
Na manhã deste domingo (3), manifestantes se reuniram na Avenida Brumado, Zona Oeste de Vitória da Conquista, atendendo à convocação de lideranças de direita e apoiadores do ex-presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal. O ato teve como foco principal pedidos de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e do presidente da República Brasileira Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores.
A mobilização ocorre na esteira das recentes decisões de Alexandre de Moraes, que determinou uma série de medidas cautelares contra o ex-presidente, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno e retenção do passaporte.
As imposições fazem parte de uma investigação que apura a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, acusado de tentar influenciar o governo dos Estados Unidos contra o Governo Brasileiro e o STF. Durante o protesto, faixas e cartazes exibiam frases como “Anistia já”, “Liberdade para os presos políticos do 8 de janeiro” e “Eleição sem Bolsonaro é golpe”. O ato reuniu apoiadores de diferentes faixas etárias, reafirmando a mobilização de parte da comunidade em torno do ex-mandatário, em meio às investigações conduzidas pelo Supremo.