
Na tarde desta sexta-feira (22), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista sediou uma audiência pública promovida pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados para discutir a malha aérea nacional e os voos regionais. O encontro reuniu autoridades políticas, representantes de entidades e da sociedade civil. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, destacou os prejuízos para o desenvolvimento econômico e social da região diante da baixa oferta de voos e dos altos preços das passagens. Ela reforçou que a melhoria da malha aérea é essencial não apenas para o turismo, mas também para atrair empresas e gerar empregos em toda o Centro Sul Baiano e Norte de Minas Gerais.
Presidente da audiência, o deputado federal Leonardo Silva Prates, mais conhecido como Leo Prates (PDT-BA) classificou o Aeroporto Glauber Rocha como moderno, porém subutilizado, e defendeu maior integração para fortalecer o turismo e a economia local.
Também participaram da mesa o secretário da Casa Civil, Ivanildo da Silva, o vereador Edivaldo Ferreira, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Vitória da Conquista, Gutemberg Macêdo Júnior, além de empresários e lideranças comunitárias. Durante o debate, foram apresentados dados que mostram a desvantagem de Vitória da Conquista em relação a outras cidades de porte semelhante, como Petrolina, em Pernambuco, e Maringá, no Paraná, que contam com maior número de voos e passagens mais baratas. Ao final, Leo Prates sugeriu a criação de uma comissão para representar a Joia do Sertão Baiano junto ao Governo Federal e cobrar soluções para ampliar a malha aérea.