Padroeira da Cidade | milhares de fiéis celebram Nossa Senhora das Vitórias na Joia do Sertão Baiano

Fotos: SECOM | PMVC

Milhares de católicos se reuniram no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, nesta sexta-feira (15), para celebrar Nossa Senhora das Vitórias, padroeira da cidade. A Festa deste ano teve como tema “Com Maria, Mãe da Esperança, Conhecer Jesus verdadeiro Deus verdadeiro homem!”.  A missa solene contou com a presença da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do deputado estadual Jean Fabrício Falcão e de diversas personalidades políticas e religiosas. Esta é a primeira edição desde que o evento religioso foi reconhecido, em junho, como Patrimônio Cultural e Imaterial de Vitória da Conquista, reforçando sua relevância histórica e espiritual para a comunidade.  “Hoje, toda a comunidade católica está muito alegre, pois é a primeira celebração depois que a festa de Nossa Senhora das Vitórias se tornou patrimônio cultural de Vitória da Conquista. É uma tarde de muita alegria, celebrando a nossa padroeira, pedindo a ela proteção e também agradecendo por tudo que ela tem feito por nós e pela nossa cidade. Viva Nossa Senhora das Vitórias!”, afirmou a prefeita Sheila Lemos.

A celebração marcou a primeira festa da padroeira conduzida pelo arcebispo Dom Vitor Agnaldo de Menezes, que presidiu a missa ao lado do arcebispo emérito Dom Luís Gonzaga Pepeu. “É um momento, sem dúvidas, ímpar para toda a Arquidiocese e para a cidade. A festa de Nossa Senhora das Vitórias acontece há mais de cem anos e se tornou tradição. É emocionante ver a comunidade católica preservando essa celebração até hoje”, destacou Dom Vitor. A presidente da ala feminina da comissão organizadora, Dalcineia Pereira, enalteceu a união da sociedade. “É um momento de muita alegria e graça, celebrar os 120 anos da festa que agora é Patrimônio Cultural da cidade. Agradeço ao povo de Vitória da Conquista, ao Executivo e ao Legislativo pelo apoio e parceria nesse ano de preparação”, declarou. O vereador Luís Carlos Dudé, autor da lei que reconheceu a festa como patrimônio imaterial, ressaltou a dimensão do evento.


“O retrato disso tudo é o que vemos aqui hoje, cerca de 10 mil pessoas reunidas no Parque de Exposições. O povo de Vitória da Conquista é de muita fé e devoção à Nossa Senhora das Vitórias.”, disse. Entre os fiéis, a devoção se revelou em histórias pessoais. Gizele Vieira, que acompanha a festa desde a infância, comentou. “É uma tradição que carrego desde pequenininha. Todo ano venho com muita fé celebrar esse dia tão importante”, afirmou. Monize Novaes celebrou a acolhida. “Nossa Senhora das Vitórias é um símbolo de resistência, devoção e amor. Estou aqui representando a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e me sinto honrada em participar desse dia maravilhoso. Salve Maria!”, declarou. Após a missa, os fiéis seguiram em procissão até a Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias. O andor da imagem da Padroeira, inspirado na Catedral das Flores, um dos pontos turísticos da cidade, emocionou a multidão.

Deixar uma Resposta