
No sábado (26), o Loteamento Vila do Marquês, em Vitória da Conquista, amanheceu mais colorido. A transformação ocorreu por meio do projeto “Conquista Mais Verde”, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), que promoveu o plantio de 120 mudas de árvores nativas na Praça da Quadra. A iniciativa integra mais uma fase do programa, lançado em fevereiro, com o propósito de arborizar toda a cidade, contribuindo para o equilíbrio térmico diante dos efeitos das mudanças climáticas e das ondas de calor cada vez mais frequentes. As espécies cultivadas, entre elas Acácia, Jatobá, Aroeira, Cinamomo, Oiti, Angelim e Paineira, resultam de avaliação técnica da equipe da Semma, que considerou as características do solo e a capacidade de adaptação das plantas ao ambiente.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Ana Cláudia Oliveira Passos, ressaltou a relevância da arborização urbana. “As mudanças climáticas trazem diversos impactos para a população, e áreas arborizadas conseguem reduzi-los e promover qualidade de vida para a população. As árvores ainda colaboram na filtragem da poluição e na regulação da umidade do ar”. Ana Cláudia também enfatizou a colaboração dos moradores para o êxito da ação. “É muito importante que os moradores sejam parceiros do governo municipal para garantir que a ação tenha 100% de sucesso e que essas mudas se tornem árvores.
A comunidade pode ajudar na manutenção, regando as plantas, evitando lixo nas áreas públicas e claro, fiscalizando” afirmou. O presidente da Associação de Moradores do Loteamento Vila do Marquês, Jefferson Moura, comemorou a realização do trabalho e destacou a importância do envolvimento coletivo. “Essa era uma demanda do bairro, nós fizemos a solicitação para a secretaria e fomos atendidos. É muito importante cuidar do meio ambiente para garantir o bem-estar das pessoas. Vamos estar juntos, Prefeitura e comunidade. Nossa praça precisava disso” finalizou Jefferson. Além do “Conquista Mais Verde”, o Governo Municipal de Vitória da Conquista executa o Plano Nacional de Arborização Urbana (PLANAU) e está em fase de elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana, iniciativas que se alinham aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).