
Vitória da Conquista sediou o projeto “Um dia que inspira o futuro”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) que visa motivar jovens do sexo feminino, com idade entre 12 a 18 anos, a ambicionar posições de liderança. Nesta quarta-feira, (8), a jovem Danyellen Silva, de 15 anos e integrante do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), acompanhou a agenda da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade no Paço Municipal da Praça Joaquim Correia. A adolescente, residente do bairro Primavera, conheceu setores estratégicos e reuniu-se com a ouvidora geral do Município, Thaisy Freire Gusmão, que apresentou o novo sistema da Ouvidoria, setor que serve de elo entre a Prefeitura e a comunidade.
Danyellen também visitou o gabinete do vice-prefeito e o Memorial Murilo Mármore, sendo acompanhada pela assessora especial Daniele Silva Garcia. Ao final do encontro, Danyellen saiu muito motivada e comentou sua experiência, destacando a humanização do poder. “Com essa oportunidade, podemos ver que elas são pessoas, não é só um ‘alguém’ que está lá cuidando da gente, o que é muito importante também. A gente se inspira, aprende como elas chegaram naquele lugar, porque, tentando maneiras de alcançá-las, nos tornamos como elas. Não temos tantas mulheres no poder, ainda, como a nossa prefeita que é a primeira prefeita da cidade. É uma grande inspiração para a gente. Não só ela, mas também outras mulheres da Saúde, Educação, Comunicação, todas elas aqui são nossas inspirações”, disse.
A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade reforçou a importância da iniciativa, mencionando o impacto de ter apenas uma foto feminina na galeria de ex-prefeitos: “A gente entra para mudar a história e incentivar outras mulheres a participarem… A partir delas, que todas possam trabalhar pelo coletivo e conseguir entender que, quando defendemos o coletivo, também estamos defendendo as nossas pautas pessoais. Isso é de suma importância”. A mobilizadora do NUCA, Laís Senna, explicou que a ação é um grande presente, pois permite que as adolescentes adquiram informações diretamente de mulheres que estão onde elas almejam chegar no futuro.