
A 3ª edição da Feira Literária de Vitória da Conquista (FliConquista) teve início nesta quarta-feira (24) e segue até domingo (28), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. A programação gratuita reúne grandes nomes da literatura, da música e do cinema. A solenidade de abertura contou com a presença dos deputados Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) e José Raimundo Fontes (PT), como também da curadora Ester Maria de Figueiredo Souza . Em seguida, ocorreu o espetáculo Tão do Ser Mar da Rocha: Espetáculo glauberiano, apresentado por Ava Rocha, filha do cineasta Glauber Rocha, ao lado do pianista Chicão Montorfano. A performance mergulha na obra e no pensamento do ícone do Cinema Brasileiro.
Entre os destaques da programação literária está o escritor Itamar Vieira Junior, autor de Torto Arado, vencedor dos prêmios Jabuti, Oceanos e Leya. O autor lança seu novo romance, Chupim, e participa de mesas e encontros com o público. Também participa a escritora Luciany Aparecida, autora de Mata Doce. A obra recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura e foi confirmada como leitura obrigatória no vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Na música, a feira oferece dois shows de projeção nacional. Larissa Luz, indicada ao Grammy Latino e reconhecida por sua atuação no musical Elza, apresenta nesta quinta-feira (25), às 21 horas, o espetáculo intimista Canta e Conta a Solidão, ao lado de Jad Ventura. Na sexta-feira (26), também às 21 horas, Chico César sobe à Concha Acústica do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima em show que promete lotar o espaço.
A sétima arte ocupa lugar de destaque com a exibição de filmes inspirados em obras literárias ou que dialogam com o universo da palavra escrita. Estão na programação: Alice dos Anjos, de Daniel Leite (quinta, 13 horas), exigida no vestibular da UESB. O Livro dos Prazeres, de Marcela Lordy (sexta, 13 horas). Capitães de Areia, de Cecília Amado e Guy Gonçalves (sábado, 13 horas). Arca de Noé, de Sérgio Machado e Alois Di Leo (domingo, 15 horas).
Outro eixo central da FliConquista é a participação de centenas de estudantes da rede estadual. Eles apresentam produções artísticas e culturais vinculadas a projetos estruturantes da Secretaria de Educação da Bahia. Entre os projetos estão Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Produção de Vídeos Estudantis (PROVE) e Tempos de Arte Literária (TAL). O público pode acompanhar exposições, recitais, exibições audiovisuais e lançamentos de livros produzidos por alunos de 24 municípios do NTE 20.
Para as crianças, a FliConquistinha Tenda das Infâncias oferece espetáculos, contações de histórias e lançamentos de livros infantis. A programação é voltada para a formação de novos leitores. O encerramento no domingo (28) terá concerto da Orquestra ARCOS e da Camerata Neojiba, sob regência do maestro conquistense João Omar. A terceira edição da FliConquista integra o Programa Bahia Literária e a Rede de Feiras e Festas Literárias do Estado da Bahia. Conta com apoio do Governo da Bahia por meio da Secretaria da Educação (SEC) e da Secretaria de Cultura (SECULT), via Fundação Pedro Calmon, além do Governo Federal por intermédio de emendas parlamentares.