Saúde Imunizada | começou a Campanha de Vacinação contra Influenza em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

“É tanto disse me disse que a vacina da gripe não pode, porque a pessoa fica pior com a gripe. É tudo blá blá blá! Vacina é importante, sim, e eu tomei também o reforço da Covid-19. Onde tiver vacina, é para o meu bem, eu vou. Vacinei e aconselho que todo mundo venha vacinar”, defendeu Dalvani Amorim, de 63 anos, que aproveitou logo o primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Influenza para se vacinar no ponto montado no Centro Cultural Glauber Rocha, na manhã desta segunda-feira (18). Aproveitando o fluxo de pacientes no local e ofertando também a vacinação. Como foi o caso de Antônio Carlos de Oliveira, 70 anos, que viu a movimentação e atualizou seu cartão vacinal.

“Estou me prevenindo das doenças contagiosas, principalmente nessa época de chuvas, de gripes constantes. Então se prevenir é importante, principalmente para nós crianças de 70 anos”, disse seu Antônio. As salas de vacina das unidades de saúde também estão vacinando a população até o dia 31 de maio [exceto USF Nova Cidade, João Melo, Solange Hortélio e Morada dos Pássaros]. “Queremos alcançar a meta de 90% da cobertura vacinal, de 119.748 pessoas dos públicos-alvo, até o fim da campanha, que foi antecipada justamente para proteger esses grupos vulneráveis com a chegada do inverno, quando aumenta a circulação dos vírus respiratórios”, explicou a coordenadora de Imunização, Mariana Fernandes.  Os grupos-alvo para vacinação durante a campanha são:

crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas, professores dos ensinos básico e superior, povos indígenas; pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade. A equipe de Imunização também iniciou a vacinação dos idosos e cuidadores nas Instituições Longa Permanência. Na semana passada, uma ação foi feita no Abrigo Nosso Lar e os idosos do Abrigo Lar da Terceira Idade, Pró Vida, Nossa Casa Terceira Idade e Casa Maria Mãe dos Pobres, serão imunizados.

A influenza é uma infecção respiratória aguda causada pelos tipos A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis pelas epidemias sazonais. Por isso, a vacina é atualizada anualmente. Portanto, quem se vacinou no ano passado também deve garantir a imunização neste ano para se proteger das variantes e subvariantes atuais. Para se vacinar, é necessário apresentar o documento com CPF, pois, neste ano, a vacinação passa a ser nominal, o que vai demandar um pouco mais de tempo para o lançamento das informações do sistema nacional de imunização. Além disso, é preciso ter em mãos o cartão de vacina e a comprovação da condição de saúde ou vínculo trabalhista, para categorias profissionais.


Os comentários estão fechados.