ramos Fernandes é doutorando na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

 

Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do BLOG DO ANDERSON


Os comentários estão fechados.